7 dicas para evitar o desperdício de água no seu estabelecimento
22 Março 2024
O recurso custa caro, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Saiba como economizar no dia a dia!
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março! A data foi criada para destacar a importância desse recurso, que significa vida e saúde. Comercialmente falando, ficar sem ela pode representar um problemão - e até impedir o funcionamento dos negócios. Desperdiçar é pior ainda. Além de inflar a conta, você prejudica o meio ambiente.
Ninguém quer essas duas coisas, não é mesmo? Então, fica com a gente por aqui para ver algumas dicas de ouro que vão te fazer economizar no dia a dia. Você verá:
- Economia de água: por que é urgente?
- Dicas reais para poupar o recurso no seu estabelecimento
Economia de água: por que é urgente?
Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água é muito importante para o calendário de sustentabilidade. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas com um propósito especial: chamar atenção para a necessidade de preservar água doce e fazer uma gestão inteligente dos recursos hídricos.
Esse cuidado, inclusive, é uma das prioridades definidas pela própria ONU em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sim, tem muita gente sofrendo com a falta do recurso pelo mundo. Um estudo feito pela Unesco mostra que 46% da população não têm acesso a saneamento básico. Isso faz de cada pessoa (você aí, inclusive) uma agente essencial no combate ao desperdício.
Quem está à frente de um estabelecimento tem um papel fundamental. Poupar é o melhor que você pode fazer - para o seu negócio e para o planeta. Mas como evitar o desperdício de água? É o que mostramos a seguir.
7 dicas para economizar água
Várias atitudes podem ajudar nessa jornada! Algumas simples, outras exigem mais investimento e dedicação. Mas todas elas fazem toda a diferença. Então, vem com a gente entender como você pode contribuir com essa causa!
Conscientize a sua equipe
Olhar para dentro é o primeiro passo. Reflita se o seu consumo é consciente e, depois, converse com a equipe para estimular esse pensamento. Mostre que cada gotinha conta - e que todo mundo tem um papel importante na redução do desperdício.
Mudar a forma de pensar é um grande começo! Uma boa dica é visitar o site da Unesco, que tem várias pesquisas sobre o tema, e apresentar dados que possam fazer o seu time refletir. Certamente será uma conversa bem valiosa!
Faça uma comunicação consistente
A sinalética do seu estabelecimento é a sua aliada! Apostar em placas que pedem a economia de água é uma boa maneira de conscientizar os clientes. Você pode usar mensagens que mostram a importância do recurso para o mundo.
Um exemplo: seja uma pessoa parceira do meio ambiente! Economize água. Dá para colocar esse tipo de apoio nos banheiros e também na cozinha, para reforçar esse propósito com sua equipe.
Realize uma manutenção constante
Perdas de águas por meio de vazamentos são um prejuízo e tanto! E você só consegue identificar rapidamente se fizer manutenção sempre. Não deixe o problema crescer. Mensalmente, chame algum especialista em hidráulica para ver se está tudo certinho!
Além de ser legal com a natureza, você pode ter uma economia daquelas na conta. É tudo o que queremos, né?
Economize água nos banheiros
Um estudo da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos mostrou que a água consumida nos banheiros de restaurantes equivale a 31% do consumo total. É muita coisa!
Comece o trabalho de economia revendo as torneiras. Escolha metais de baixa pressão e/ou vazão controlada. Aqueles que a gente aperta e para em alguns segundos. Caixas de descarga com dois botões de acionamento também são boas pedidas. Lembre-se: cada gota conta.
Lave as louças com atenção
Torneiras com arejadores são boas aliadas na cozinha! Outro hábito fundamental é só ligar a máquina de lavar louças quando ela estiver na sua capacidade máxima. É uma atitude simples, mas que representa uma bela porcentagem de economia no final do mês.
Captação de água das chuvas
Reutilizar o recurso é uma boa pedida. Mas aqui exige um investimento maior. Você vai precisar de um reservatório para a coleta. Caso tenha essa disponibilidade, todo o volume captado pode ser usado na limpeza do estabelecimento. Além disso, caso tenha jardim, é possível regar as plantas.
Revisite o seu cardápio
No caso de restaurantes, muitos pratos acabam consumindo mais água no preparo. Então, que tal revistar o seu menu com esse olhar? Legumes grelhados, por exemplo, demandam menos do que os cozidos. E, na maior parte das vezes, têm mais sabor! São alterações simples, mas com vários impactos positivos na conta no final do mês.
Esse tipo de análise faz parte de uma estratégia conhecida como Engenharia de Cardápio, que avalia a fundo todos os itens que são vendidos no restaurante.
Concluindo
Aproveite o Dia Mundial da Água para olhar com mais atenção para a economia do recurso! Pode ser uma boa maneira de começar. E você só tem a ganhar: afinal, além de ajudar a garantir um futuro melhor para todos, também verá uma bela diferença na conta. O seu bolso vai agradecer o esforço!
Gostou desse nosso conteúdo? Corre pro Blog Pluxee para ver mais dicas de como fazer o seu estabelecimento crescer ainda mais!