Como fazer um cardápio QR Code para o restaurante?
11 Novembro 2022
O menu digital facilita muito a vida do dono do estabelecimento e ainda promove uma experiência melhor para o consumidor.
É verdade que cada vez mais restaurantes estão dispensando o menu físico para adotar o cardápio QR Code. A versão tecnológica é econômica, fácil de atualizar pratos e preços, e ainda permite que a marca se aproxime dos clientes, pois o link do cardápio fica disponível para o público realizar pedidos futuros ou compras no delivery.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o que é um cardápio QR Code, quando essa tecnologia surgiu, quem pode utilizar o menu digital e como ele funciona em restaurantes. Ao final, o texto mostra quais são as vantagens e como oferecer um cardápio QR Code aos clientes do seu estabelecimento gastronômico.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
O que é um cardápio QR Code?
Antes de tudo, é importante compreender que o cardápio QR Code — expressão em inglês que se refere a Quick Response Code ou, em tradução literal, código de resposta rápida — é uma opção tecnológica para os clientes de um estabelecimento visualizarem o menu sem precisar consultar o cardápio físico, impresso em papel ou plástico.
Quando surgiu a tecnologia do cardápio QR Code?
O QR Code foi inventado pela empresa Denso-Wave em 1994 no Japão. Naquela época, a ideia original era atender à demanda da indústria automobilística de otimizar o processo de catalogar as peças na linha de produção dos veículos, usando um código de resposta rápida.
No entanto, o boom do QR Code ocorreu duas décadas após a criação do invento no Oriente. Na pandemia de Covid-19 a tecnologia foi implementada nos cardápios dos restaurantes, justamente para reduzir o contato físico entre as pessoas e diminuir a chance de contaminação pelo novo coronavírus nos estabelecimentos gastronômicos.
Quem pode usar o cardápio QR Code?
Você deve estar se perguntando que tipos de estabelecimentos devem utilizar o QR Code no cardápio, certo? Na verdade, qualquer empresa do ramo da alimentação pode apostar no cardápio QR Code. Entenda quais nichos de mercado estão aptos para investir na tecnologia:
- pizzarias;
- pastelarias;
- hamburguerias;
- lanchonetes;
- bares;
- restaurantes em hotéis;
- churrascarias;
- sorveterias;
- cafeterias e muito mais.
Então, o que está esperando para implementar a tecnologia de cardápio QR Code no seu restaurante?
Como funciona um cardápio QR Code em restaurantes?
O cardápio QR Code é uma maneira rápida de visualizar, por meio de dispositivos móveis, os pratos de um restaurante. Desse modo, a câmera do celular lê o código do menu, possibilitando que o cliente tenha acesso instantâneo ao seu conteúdo.
Em resumo, quando o cliente oferece cardápio QR Code, o cliente precisa seguir este passo a passo:
- escanear o QR Code com a câmera do dispositivo móvel, que direciona automaticamente para o menu digital do estabelecimento;
- realizar o pedido por meio do link na tela do celular, podendo o cliente personalizar o prato, a depender das regras específicas do restaurante. Há restaurantes que disponibilizam o atendimento humano para fazer o pedido;
- aguardar o preparo do prato, cujo pedido é enviado, por meio de impressora ou tela, para a cozinha;
- receber o prato servido pelo garçom;
- após o consumo, o cliente pode finalizar a conta, seja sozinho, diretamente na plataforma digital na qual está hospedado o cardápio QR Code, seja no caixa do restaurante.
Quais são as vantagens de fazer um cardápio QR Code?
Até aqui, você já sabe o que é, quando surgiu, quem pode utilizar e como funciona o cardápio QR Code. Mas a dúvida que fica é sobre as vantagens dessa tecnologia aplicada a restaurantes, certo? Veja as principais!
Praticidade
Uma das maiores vantagens do cardápio QR Code é a praticidade. Sabe por quê? A tecnologia é totalmente online e dispensa a necessidade de baixar aplicativos ou fazer download de arquivos pesados. Nesse sentido, para ter acesso ao conteúdo digital, basta apenas ter um dispositivo móvel habilitado à leitura de QR Code.
Economia
Outra forte vantagem do cardápio digital é que o restaurante que opta pela tecnologia consegue uma economia significativa no final do mês. Isso ocorre porque o consumidor pode realizar boa parte do processo sozinho, precisando do serviço do garçom na entrega dos pratos e, às vezes, no momento de pagar as contas.
Igualmente, ao implementar o cardápio QR Code, o negócio deixa de gastar com a impressão de menus de papel ou plástico, podendo atualizar, sem nenhum custo, os pratos e os valores de cada pedido.
Sustentabilidade
Por fim, ao investir em um cardápio QR Code, o estabelecimento também contribui para a preservação do meio ambiente. O motivo é que essa tecnologia dispensa o uso de papel, impressões ou plastificações. Como resultado, o negócio reduz a quantidade de lixo e contribui para a preservação do meio ambiente. Incrível, não é?
Como oferecer um cardápio QR Code aos seus clientes?
Neste momento, você já entendeu que o cardápio QR Code é muito vantajoso para restaurantes. Mas como oferecer essa tecnologia aos clientes do seu negócio? Confira as melhores dicas!
Digitalizar cardápio do restaurante
O primeiro passo para oferecer esta tecnologia no seu negócio é digitalizar o cardápio, apresentando em um único documento informações (descrições, preços e imagens) dos pratos e bebidas comercializados pelo estabelecimento.
Sendo assim, para digitalizar o menu do seu restaurante, basta encontrar uma plataforma digital (sites e softwares) que ofereçam a opção de criar um cardápio QR Code personalizado, seguindo as necessidades e exigências do comércio.
Atualizar dados do cardápio
Muitas plataformas de criação de cardápio QR Code também permitem que o empreendedor atualize o cardápio sempre que necessário e sem complicações. Assim, fica mais simples descartar os cardápios impressos sem receio de comprometer o orçamento do negócio ou criar uma experiência negativa para os consumidores.
Criar promoções para atrair clientes
Além de criar um menu digital, é possível oferecer promoções para aumentar o interesse no seu estabelecimento e impulsionar as vendas do restaurante. Essa é uma funcionalidade imperdível do cardápio QR Code, que pode ser atualizado sempre que o gestor quiser incluir ou excluir informações do documento.
Oferecer menu personalizado
O cardápio QR Code também pode aumentar a autonomia dos clientes na escolha dos pedidos. Isso ocorre porque, com a digitalização do menu, o consumidor consegue personalizar o seu prato, trocando os acompanhamentos, por exemplo, desde que o restaurante libere a opção.
Neste artigo, você entendeu o que é, quais são as funcionalidades e como oferecer um cardápio QR Code aos clientes do seu restaurante. Por isso, preste atenção às dicas e crie um menu personalizado para o seu empreendimento, aproximando-se do público e aderindo às tendências do mercado de alimentação.
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