como criar uma proposta de valor na empresa

Como criar uma proposta de valor na empresa?

12 Setembro 2022

Fabiana Galetol, diretora de Pessoas da Pluxee, fala sobre a importância da proposta de valor para o colaborador e conta como Pluxee desenvolveu a sua

A marca corporativa pode ser a principal maneira pela qual nossa empresa se apresenta no mercado, mas não é a única. Igualmente importante é o conceito de marca empregadora.

Trata-se da nossa reputação como lugar para se trabalhar, estabelecida a partir das percepções daqueles que já fazem parte do time (o que dizem, pensam e sentem a nosso respeito), bem como da promessa que fazemos para aqueles que podem vir a se juntar a nós (o que oferecemos em troca de suas habilidades e comprometimento).

Uma marca empregadora forte nos ajuda internamente a aumentar o envolvimento dos colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados, seja quais forem suas funções. Externamente, nos ajuda a sermos reconhecidos como uma organização admirada e desejada, para que, assim, possamos atrair os melhores talentos.

Nesse aspecto, uma das ferramentas mais úteis é o EVP, sigla em inglês para “employee value proposition” — nada mais do que a proposta de valor para o colaborador, construída com base nos atributos que desejamos comunicar como marca empregadora.

Com um EVP claro e bem definido, passamos a ter um sistema que se retroalimenta: a proposta de valor nos permite conquistar e reter os profissionais que apresentam os comportamentos necessários para fazer parte da nossa organização (e, ao mesmo tempo, identificar os candidatos que não se encaixam); esses comportamentos possibilitam que a organização cumpra sua missão; e a missão orienta os valores que, por sua vez, ajudam a definir a proposta de valor.

Como se dá a jornada de definição de qualquer EVP?

Ela precisa começar de dentro para fora. No caso da Pluxee, trabalhamos com uma pesquisa interna para entender como nossos objetivos de negócios se conectam à percepção dos colaboradores e à sua experiência de emprego.

Assim, realizamos entrevistas com pessoas de diferentes níveis hierárquicos, discutindo uma série de atributos — valores, empoderamento, suporte, desenvolvimento, progressão, inovação, status, performance — para verificar quais são mais fortes.

Tanto junto à liderança quanto junto aos colaboradores, os mais destacados foram os relacionados a suporte, desenvolvimento, progressão e valores. Na Pluxee, criamos um ambiente acolhedor, que reconhece a contribuição de cada um; disponibilizamos ferramentas de treinamento e encorajamos as pessoas a se destacarem; oferecemos oportunidades de evolução na carreira, inclusive internacionalmente; por fim, somos uma equipe diversificada e com um propósito nobre: promover qualidade de vida.

Esses, portanto, são os atributos que compõem a base de quem somos como organização, que nos diferenciam e nos tornam únicos. São, também, fundamentais para manter nosso público interno engajado e conectado com o negócio, bem como para atrair o público externo que esteja alinhado com nossas aspirações. Ou seja, são os pilares da proposta de valor para o colaborador da Pluxee: impactar, inspirar e crescer.

Os pilares ajudam a responder uma questão: por que alguém vem trabalhar conosco? Porque causamos impacto positivo na vida de milhões de pessoas todos os dias — e aqui você também causa impacto na sua própria carreira. Porque nossos valores se alinham com nosso propósito maior, nobre — por isso, todo trabalho que fazemos é inspirador.  Porque estamos comprometidos em garantir que os colaboradores atinjam seu potencial máximo — assim, você cresce, e a empresa cresce junto.

Tudo isso é amarrado no grande mote do nosso EVP: seja a diferença na qualidade de vida das pessoas.

Não foi surpresa o resultado dessa pesquisa — afinal, isso é quem somos, é a nossa identidade. Então, por que a Pluxee decidiu fazer esse trabalho agora? Porque acreditamos que, institucionalmente, nunca promovemos de forma contundente nossa marca empregadora. Sempre fomos um tanto discretos nesse sentido.

Em grande medida, essa divulgação era feita pelos próprios colaboradores. Eu, por exemplo, antes de vir para cá, sabia da solidez da Pluxee (ou seja, conhecia sua marca corporativa). Mas apenas soube o que era trabalhar aqui depois que outras pessoas me falaram a respeito, com brilho nos olhos.

Daqui para frente, com nosso EVP, vamos desenvolver o conceito criativo em torno do grande mote e dos três pilares da proposta de valor. Assim, poderemos contar nossa história de forma estruturada, por meio de peças, eventos, enfim, de toda a estratégia de comunicação. E claro que nossos colaboradores continuarão sendo nossos divulgadores — agora, seguindo o mesmo conceito e adotando o tom de voz da empresa.

Eis a chave de um EVP: não é algo que criamos ou construímos. É algo que reconhecemos e do qual nos apropriamos na identidade da empresa. Um movimento de dentro para fora. Com uma proposta de valor clara, garantimos a atração e a retenção dos talentos certos e, ao mesmo tempo, o cumprimento da nossa missão. Isso é valiosíssimo não somente para o RH, mas para toda a organização.