A escuta ativa pode tornar os relacionamentos mais saudáveis no seu time.

Quer melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? Adote a escuta ativa!

20 Março 2023

Saiba como garantir uma troca contínua com a sua equipe e, assim, construir um dia a dia mais saudável e seguro psicologicamente

Dialogar é uma das bases de um ambiente de trabalho saudável. Quando ouvimos, nós trocamos experiências, crescemos, fazemos entregas melhores e evoluímos a cada dia (pessoal e profissionalmente). Mas uma coisa é certa: não é uma tarefa simples garantir que a equipe se sinta à vontade para falar o que deseja e esteja sempre aberta a ouvir as pessoas com a atenção necessária.

Isso se chama escuta ativa e é um dos principais desafios atuais do RH. Quem adota essa técnica ganha em produtividade, criatividade e espírito colaborativo. Além disso, consegue construir um ambiente permeado por segurança psicológica, que é tão urgente e necessária. E aí, quer saber como melhorar a comunicação ativa no ambiente de trabalho e entender a importância da escuta? Fique conosco e você verá:

  • O que é escuta ativa?

  • Por que é tão importante para um ambiente de trabalho saudável?

  • Como implementar a escuta ativa para melhorar a comunicação?

O que é escuta ativa?

Escuta ativa nada mais é do que ouvir o que uma pessoa tem a dizer com a devida atenção e demonstrar interesse em cada palavra, em cada ponto de vista. Nesse tipo de conversa, é fundamental estar atento aos tópicos, avaliar o que foi dito e propor possíveis soluções para as questões que foram apresentadas. Escutar ativamente é a base para um ambiente de trabalho saudável. 

Isso porque a ideia não é simplesmente acatar o que foi dito, mas sim construir um diálogo permeado por reflexões e respeito nas respostas. 

Outra questão importante é que a escuta ativa está entrelaçada à segurança psicológica. O motivo é simples: os profissionais devem se sentir à vontade para falar, expor ideias, dar sugestões e fazer reclamações quando necessário.

Por que a escuta ativa é tão importante para um ambiente de trabalho saudável?

Ouvir é a base para a evolução. Quando uma pessoa fala e a outra analisa o que foi dito, com respeito e empatia, pode-se fazer melhorias em diferentes aspectos do trabalho, como processos, escolha de tecnologias, organização das equipes e por aí vai.

A escuta ativa no ambiente de trabalho é uma técnica com um princípio valioso: todo mundo contribui com propostas para que o trabalho flua melhor, seja mais eficiente e criativo. Dessa forma, o colaborador trabalha com propósito e se sente parte da empresa que, por sua vez, tem muitos ganhos quando leva em consideração as opiniões dos funcionários. É um verdadeiro ganha-ganha! A escuta empática gera inúmeros benefícios:

  • Aumento da sensação de pertencimento;

  • Maior engajamento;

  • Melhoria no relacionamento entre os membros do time;

  • Promoção da cultura de inovação;

  • Redução de conflitos;

  • Mais criatividade;

  • Eficiência no fluxo de informação;

  • Comunicação mais consistente.

Como implementar a escuta ativa para melhorar a comunicação no trabalho?

O método pode ser adotado em diversas oportunidades, como em processos seletivos, workshops, sessões de brainstorming, feedbacks e nas tarefas tradicionais do dia a dia. O trabalho de implementação, no entanto, deve começar com os gestores.

 

O primeiro passo nesse sentido é oferecer um treinamento sobre a capacidade de escuta, explicando as vantagens, os desafios e as maneiras práticas de utilizar a técnica de comunicação no dia a dia. As principais dicas de como praticar a escuta ativa são:

Tenha foco total nas pessoas   
Evite distrações quando ouve quem trabalha com você. Celular e outros recursos tecnológicos podem atrapalhar. Então, evite utilizá-los no meio de um diálogo. Uma boa dica é organizar sessões de escuta ativa, que são momentos especialmente dedicados às conversas, para aprender a ouvir o outro.

Participe da conversa   
Escutar não deve ser algo passivo. Ao ouvir, questione, faça perguntas para deixar a conversa interessante e demonstre todo o seu interesse. Quando for questionar alguma coisa, evite questões que possam ter respostas breves, como “sim” ou “ não”. Busque entender os motivos e os caminhos que levaram a pessoa a compartilhar com você algum sentimento ou impressão.

Trabalhe a comunicação não verbal    
Já ouviu dizer que o nosso corpo fala? É pura verdade! A escuta ativa depende também de como é a nossa comunicação não verbal. Olha só quais pontos você deve trabalhar:

  • Sorria: pequenos sorrisos mostram que você está prestando atenção e demonstra empatia com o que está sendo dito;

  • Olho no olho: esse tipo de contato é primordial. Olhar para os lados, para o relógio ou celular, por exemplo, demonstra desinteresse;

  • Postura: ouvintes ativos tendem a se inclinar um pouco para a frente ou para os lados, por exemplo. Além disso, abanar a cabeça é sinônimo de que está compreendendo o que o outro diz. Esse tipo de sinal é muito valioso para quem está falando!

Fale apenas quando achar interessante   
Evite usar palavras de concordância repetidamente, como “muito bom” ou “ ok”. Isso pode incomodar quem está falando. Coloque suas reflexões e comentários apenas quando achar que fazem sentido e vão agregar ao diálogo.

Exercite a memória

Lembrar de momentos-chave da conversa é muito importante. Quando você aprende a escutar atentamente e presta atenção integral, sem distrações, as chances de memorizar aumentam. Se for um papo mais longo, a dica é anotar os pontos mais importantes. No caso das equipes, tenha um histórico do que já foi dito e dê um feedback sobre os pontos que foram colocados.

Reflita!   
O segredo da escuta atenta é refletir sobre o que foi dito e apresentar esse pensamento a quem expôs a sua opinião. Em toda a conversa, diga o que pensa sobre os tópicos que foram apresentados e tenha a certeza de que vocês estão na mesma página.

A importância da escuta ativa na comunicação   
A escuta ativa é muito importante para a empresa, pois seu foco é na melhoria dos processos de trabalho e, também, em contribuir para um ambiente de trabalho saudável. Consequentemente, ela faz a ponte com algo muito importante para os negócios: a inovação. Ou seja, quando existe um canal aberto para escuta ativa, com segurança psicológica, as pessoas se sentem à vontade para expor suas ideias, sugerir novos recursos que podem potencializar as entregas e evoluir.

Pode ter certeza: a técnica é a base para a evolução e motivação das equipes e das empresas! Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a importância da escuta? Assine a newsletter do Sodexo Insights para ler muito mais sobre RH humanizado, estratégias de gestão de pessoas e outras tendências do mundo dos negócios!