Como reduzir os custos do supermercado
20 Setembro 2022
Conseguir gerar economia na administração de um supermercado pode refletir em preços mais competitivos, mais clientes e mais vendas. Veja no artigo!
O planejamento para redução de custos é uma estratégia utilizada por muitos estabelecimentos para promover o melhor aproveitamento dos seus recursos. Para tanto, é preciso fazer um levantamento completo das despesas do supermercado, classificar essas saídas e analisar sua real relevância para a administração da empresa. Como geralmente é possível enxugar um pouco essa conta, muitos gestores querem saber como reduzir custos.
Se você também quer descobrir como reduzir custos ou fazer uma gestão de custos eficiente, seja para levar preços mais competitivos aos seus clientes, seja para ampliar a lucratividade do seu negócio, fique de olho nas dicas que trouxemos. Aproveite a leitura!
Quais são os custos mais comuns dos supermercados?
Um supermercado conta com diversos custos envolvidos na sua operacionalização. É importante fazer uma boa gestão de custos para garantir a sobrevivência do seu negócio. Os principais deles dizem respeito à manutenção dos estoques, como a compra de mercadoria e o valor de logística para que esses produtos cheguem à loja.
Além disso, existem custos relacionados à mão de obra, ao treinamento de colaboradores, à contratação e ao desligamento de pessoal, entre outros. Também é preciso considerar a manutenção da infraestrutura de um supermercado, incluindo aluguel, água, luz, limpeza e compra de equipamentos.
Por fim, entram nessa conta os impostos devidos ao governo, os serviços de terceiros (contadores, advogados, TI), as perdas, os desperdícios de produtos e os investimentos feitos em melhorias.
Por que é importante buscar meios de reduzir essa conta?
São muitas despesas e elas acabam influenciando diretamente os preços exercidos para o consumidor. Por isso, quanto menores os custos de operacionalização, maior a margem para que o supermercadista oscile entre uma lucratividade maior para o negócio e promoções mais competitivas para atrair público.
Além de reduzir custos, manter os gastos controlados também é uma forma de chamar a atenção de novos investidores, que podem se interessar pelo retorno financeiro obtido com o supermercado. Além disso, as medidas de controle fazem sobrar recursos para investir em tecnologia, modernização e diferenciação do seu estabelecimento.
Como ter uma gestão financeira eficiente no seu supermercado?
Está na hora de entender como reduzir custos a partir de uma boa gestão financeira, transformando os resultados e promovendo melhorias importantes no negócio. Veja só!
1. Planeje suas metas
Para uma eficiente gestão de custos, é essencial montar um planejamento que envolva economizar na empresa. Assim, além do foco em reduzir custos, você tem a oportunidade de desenvolver estratégias para essa finalidade e recompensar seu time pelos esforços feitos nesse sentido.
O ideal é estabelecer metas alcançáveis de redução de custos no supermercado, seja por departamento, seja pela loja inteira. Além disso, conscientize seus colaboradores sobre a importância de evitar desperdícios e outras atividades que podem resultar em perdas e os recompense com bonificações pelos resultados positivos.
2. Mapeie seus processos
Quer mais dicas para economizar? Já parou para pensar que talvez os seus processos estejam aumentando os custos operacionais? Investir em um caixa de autoatendimento, por exemplo, pode dispensar a necessidade de mais um funcionário e tornar as filas mais fluidas nos atendimentos convencionais.
Também considere automatizar outras operações para reduzir custos envolvendo o RH e o departamento pessoal, bem como a gestão de estoque e de fornecedores, por exemplo. Enfim, o caminho é mapear seus processos para ver o que pode ser melhorado em cada um.
3. Implante um controle de qualidade
Aqui vai mais uma dica para seu supermercado: o controle de qualidade dos itens que você vende no seu mercado — e, em especial, dos processos que são incorporados à rotina dos colaboradores — pode reduzir bastante os custos de operação do empreendimento.
Isso vale principalmente para os setores de produção internos, como a padaria e o açougue. No entanto, pode ser replicado para qualquer departamento.
4. Defina indicadores
Se você não mensurar toda a operação em detalhes, ficará difícil saber se a situação dos custos está melhorando ou piorando. Por isso é importante definir indicadores para cada setor de produtos ou departamento do supermercado.
Assim, você pode monitorar todas as variáveis e entender onde os custos estão baixando ou aumentando. A iniciativa é válida também para investigar quais foram os gatilhos desse comportamento.
5. Gerencie seu estoque
Investir em um sistema inteligente de gestão de estoque traz um retorno rápido para o negócio. Com um software adequado às suas necessidades, você pode trabalhar com pedidos automatizados, cada vez que seu estoque bate um número mínimo de produtos.
Sem falar que fica mais fácil criar alertas para produtos que estão perto da data de vencimento, possibilitando que você crie promoções em tempo hábil para não perder essa mercadoria. O controle e gerenciamento de estoque também é importantíssimo para evitar furtos e extravios.
6. Avalie os fornecedores
Para uma melhor gestão estratégica de custos, é importante fazer uma revisão dos seus fornecedores de tempos em tempos. Por mais que tenha relações de longo prazo com alguns, é sempre bom se perguntar se eles ainda resolvem o seu problema. Um fornecedor que não consegue ser ágil ao fazer uma reposição, por exemplo, pode custar muito mais caro a você.
Portanto, tente trabalhar com estoques menores, diminuindo o risco de perda de produtos perecíveis, mas com reposições mais frequentes, adequadas às suas demandas. Além disso, contate outros prestadores e peça orçamentos atualizados. Eventualmente, você pode conseguir contratos mais em conta e com um ótimo custo-benefício.
7. Substitua os equipamentos
Os equipamentos do supermercado também devem estar entre os pontos focais da sua estratégia de retenção de custos. Apesar de exigir um investimento imediato, a troca de máquinas e equipamentos obsoletos pode resultar em contas de consumo mais baixas, como é o caso da energia elétrica.
Aparelhos antigos consomem muita luz, especialmente os freezers e os refrigeradores. Isso também vale para fornos, balcões iluminados, sistemas de ventilação e até os computadores dos caixas. Então, faça um planejamento e organize a modernização da sua infraestrutura o quanto antes. Essa medida pode cortar gastos desnecessários e te ajudar a economizar no médio e longo prazo.
8. Previna perdas
As perdas de produtos são responsáveis por grande parte dos custos de um supermercado e, nesse caso, não apresentam retorno nenhum. É um gasto expressivo e inútil, que pode comprometer recursos e até a lucratividade do empreendimento.
Sendo assim, para reduzir custos a sugestão é elaborar uma estratégia de prevenção de perdas. As possibilidades são variadas, como:
- criar promoções de produtos que estão perto de vencer;
- fazer uma espécie de “xepa” do hortifrúti no final do dia;
- combater os pequenos furtos e o consumo dentro do estabelecimento.
Como você deve saber, o objetivo de qualquer negócio é satisfazer a vontade do consumidor e, com isso, obter lucro. Portanto, é importante ficar de olho em quanto o supermercado está gastando para não extrapolar suas receitas.
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