como guardar melhor a marmita

Como guardar melhor a marmita

20 Junho 2023

Para economizar ou comer melhor, muita gente tem optado por levar comida de casa para o trabalho. Qual é a melhor forma de armazenar os alimentos?

Cada um tem o seu motivo: economia na alimentação fora de casa, dieta para emagrecer, restrição alimentar ou alergia... é cada vez maior o número de pessoas que têm optado por levar comida de casa para o trabalho. No entanto, uma marmita que não é conservada corretamente pode causar, num caso extremo, até uma intoxicação alimentar. Confira algumas dicas para armazenar e transportar alimentos prontos sem risco para sua saúde:

Use uma bolsa térmica. Se o alimento precisa de refrigeração, ele deve estar resfriado na temperatura adequada até a hora do consumo. A maioria das bolsas térmicas disponíveis no mercado consegue manter a temperatura por até três horas. Isso é fundamental na hora do armazenamento de alimentos. Se você demorar mais do que isso para consumir o alimento, deixe sua marmita na geladeira assim que chegar ao trabalho.

Escolha bem. Em entrevista ao blog Minha Vida, a nutricionista Renata Fidelis explica que há alimentos que correm mais risco de contaminação fora da geladeira. Entre eles estão as carnes malcozidas e receitas com creme de leite e ovo (como maionese). Fique atento também às frituras – e evite armazenar esse tipo de alimento.

Como fazer uma marmita saudável

Você leva marmita para o trabalho? Então não deixe de baixar este guia de marmitas gratuito 
com dicas saudáveis de cardápio e como armazenar corretamente.

Separe os alimentos. Quer mais dicas sobre como armazenar alimentos corretamente? Para evitar a contaminação cruzada ou que o sabor da sua refeição seja afetado, leve sua marmita em potes separados ou com divisórias para cada tipo de alimento.

Aposte no vidro. O melhor material para transportar a marmita é o vidro, que pode ser levado diretamente para o micro-ondas sem liberar substâncias tóxicas. Além disso, o vidro não pega cheiro e é mais fácil de desengordurar. Se você usar potes de plástico, veja essa dica do blog Minha Marmita Tem: aqueça sua comida em um prato de vidro. Dessa forma, você evita que o pote de plástico perca a forma ou manche.

Você já conhece nossa seção de Receitas? Há uma série de pratos que podem fazer parte da sua marmita e, ainda, aproveitam os alimentos em sua totalidade, sem desperdício.

Não gosta ou não está com tempo para cozinhar? Mesmo assim você ainda pode escolher um bom fornecedor de marmita para economizar no almoço do trabalho. Saiba como escolher onde comprar marmita.

Veja mais: aprenda a economizar na alimentação.