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Como incluir abacate na dieta?

25/06/20 14:46

Soraia Batista, a nutri da Sodexo, explica no artigo como consumir esse superalimento sem ganhar peso. Confira!

 

Como aproveitar os benefícios do abacate sem engordar

 

 

O abacate é uma fruta conhecida em todo o Brasil. Com sabor agradável e textura macia, é uma fruta muito querida no mundo todo, mas é comum associar seu consumo com o ganho de peso, não é mesmo? Apesar de ser calórica, se consumida na quantidade adequada, a fruta não engorda – o abacate tem muitos benefícios para a saúde!

A verdade é que o abacate é muito nutritivo e importante para a nossa saúde porque contém gorduras saudáveis. Vamos conferir os benefícios do abacate, nosso superalimento da vez?

Quer saber as propriedades do abacate? O abacate contém vitaminas A, E, K, e do complexo B, além de minerais como potássio, manganês, magnésio, fósforo, zinco, cobre, ferro. É fonte de fibras, antioxidantes, não contém colesterol e sódio e é pobre em gordura saturada. Por falar em gordura, a que a fruta possui é monoinsaturada, que chamamos de “gordura boa”, pois é benéfica para nosso organismo.

Quais os benefícios do abacate?

 

  • Ajuda na imunidade – importante em tempos de pandemia;
  • Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
  • Protege os olhos;
  • Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
  • Dentre os benefício do abacate, podemos dizer que ele contribui para o bom funcionamento do intestino;
  • Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
  • É bom para a pele;
  • Alivia os sintomas de artrite;
  • Importante para os ossos.

Abacate: como comer?

Você sabia que foi aqui no Brasil que o abacate começou a ser consumido com sabores doces? Em outros países, o abacate é consumido em pratos salgados.

Para controlar as calorias, o ideal é evitar a adição de açúcar ou usar o fruto no preparo de sobremesas. Prefira usar o abacate em saladas ou como acompanhamento de outros pratos salgados.

O abacate tem muitas variedades e pode ser encontrado o ano todo! Aproveite para experimentar formas diferentes de introduzir o abacate na sua alimentação, como em saladas, patês e a tradicional guacamole. A recomendação diária é de 100g da fruta. 

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