como fazer calculo de férias conforme a lei trabalhista

Sua equipe precisa de férias! Saiba como se preparar

21 Novembro 2022

Veja o que você deve fazer para estar em conformidade com a lei quando o assunto é o tão esperado descanso dos colaboradores

Saiba como organizar as férias dos funcionários na Lei Trabalhista

O cansaço bateu à porta durante o trabalho? Chegou a hora das famosas férias! Esse momento tão esperado pelos funcionários deve ser planejado com muito cuidado pelas empresas. Isso porque há diversas regras e custos envolvidos, sendo importante garantir a segurança jurídica da empresa para evitar processos trabalhistas.

É fundamental se preparar para garantir que tudo saia dentro do esperado - desde as questões burocráticas para o colaborador sair de férias, até as entregas que serão feitas durante a ausência de pessoas da equipe. Quer dicas preciosas para se organizar? Fique conosco por aqui. Você verá:

Fadiga pandêmica: por que as férias são tão importantes?

De modo geral, os profissionais estão cada vez mais cansados. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), 30% dos trabalhadores sofrem da síndrome de burnout, que, dentre vários de seus sintomas, tem o cansaço extremo causado pelas atividades profissionais entre os mais frequentes.

Tal situação foi agravada com a pandemia de Covid-19. De acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fadiga pandêmica já atinge 60% da população mundial. E, de alguma forma, interfere em nossas relações pessoais e profissionais

“Dentre as causas desta fadiga, destaco esgotamento pelo acúmulo de tarefas com o trabalho  e a necessidade de dar conta de tudo”, ressalta Mônica Torquato, gerente de Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Por esse e muitos outros motivos, as férias são fundamentais para garantir a qualidade de vida no trabalho. Planejá-las envolve diferentes esforços, sobretudo do RH. A começar com a escolha da data, pois é fundamental fazer uma escala para que nenhum setor fique descoberto por muito tempo. Um planejamento mal feito pode aumentar a carga de trabalho dos demais colaboradores. Mas como a sua empresa deve se organizar na prática? É o que mostramos a seguir:

 

Defina com o funcionário a data exata das férias 

O funcionário deve solicitar suas férias com antecedência e definir o período exato, para que seja possível manter esse período fixo, sem mudanças em cima da hora. Essa comunicação antecipada vai ajudar no planejamento de todos e impactar menos no funcionamento da empresa. 

É importante também atenção para evitar que as datas não coincidam e os profissionais do mesmo setor tirem férias em períodos semelhantes.

E como ficam os benefícios para funcionários?

Segundo a lei trabalhista, não é obrigação da empresa oferecer o benefício do vale-alimentação nas férias, mas sim uma opção. Ou seja, cada companhia pode escolher como proceder e o vale-alimentação pode ser descontado nas férias. No entanto, a recomendação é manter o benefício nesse período, pois isso pode mostrar que a empresa se preocupa com o funcionário, inclusive quando ele está descansando do trabalho. A regra é a mesma para o vale-refeição nas férias.

Em relação ao vale-transporte, também conhecido como VT, é um benefício garantido pela lei trabalhista conhecida como lei do vale-transporte porém o desconto que é feito todos os meses no salário do colaborador não deve acontecer.  O motivo é simples: o funcionário não se deslocou para trabalhar e o empregador não precisou oferecer o benefício. Caso o trabalhador não tenha tirado o mês todo de férias, esse cálculo deve ser proporcional aos dias de férias.

Funcionários temporários? Uma alternativa que pode dar certo!  

Se a opção da empresa for a contratação de um funcionário temporário para cobrir férias de outro funcionário, também é possível fornecer soluções de qualidade de vida para esse profissional, como o vale-alimentação e o vale-refeição, que otimizam e facilitam a adaptação deste novo funcionário às atividades. 

Ambos proporcionam mais qualidade de vida ao funcionário que substitui outro nas férias, aumentando sua produtividade e comprometimento com a empresa. 

 

Comunique a ausência dos funcionários e eventuais substituições 

A ausência dos colaboradores em férias e as eventuais substituições devem ser comunicadas com antecedência à equipe, para que aqueles mais próximos calculem a carga de trabalho extra e a empresa não sinta tanto a ausência temporária. A comunicação prévia também evita que outros setores sejam pegos de surpresa com a falta de algum funcionário com quem contariam para algum trabalho. 

As férias dos funcionários podem ter um efeito perigoso na produtividade e no ritmo de trabalho, caso não sejam bem preparadas. Como é um processo que se repete sempre – e que não pode ser ignorado –, uma empresa organizada colherá frutos se conseguir desenvolver um plano bem definido para o período. 

E quando chefes tiram férias?

Todo líder precisa de descanso! E, por ser uma pessoa que está à frente da equipe, é preciso haver uma preparação para que tudo saia dentro do esperado durante o período em que ficará fora.

Em primeiro lugar - e isso vale para todos os momentos - é fundamental que gestores deem autonomia para seus times. Assim, tudo irá fluir naturalmente durante a ausência. Em seguida, verifique se será necessário estipular alguém para ficar na liderança. Caso não seja preciso, uma vez que há diversas equipes autossuficientes, cada profissional deve ser responsável por suas entregas.

Em todos os casos, é importante ter sempre alguém disponível para tirar dúvidas, dar apoio e orientações. Por isso, cabe ao líder estipular quem será e fazer uma integração com a equipe antes das férias. Por fim, tenha uma conversa bem acolhedora e sincera com todos, empodere o seu time e aproveite o descanso!

Concluindo - qual é a importância da qualidade de vida no trabalho?  
O cansaço é uma realidade no mercado de trabalho. E cabe às empresas garantir que exista um revezamento para as férias. Assim, todos descansam e voltam renovados. Quando isso acontece, as entregas ficam muito melhores, mais criativas e cheias de entusiasmo.

 

O calendário, entretanto, deve ser construído com atenção. Em relação aos benefícios para os funcionários, consulte sempre a política da empresa antes de tomar uma decisão. Assim, tudo é feito em conformidade com as regras já estabelecidas.

Quer uma ajudinha nesse processo? A Sodexo conta com especialistas para te auxiliar a resolver a questão dos benefícios e do controle de férias de funcionários da sua equipe, garantindo a segurança jurídica da sua empresa. Solicite um contato agora mesmo!