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Sodexo Club

Cogumelos: seu aliado do sistema imunológico e muito mais

25/06/20 16:44

A nutri da Sodexo, Soraia Batista, explica os benefícios do cogumelo para a saúde e dá dicas para comprar esse superalimento. Confira no artigo!

Conheça os benefícios do cogumelo na sua dieta

Os cogumelos estão conquistando cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros, principalmente da população vegetariana e vegana. Eles são delicados, saborosos, práticos e versáteis. Por isso, podem fazer parte do seu dia a dia em diversas preparações.

“Cogumelo” é o nome dado aos “frutos” de alguns fungos. Champignon, shimeji, shitake são alguns exemplos da variedade que podemos encontrar em supermercados, hortifrutis e feiras, todos muito nutritivos e benéficos para a nossa saúde. Bora conferir esse superalimento?

Com baixo teor de gordura e poucas calorias, os cogumelos possuem boas quantidades de proteína, carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, fósforo, selênio, ferro, cobre, cálcio, iodo e antioxidantes.

Benefícios do cogumelo para sua saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico – importante em tempos de pandemia;
  • Previne doenças do coração e alguns tipos de câncer;
  • Ajuda a manter cabelos e unhas saudáveis;
  • Regula o funcionamento do intestino;
  • Regula a pressão arterial;
  • Previne doença renal;
  • É bom para o colesterol;
  • Combate os radicais livres que prejudicam as células saudáveis;
  • Ajuda nos sintomas da TPM.

Dicas para comprar cogumelos:

  • Os cogumelos podem ser encontrados nas seguintes formas: fresco, seco, em conserva ou congelado. Mas atenção: nem todos os cogumelos são comestíveis. Por isso, sempre adquira o alimento em supermercados confiáveis ou direto com produtor.
     
  • Como eles são alimentos que absorvem água, evite lavar em água corrente ou deixar de molho, pois podem inchar e perder sabor. Limpe com uma escovinha de alimentos ou papel toalha úmido.
     
  • Não sabe como preparar? Você pode: saltear na manteiga, grelhar, assar, além de usar em molhos, no arroz, em massas, saladas etc.

E aí, que tal incluir esse superalimento na sua alimentação?

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