Endomarketing parece ser uma atividade necessária apenas para empresas com um número maior de funcionários, mas pode fazer toda a diferença para as PMEs também.

Endomarketing: entenda o que é e por que até as PMEs devem apostar nessa estratégia

22 Maio 2023

O marketing interno aumenta o engajamento dos funcionários e a produtividade. Saiba como praticar, independentemente do tamanho da empresa

Quando uma marca precisa conquistar clientes e atraí-los, a ferramenta mais poderosa é o marketing, certo? Na mesma linha, quando o RH enxerga que quem faz a empresa são as pessoas e entende que é preciso voltar a atenção a elas, aposta no endomarketing.

Sim, estamos falando de um marketing interno. Endomarketing tem ações voltadas para os próprios colaboradores, a fim de engajá-los e mostrar que estão no melhor lugar para trabalhar. E esse tipo de estratégia vale para todas as empresas – marketing interno é muito importante para o engajamento de colaboradores, independentemente do porte da sua.

Não importa quantos funcionários tenha, a comunicação e o marketing interno merecem a mesma dedicação. Para saber como colocar as melhores ações de endomarketing em prática, fique conosco. 

O que é endomarketing e por que ele é para todos?

Para garantir a melhor relação entre a empresa e os trabalhadores, entra em cena o endomarketing, que trabalha com engajamento e motivação de equipe, comunicação interna e ações internas para colaboradores. As ações, geralmente promovidas pelo RH em conjunto com a área de comunicação e marketing, são focadas no suporte para o colaborador e em garantir que ele se sinta pertencente, valorizado, motivado e parte fundamental do negócio.

Nem precisa dizer que um endomarketing bem-feito resulta em retenção de talentos e fortalecimento da marca empregadora, não é?
 

E não pense que ele é destinado às grandes companhias. É claro que em empresas com menos funcionários fica mais fácil detectar os problemas e interagir de forma direta com as pessoas. Uma grande vantagem, já que o mapeamento das dores é mais ágil. Mas, de toda forma, estamos falando de engajar pessoas e, portanto, valem as mesmas recomendações: apostar na melhor relação com os trabalhadores de todas as áreas e motivá-los.

Por onde começar?

Antes de qualquer coisa, para oferecer o melhor aos colaboradores, é preciso conhecê-los. Uma forma eficiente de fazer isso é por meio de uma pesquisa interna. Esse estudo deve ser focado no que as pessoas pensam sobre a empresa, os aspectos que elas gostariam que fossem diferentes, bem como os pontos fortes que enxergam na companhia.

Vale ressaltar que esse levantamento pode ser anônimo, deixando as pessoas mais à vontade para expressar o que realmente sentem. Os resultados serão valiosos para entender o nível de satisfação do colaborador e mapear as dores e as necessidades, pensando em ações de endomarketing muito mais direcionadas.  

Principais ações de endomarketing

Há diversas estratégias interessantes de endomarketing. Quer exemplos? Listamos aqui as mais praticadas e que trazem resultados mais efetivos.

- Rede social interna: ter um canal tão específico é uma boa solução para integrar as pessoas e levar informação e valor a elas  de um jeito mais informal e atraente. Por lá, vale chamar a atenção dos colaboradores com a divulgação de eventos, prêmios, reconhecimentos, benefícios e deixar que eles compartilhem ideias, tornando a rede um verdadeiro canal de trocas entre as equipes. Essa é uma das principais ações de engajamento de equipe.
 

- Palestras e rodas de conversa: trazer debates atuais e relevantes que sejam relacionados com o core da empresa, por exemplo, ajuda a engajar ainda mais. Vale também mudar o foco e convidar palestrantes que provoquem reflexões importantes, como os temas de diversidade, para que todos se sintam representados e acolhidos.  

- Treinamentos e cursos: uma empresa centrada em pessoas investe nelas. Para tanto, uma excelente prática é oferecer capacitação de acordo com as funções e os anseios de cada colaborador. Esse direcionamento deve ser personalizado para que cada um possa escolher o que realmente faz sentido para sua vida. Um bom recurso é o cartão de benefícios flexíveis, que pode ser usado para custear os cursos.

- Eventos e comemorações: celebrar é preciso – e isso ajuda no engajamento de colaboradores. As pessoas precisam se sentir parte das conquistas do negócio, por isso, vale incluí-las nas comemorações. E, mais do que isso, é preciso preparar eventos especiais para que os colaboradores se sintam valorizados e prestigiados. Afinal, o sucesso do negócio depende da atuação deles.

- Comunicação redonda: a base de tudo é uma comunicação sem ruídos e que atinja o público interno e seus diferentes perfis. O time responsável deve elaborar as melhores estratégias para comunicar as ações de endomarketing e engajar as pessoas.

- Benefícios: eles são de enorme valia para atrair talentos do mercado e reter os profissionais, que se sentem mais valorizados e cuidados pela empresa. Divulgue quais são os benefícios e ofereça uma prateleira variada para que eles possam escolher os que mais fazem sentido em seu momento de vida. Mais do que os básicos – e importantíssimos – vale-refeição, vale-alimentação conheça também o vale-combustível da Sodexo, um cartão que permite com um vale-gasolina  um maior o controle de despesas de seus colaboradores. Vale destacar os multibenefícios como os auxílios para academia, vale-cultura, apoio emocional, entre outros.

Concluindo

Uma empresa centrada em pessoas precisa investir na comunicação interna e endomarketing. As ações de marketing interno resultam em engajamento, motivação, senso de pertencimento e, consequentemente, redução no turnover e fortalecimento da marca empregadora.

Uma boa estratégia de endomarketing inclui ações focadas no bom relacionamento com os trabalhadores. Algumas das ações mais praticadas e de melhor resultado são: rede social corporativa, palestras, eventos, comemorações internas, oferta de benefícios para funcionários, uma comunicação assertiva e cursos e treinamentos para desenvolvimento dos talentos.
 

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