Cartaz de supermercado funciona? A resposta é sim!
2 Setembro 2022
Confira dicas para atrair a atenção dos clientes do seu supermercado usando cartazes
Uma dúvida muito comum entre donos de mercados é como atrair a atenção dos clientes de maneira visual. Pensando nisso, este texto mostra por que investir na divulgação de cartazes nos supermercados e mercearias, um meio de publicidade que apresenta informações visualmente e retém o olhar do consumidor para ofertas e produtos competitivos no ponto de vendas.
Além disso, os cartazes engajam os clientes com um conteúdo relevante, otimizando a relação entre a marca e o consumidor por meio de um layout simpático. Quer saber como investir nessa estratégia e ter sucesso no seu estabelecimento? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
O que são estratégias para atrair atenção dos clientes?
Antes de tudo, é importante compreender que as estratégias para despertar o olhar dos clientes e direcioná-los a um conteúdo promocional se relacionam ao marketing de atenção. Essa área planeja, define e executa ações comerciais retendo a atenção do consumidor e intensificando a relação da marca com o público-alvo.
Por que investir em estratégias de atração dos clientes no supermercado?
Existem várias estratégias para atrair a atenção dos clientes aos produtos do supermercado. Pode ser a criação de um clube de vantagens, a alteração dos itens nas gôndolas, o desenvolvimento da relação com o cliente, a precificação dos produtos e a expansão dos canais de distribuição do estabelecimento, por exemplo.
Além disso, uma das formas de aumentar as vendas no supermercado é impulsionar o marketing com a definição de cartazes simpáticos e chamativos sobre os produtos e as atividades comercializadas.
Em todo caso, a gestão deve focar a qualidade da ação promocional. Para isso, precisa fazer o planejamento e monitorar os resultados em relação à colocação de cartazes em pontos estratégicos do supermercado.
Por que cartazes são ótima estratégia para atrair a atenção dos clientes?
Você deve estar se perguntando: por que investir justamente em cartazes para atrair a atenção dos clientes? O motivo é que esse meio de propaganda transmite informações, como ofertas e promoções de maneira simples e impactante para o seu público.
Os cartazes são uma ótima maneira de captar a atenção dos seus clientes enquanto eles estão ali fazendo suas compras, uma boa promoção com um cartaz chamativo pode fazer com que o seu cliente opte por uma marca ao invés da outra, leve mais produtos, perceba que aquele é o melhor preço ou tem o melhor custo-benefício. Além de ser uma estratégia geralmente muito econômica para os supermercados, ela impacta o consumidor e melhora a competitividade da sua marca na comparação com a concorrência.
Dedicar um tempo para melhorar os pontos de venda de produtos estratégicos para o seu estabelecimento pode ser uma excelente escolha, com bom retorno financeiro.
Como usar os cartazes para atrair a atenção dos clientes?
Até aqui, você sabe por que cartazes são uma ótima ação para atrair clientes à sua marca. Mas a dúvida que fica é como utilizar essa estratégia e aumentar as vendas do seu estabelecimento, certo? Listamos as principais dicas. Confira!
1. Defina o público-alvo
O primeiro passo para ter sucesso com a estratégia de cartazes no seu estabelecimento é definir o público-alvo desse meio de publicidade. Por isso, antes de detalhar os aspectos textuais e estéticos da peça de divulgação, é preciso se planejar para entregar a mensagem adequada aos clientes.
Além do público-alvo, você deve analisar alguns pontos norteadores que estruturam o projeto, potencializando as chances de o material atingir o resultado esperado, por exemplo:
- Quais são os objetivos da ação?
- O que será promovido pelos cartazes?
- O que será destaque e o que não será destacado nas peças?
Respondendo a essas questões você deve conseguir mais relevância para a mensagem, ajustando o objetivo do marketing aos desejos e hábitos de consumo do público.
2. Faça uma boa combinação de cores
A escolha das cores é um dos principais cuidados que um profissional deve ter ao planejar uma ação promocional visual. Não seria diferente com o cartaz de divulgação, cujas cores são um elemento fundamental para reter a atenção dos clientes.
Portanto, para não errar na escolha das cores e comprometer o sucesso da estratégia, é importante realizar um estudo. É preciso compreender quais cores se adaptam melhor à mensagem que o seu estabelecimento deseja transmitir às pessoas.
Ao mesmo tempo, você deve ficar de olho na combinação de cores utilizadas nos cartazes, pois a depender do projeto, escolher um ou dois tons complementares pode ser o mais adequado para impactar positivamente o seu público-alvo.
3. Posicione os cartazes em lugares estratégicos
O sucesso da estratégia de atração e de retenção dos clientes tem a ver com a localização em que essas ações são executadas. No caso dos cartazes de divulgação, você deve redobrar o cuidado, mapeando os melhores locais onde eles serão expostos.
Uma dica é divulgar as peças em pontos estratégicos, a exemplo de fachadas e corredores com bastante circulação no estabelecimento. Lembre-se, ainda, de que o consumidor precisa visualizar bem a mensagem, e evite colocar os cartazes em pontos muito altos, que dificultem a leitura e a compreensão da informação veiculada no material.
4. Seja criativo na medida certa
Outra dica que ajuda a criar cartazes de divulgação é não exagerar na quantidade de informações veiculadas. O melhor é propor materiais diferenciados e criativos na medida certa, já que excesso de cores, imagens e textos pode cansar a leitura, prejudicando a ação de marketing no seu supermercado ou mercearia.
Sendo assim, redobre os cuidados para transmitir apenas a mensagem que deseja passar ao consumidor, seja claro e objetivo para evitar o excesso de informações. Em todo caso tenha em mente que em se tratando de marketing de atenção menos é mais!
5. Defina a diagramação
A diagramação é outro ponto crucial para o sucesso do seu cartaz de divulgação. O ideal é criar um layout harmônico e impactante, que consiga transmitir a informação, retendo a atenção e, possivelmente, contribuindo para a fidelização dos clientes.
6. Mantenha o padrão da ação
A identidade visual também ajuda a transmitir uma mensagem adequada para o seu público, motivo pelo qual é essencial manter o padrão das campanhas publicitárias no seu estabelecimento. Então, ainda que o estabelecimento não tenha um guia de estilo para a marca e um planejamento de marca, por exemplo, a equipe deve padronizar os materiais.
7. Dê uma atenção especial às imagens
É comum que os supermercados deem preferência a cartazes com imagens chamativas e, muitas vezes, as peças têm mais ilustrações do que textos. Então, pensando no objetivo da campanha, avalie se uma figura ou composição visual consegue passar melhor a informação ao cliente e, se possível, associe essa estética a um bom texto publicitário que desperte a vontade do cliente em adquirir aquele produto.
Neste artigo, você viu quais são as melhores dicas de como atrair a atenção dos clientes utilizando os cartazes para alimentos em supermercados e mercearias. A estratégia, associada ao marketing de atenção, é indicada para mercadinhos, mercearias, padarias e estabelecimentos do tipo, serve para engajar o público e otimizar o número de vendas com um layout simpático e uma localização de boa visibilidade na loja.
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