carteiras digitais benefícios flexíveis

Benefícios flexíveis e wallets: entenda o que são as carteiras digitais!

10 Julho 2023

Saiba como esse tipo de recurso pode facilitar a gestão no dia a dia e atender às necessidades dos colaboradores

Fazer a gestão dos benefícios corporativos exige tempo, dedicação e cuidado. Mas é possível simplificar essa tarefa apostando em sistemas e recursos que otimizam o dia a dia, tanto da sua equipe de RH quanto da força de trabalho.

As wallets - ou carteiras digitais - são bons exemplos. Você sabe o que elas são e como podem ser utilizadas a favor da empresa? É o que falamos por aqui. Olha só o que te espera:

Cartão de benefícios flexíveis: o que é uma carteira digital?

Cesar Pasquariello, gerente de produto da Sodexo, explica que "as wallets são saldos depositados pelo RH ao colaborador para o uso de benefícios corporativos". Vinculados a um único cartão, tais valores são disponibilizados em uma plataforma digital, que pode ser acessada pelos funcionários via aplicativo ou site.

 

Todos os meses, a empresa faz a transferência dos montantes correspondentes para a carteira digital - e os usuários podem administrar as quantias de acordo com as suas necessidades. Ou seja, é possível remanejar sempre que necessário.

Entre as principais vantagens desse modelo de wallet, ele destaca:

 

  • Onboarding facilitado: o processo de admissão torna-se mais simples e prático. O RH passa a gerenciar apenas um cartão por colaborador, que já pode começar a utilizar os benefícios disponíveis assim que entra na companhia;

  • Redução de custos: um único cartão custa menos tanto no que diz respeito à primeira emissão quanto no caso de possíveis extravios;

  • Segurança jurídica: quando creditados em uma wallet, o RH consegue garantir a correta destinação dos benefícios. Isso é muito importante em se tratando de vale-refeição e vale-alimentação (explicaremos todos os detalhes mais à frente);

  • Maior flexibilidade: permite ao colaborador transferir saldos entre as wallets, de acordo com as permissões concedidas e geridas pelo RH.

Mas e na prática, como usar a carteira digital?

De acordo com Cesar, cada carteira virtual possui uma finalidade específica. Veja só os exemplos que integram o portfólio da Sodexo. O primeiro é o cartão único Alimentação & Refeição, solução que pode ser utilizada de duas maneiras:

  • Somente as empresas que concedem a modalidade por meio do auxílio-alimentação permitem a transferência de saldos entre ambas as wallets;

  • Benefícios concedidos por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) não podem ter seus valores transferidos de uma carteira para outra. Ou seja, o crédito inserido no vale-alimentação deve ser utilizado exclusivamente para a compra de gêneros alimentícios e o do vale-refeição para a aquisição de refeições prontas. Saiba mais sobre cadastro PAT nesse artigo.

Por fim, há o Sodexo Multi, cartão multibenefício bandeirado com as seguintes carteiras:

  • Incentivos: destinado à livre utilização do colaborador, permitindo, inclusive, saques na Rede 24 Horas, quando o serviço é contratado pelo empregador;

  • Despesas Corporativas: voltado a diversas finalidades relacionadas às  necessidades de alguém que trabalha, como hotel, transporte, papelaria, alimentação, entre outros);

  • Home Office:  aquisição de materiais de escritório, móveis e equipamentos de informática;

  • Viagens: pagamento de serviços de transporte, como compra de passagens e locação de veículos, entre outros;

  • Saúde: aquisição de produtos em farmácias e drogarias e pagamento de mensalidades em academias/spas, entre outros.

Em todos os casos, as carteiras digitais são benéficas tanto para as empresas quanto para sua força de trabalho. "Para o RH, possibilita creditar valores e extrair relatórios em uma única plataforma, reduzindo esforços operacionais. Para o colaborador, garante melhor organização e aproveitamento dos benefícios recebidos", ressalta Cesar.

 

Benefícios para funcionários dão resultado para a empresa?

Curioso para saber quais são os resultados de oferecer benefícios para as pessoas que trabalham na sua empresa? Saiba tudo no infográfico gratuito!

 

Gestão de benefícios flexíveis: todos os valores podem ser migrados livremente?

Não é bem assim. Segundo Cesar, o cartão multi benefícios da Sodexo permite que os colaboradores transfiram os saldos entre as wallets existentes. Porém, caso a empresa esteja inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), tal lógica não se aplica ao vale-alimentação e ao vale-refeição.

A iniciativa do governo federal prevê a destinação adequada desses recursos. Ou seja, ambos só podem ser utilizados para os seus devidos fins, que são a compra de gêneros alimentícios para abastecer a despensa dos profissionais (vale-alimentação) e aquisição de refeições prontas (vale-refeição).

Concluindo

As carteiras digitais - ou wallets - de benefícios corporativos facilitam a vida tanto do RH quanto do quadro de funcionários. Isso porque garantem uma gestão mais simplificada para ambas as partes. Além disso, a digital wallet possibilita algo muito valioso: a liberdade de escolha. Dessa forma, os profissionais podem utilizar os recursos que recebem de acordo com as suas necessidades (tudo, claro, de acordo com a legislação!).

Falando em regras, seguir todas à risca é essencial. Daí a importância de escolher uma operadora de cartão de benefícios flexíveis que seja sólida, com profissionais e processos feitos com total segurança jurídica. 


E você, quer ajuda para implementar uma ótima política de benefícios para funcionários na sua empresa? A Sodexo tem as soluções em benefícios flexíveis e cartões multibenefícios que você precisa para economizar na gestão de pessoas e, de quebra, ter um time mais motivado e com entregas de qualidade. Peça o contato de um consultor especializado para montar o melhor pacote - dentro do seu orçamento!