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Gestão de Pessoas

Como fazer o cadastro no PAT

13/01/22 13:45

Conheça a importância do Programa de Alimentação do Trabalhador e saiba o passo a passo para inscrever a sua empresa

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O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pelo Governo Federal em 1976 para incentivar as empresas a darem condições de uma alimentação saudável e equilibrada aos funcionários, por meio de benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição.

As regras do programa sofreram algumas mudanças no fim de 2021, mas as empresas continuam sendo obrigadas a fazer a inscrição no PAT para garantir acesso aos benefícios fiscais oferecidos pelo governo.

A importância do PAT

O Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado pelo governo federal para promover uma alimentação mais saudável aos funcionários das empresas, garantindo mais saúde e bem-estar aos trabalhadores. Para incentivar os empresários a se cadastrarem no programa, são oferecidas algumas vantagens como a dedução no imposto de renda de até 4% do valor dos gastos com o benefício para empresas que se enquadram no regime de tributação de lucro real.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), quase 20 milhões de pessoas já receberam vale-alimentação e vale-refeição pelo PAT em todo o Brasil. A ideia principal do programa é impactar positivamente a alimentação de trabalhadores de menor renda, que recebam até cinco salários mínimos.

Os benefícios garantem diversas vantagens às empresas que aderem ao programa e, principalmente, aos colaboradores, que terão condições de manter uma alimentação mais equilibrada e com valor nutricional adequado. Isso garante mais saúde e bem-estar aos funcionários, o que proporciona também mais produtividade no ambiente de trabalho.

Como fazer o cadastro no PAT

Fazer o cadastro da sua empresa no PAT é uma tarefa simples, basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o portal do programa no site do Ministério do Trabalho e Previdência, dentro da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho;
     
  2. Clique no campo “Não tem acesso a senha?” logo abaixo do login;
     
  3. Informe os seus dados para criar um login de acesso;
     
  4. Clique na opção “Gravar” para finalizar o cadastro no sistema;
     
  5. Com a senha criada, faça o login;
     
  6. Clique na opção “Beneficiária – inscrição” à esquerda da tela;
     
  7. Preencha os dados da sua empresa, para isso é preciso ter em mãos CNPJ, número de funcionários e faixa salarial dos colaboradores;
     
  8. Ao final de cada página, clique em “Próximo”;
     
  9. Informe os dados necessários no campo “Fornecedora”, clique em “Consultar” e digite o número da Sodexo.

Depois disso, a sua empresa estará cadastrada e pronta para ter acesso aos benefícios do PAT. É importante salvar o comprovante emitido pelo site para apresentar em caso de fiscalização.

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