Como investir para desenvolver profissionais para equipes de alto rendimento

Gestão por competência: veja como ter equipes de alto desempenho

30 Novembro 2022

Valorizar as habilidades de cada profissional é o caminho para ter mais produtividade e eficiência. Saiba como colocar em prática!

Quando temos habilidade para fazer uma tarefa, os resultados naturalmente são melhores. O mesmo acontece quando estamos disponíveis para aprender ou gostamos de algo. Em uma empresa, saber identificar tal capacidade (ou vontade) e trabalhá-la de modo contínuo é o que chamamos de gestão de competências.

Já ouviu falar sobre o tema? O modelo de gestão de pessoas é uma forma efetiva de garantir resultados melhores em ambientes produtivos e com mais criatividade. Ou seja, tudo o que um negócio precisa ter para se destacar no mercado. Quer saber como implementar uma estratégia como essa e ter equipes de alto desempenho? Continue a leitura e você verá:

Mas o que é gestão por competência?

O conceito tem como base a capacidade de identificar as habilidades e competências de cada colaborador. Depois de identificadas, os gestores devem verificar se as capacidades condizem com as atividades desempenhadas pelo funcionário. Ou seja, se a posição é adequada para o seu perfil. Com tudo definido, essas aptidões que foram reconhecidas devem ser trabalhadas para que evoluam cada vez mais. Assim, as entregas tendem a ser melhores, mais eficientes e criativas.

Para os funcionários, a satisfação aumenta, uma vez que esse "match" (trabalho + habilidade + prazer) é sempre um bom caminho para a produtividade. Fazer essa avaliação de competências, portanto, é um dos primeiros passos para ter equipes mais satisfeitas e empresas produtivas, de acordo com a Forbes. Mas como começar? É o que falamos a seguir.

Modelo de gestão por competências: aprenda a criar o seu

Para começar, é importante saber que há dois grupos de competências. No primeiro estão as chamadas hard skills, que são as competências técnicas para executar uma atividade ou trabalho. Em seguida, aparecem as soft skills, que podem ser definidas como as habilidades interpessoais, por exemplo: comunicação em equipe, empatia, honestidade, desenvolvimento pessoal, planejamento e autoconfiança, entre outras.

O gestor vai precisar levar em conta essas duas categorias de competências no seu modelo de gestão. Com isso em mente, estruturá-lo depende de 6 passos:

1 - Diagnóstico

Não devemos fazer nada sem conhecer a fundo o negócio e seus funcionários. Por isso, estude bem os processos da empresa e o perfil de cada integrante das equipes. Você também pode usar ferramentas de gestão por competências para ajudar nesse processo, como questionários e relatórios.

Outro passo importante é fazer uma gestão de desempenho organizacional, que deve ser planejada em duas etapas: observação e conversa. Ou seja, primeiro a dinâmica de cada time é analisada bem de perto. Em seguida, essa observação pode sustentar a criação de perguntas que vão guiar uma conversa com cada profissional. 

Assim, é possível ter dados bem valiosos para seguir em frente com o mapa de habilidades X competências, que deve mostrar quais são as skills necessárias para cada função e se o funcionário precisa trabalhar essas habilidades ou se não encaixa naquele time.

Alguns softwares específicos podem te ajudar nessa construção, como SER e Siteware

2 - Ajuste a remuneração  
Essa é uma etapa muito importante no seu plano de gestão por competências. A empresa deve pensar em uma forma de motivação de equipe ao retribuir financeiramente quem se destaca por suas habilidades e competências organizacionais. É justo que um profissional com desempenho melhor em uma equipe de atendimento, por exemplo, receba uma remuneração maior.

Assim, aquela aptidão é ainda mais valorizada, tanto pela empresa quanto pelo próprio profissional. Tal valor a mais pode ser em forma de aumento no salário, remuneração variável e até mesmo participação em ações. Que tal marcar uma conversa com o pessoal responsável pelo planejamento financeiro para conhecer as possibilidades?

3 - Invista em treinamento  
Um ponto que vale ouro neste modelo é justamente entender quais habilidades precisam ser trabalhadas. Ou seja, talvez o desempenho de um determinado funcionário não esteja no nível mais alto, mas ele tem total capacidade para que isso aconteça. E você, como gestor, não pode deixar essa oportunidade passar!

Então, invista em treinamentos conforme as aptidões que precisam ser trabalhadas em cada integrante do time.

4 - Os benefícios são aliados  
Além dos treinamentos, você pode explorar todo o potencial dos benefícios para funcionários! Isso mesmo: ao ter opções flexíveis, que podem ser destinadas a pagar um curso de inglês, por exemplo, você consegue cobrir todos os gaps de formação das suas equipes.

5 - Faça um bom recrutamento  
Um processo de recrutamento eficiente é aquele que traz pessoas com competências técnicas, pessoais e organizacionais para a empresa. Então essa é a hora de brilhar! Uma dica importante: não se baseie apenas no currículo. Na conversa com os profissionais, busque entender como são, quais são as soft skills dos candidatos e dê chances para quem demonstra ter muita vontade de aprender. Nem sempre você encontrará aquele candidato perfeito, mas saber identificar o potencial de um grande talento  é como ganhar na loteria.

Leia mais: veja por que é fundamental ter um RH estratégico

6 - Foco nos resultados  
De nada adianta fazer todas as etapas anteriores se você não avaliar o trabalho que vem sendo feito. Só assim será possível medir o sucesso da gestão de pessoas por competências que foi implementada, fazer correções no processo e melhorar o que for preciso. Por isso, estabeleça uma periodicidade para reavaliar o mapeamento que foi realizado para cada função e/ou colaborador.  Assim o seu modelo de gestão estará sempre vivo, atual e rendendo bons frutos! Assim, o modelo será sempre vivo, atual e renderá bons frutos!

Planejamento estratégico e gestão por competência

Uma empresa com um modelo de gestão por competências é muito mais produtiva, criativa e inteligente. Isso porque aproveita-se o melhor de cada profissional para que as equipes evoluam sempre. É uma maneira efetiva de acompanhar bem de pertinho o crescimento de todos os times - e também de reconhecê-los.

Todo mundo sai ganhando com esse formato, pode ter certeza! E aí, gostou das dicas? Aproveite, então, para assinar a newsletter do Sodexo Insights, que vai te ajudar a entender como atuar de modo estratégico no dia a dia.

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