Como melhorar a comunicação do seu restaurante e ganhar mais clientes? Veja aqui

Como comunicar bem seu estabelecimento na prática

23 Junho 2023

Saiba criar estratégias de comunicação eficientes para vender mais e alavancar o crescimento do seu negócio

Aumente as vendas do restaurante com dicas práticas de comunicação

Uma boa estratégia de comunicação é essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente no setor de alimentação. Por isso, é importante investir em canais de comunicação que vão alavancar as vendas do seu estabelecimento.

A seguir, trazemos algumas dicas da nutricionista, doutora e coordenadora de cursos de nutrição e gastronomia, Simone Caivano. Para saber mais, assista aos vídeos da especialista.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Como investir na comunicação com o cliente?

Para divulgar o seu negócio de forma eficiente e vender mais, é preciso criar um bom relacionamento com o seu público, sabendo levar informações que vão ajudar na atração de clientes. Três pontos principais são essenciais:

  1. Utilidades

Informações necessárias para o cliente decidir ter uma boa experiência no seu estabelecimento. Se não houver informações disponíveis e claras, o cliente pode desistir, por isso é essencial disponibilizar informações sobre cardápio, preços, forma de pagamento, localização, horários de funcionamento, entre outros.

  1. Qualidades

Razões para escolher o seu estabelecimento, ou seja, são aquelas características únicas que diferenciam o seu negócio, como preço baixo, atendimento, especialidades no cardápio, promoções exclusivas etc.

  1. Estímulos

Estímulos que fazem o consumidor escolher o seu restaurante, como sugestão do chef, cardápio do dia, novidades da semana. Para aumentar o ticket médio gasto pelo cliente, outros estímulos são a oferta de sobremesas, couvert e acompanhamentos para os pratos principais. E para estimular o cliente a consumir em casa, ofereça opções de entrega por delivery ou take away. Brindes, degustações e promoções também são estímulos interessantes entre as estratégias de comunicação.

Comunicação precisa chegar ao cliente

A comunicação com cliente precisa ser clara e direta, com palavras-chave que chamam a atenção, como “experiente”, “mais gostoso”, “o melhor”, “exclusivo”. É possível fazer a divulgação de forma tradicional, com folhetos e display, mas para isso é preciso gastar mais com agências de comunicação. No caso da comunicação em mídias digitais, é simples e mais barato para começar.  As redes sociais facilitam o contato com os clientes e o controle do número de visualizações, quantidade de engajamento, resultados das promoções. Assim é possível ajustar a estratégia de comunicação nos meios digitais, se for preciso. Antes de começar, é preciso ter alguns cuidados e seguir boas estratégias de comunicação nas mídias sociais:

  • Contrate um profissional especializado que saiba como se comunicar com o cliente;
  • Avalie o meio usados pelos seus clientes, é muito importante saber onde o seu público-alvo se concentra;
  • Invista em um site com boa apresentação visual, informações úteis e links para as redes sociais;
  • Atualize as redes do restaurante com regularidade;
  • Tenha um perfil caprichado com boas imagens, fotos de qualidade dos pratos e conteúdo interativo;
  • Crie um conteúdo informativo e de interesse para o seu público;
  • Aproveite recursos de stories das redes sociais e use hashtags para engajar;
  • Inspire-se em outros perfis e conheça as estratégias dos concorrentes.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir alavancar a comunicação do seu negócio e as vendas. É preciso lembrar que a comunicação é uma via de mão dupla: você se comunica e dá oportunidade para o cliente se comunicar. Estimule essa interação e esteja preparado para receber comentários negativos e lidar com eles da melhor forma. Com um planejamento estratégico de comunicação, o sucesso é garantido!

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