pluxee esta na apple pay

Pluxee é a primeira empresa de benefícios no Apple Pay

18 Agosto 2023

A empresa é a 1ª do mercado de benefícios regulados pelo PAT a integrar seus vales Alimentação e Refeição à tecnologia NFC nos dispositivos Apple

Carteira, cartão e até os óculos: podemos sair de casa sem eles que damos sempre um jeitinho de emprestar de alguém ou nos virar sem. Mas quem já percebeu estar sem o celular e voltou correndo para pegá-lo sabe que o aparelho entrou para o rol de itens essenciais em nosso dia a dia.

Mesmo porque não conseguimos ficar longe dele. Nove em cada dez pessoas não passam mais de uma hora sem checar o aparelho. Isso foi o que constatou uma pesquisa divulgada há dois anos pela Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo.

Outro estudo, este feito pela revista Time e publicado em 2013, mostrou que 83% dos brasileiros ficam alterados quando saem de casa sem o telefone – imagine hoje, em que os celulares são muito mais presentes e úteis?

Por essas e outras que a tecnologia NFC, a de pagamento por aproximação, é cada vez mais necessária. Por causa dela, com nosso celular podemos pagar contas, fazer compras e, agora, até usar nossos cartões vale-alimentação e vale-refeição da Pluxee, nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos. Isso mesmo, você paga com seu cartão Pluxee na Apple Pay, com pagamento por aproximação.

“Somos a primeira empresa do mercado de benefícios regulado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador a anunciar integração com o Apple Pay”, afirma Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor executivo de Estabelecimentos e Estratégia do Consumidor.

O QUE É A TECNOLOGIA NFC

A sigla NFC, de near field communication, em inglês (ou comunicação por campo de proximidade), refere-se à troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios.

Isso quer dizer que ela é uma tecnologia contactless, ou “sem contato”: tudo o que exige é uma aproximação física, de poucos centímetros de distância. E a Pluxee está na Apple Pay.

Você faz sua compra e, no caixa, autoriza o pagamento por meio de uma senha ou de sua digital. Simples assim. “O pagamento por NFC já era uma tendência, que acelerou ainda mais por causa da pandemia”, diz Tombé.

Essa passou a ser uma demanda cada vez maior tanto do consumidor como do próprio estabelecimento, afirma ele. “É um meio tão seguro quanto o cartão em relação às movimentações financeiras, mas mais seguro quando o assunto são as medidas sanitárias”, explica.

O pagamento por NFC não é exatamente uma novidade para quem tem os cartões Alimentação e Refeição Pass  – já ouviu falar no Pluxee Pay?

“Nós já temos uma solução própria, o Pluxee Pay, disponível no aplicativo  Sodexo Club, para quem tem celular com sistema operacional Android”, afirma Simone Pinheiro Borges, especialista sênior de Pagamentos Digitais.

No entanto, 15% da base de consumidores são usuários de iPhone ou outros aparelhos da Apple, como o Apple Watch – e foi necessária uma nova solução para atendê-los. É a Pluxee na Apple Pay.

“Por isso, estamos possibilitando que eles incluam os cartões Pluxee no Apple Pay. Com isso, atendemos 100% de nossa base, permitindo a todos fazer transações via NFC.”

Este é o primeiro caso, no mundo, em que a empresa da maçã realiza uma integração com uma solução em arranjo fechado no Apple Pay – as já disponíveis são de cartões bandeirados, como Visa, MasterCard ou American Express, por exemplo.

“Isso trouxe alguns desafios, mas também um grande aprendizado, que vai facilitar o uso da Pluxee no Apple Pay em outros países nos quais a Pluxee está presente”, diz Simone.

 

Este artigo sobre pagamento de benefícios com Apple Pay é resultado de uma
parceira da Pluxee com o Projeto Draft.