vale-alimentação melhor que dinheiro

Conceder o benefício vale-alimentação é melhor do que dinheiro?

23 Agosto 2022

Conheça todas as vantagens que o benefício apresenta em relação ao pagamento em dinheiro!

Os benefícios voltados para alimentação dos trabalhadores como o cartão vale-alimentação são cada vez mais comuns e valorizados no mercado de trabalho. Mas na hora de definir a forma de pagamento, podem surgir dúvidas sobre qual é o formato ideal. Oferecer um cartão de benefícios específico voltado para a alimentação? Ou pagar em dinheiro? A melhor saída é o vale-alimentação e a gente explica o os motivos! Confira ainda como funciona o vale-alimentação:

Por que o pagamento em dinheiro não é adequado?

Primeiramente, o pagamento do benefício em dinheiro vai contra a legislação trabalhista. Tanto a regulação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) quanto a CLT que dispõe sobre o Auxílio-alimentação proíbem  concessão do benefício em dinheiro – essas são as regras do vale-alimentação. Dessa forma, se o empregador optar pelo pagamento do benefício em dinheiro poderá colocar a empresa em risco diante de auditorias e fiscalizações.

Além disso, o vale-alimentação permite um controle mais adequado dos gastos com o benefício e não dá margem para que o valor seja utilizado para outras finalidades, desvirtuando a finalidade do benefício, que é a compra de alimentos, a fim de aumentar a qualidade de vida do trabalhador. 

Saiba mais: Qual o melhor vale-alimentação do mercado? 
 

Quais são as vantagens do vale-alimentação?

O vale-alimentação é o benefício mais seguro, que garante a utilização do valor para a finalidade adequada, que é a alimentação saudável e nutricionalmente adequada do trabalhador.

Com o benefício do vale-alimentação, a empresa ainda reduz custos porque ele não configura salário, portanto, ele garante a isenção de encargos sociais como o FGTS e o INSS, já que não configura verba salarial, ao contrário do valor que é oferecido em dinheiro. Isso mesmo, o vale-alimentação também é bom para empresas!

Além disso, as empresas que se enquadram no regime de tributação de lucro real e cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT poderão deduzir um percentual do valor do benefício no Imposto de Renda, desde que respeitadas as regras e requisitos estipulados na regulação.

Por fim, a empresa que oferece o vale-alimentação terá funcionários muito mais motivados e satisfeitos, aumentando a produtividade final dos colaboradores e melhorando o ambiente de trabalho. O colaborador ainda terá todas as vantagens do Sodexo Club, que permite a consulta do saldo a qualquer momento, troca de senhas e controle dos gastos, além de promoções exclusivas.

Entendeu a diferença entre dar vale em dinheiro e oferecer o vale-alimentação? Agora que você já sabe a importância de fazer tudo dentro da lei, baixe esse infográfico com tudo o que você precisa saber para escolher o melhor fornecedor de benefícios para sua empresa.