A saúde mental das pessoas pode ficar abalada no final do ano. Veja como apoiar sua equipe.

Estresse no trabalho? 10 dicas para manter a saúde mental no final do ano

6 Dezembro 2024

Entenda como o RH pode apoiar os funcionários a ter um período mais suave, sem pressão e com bons resultados

Final de ano é época de festas, mas também costuma marcar um aumento dos níveis de estresse no trabalho. Afinal, todas as empresas buscam fechar essa etapa com bons resultados e metas batidas. O resultado dessa pressão? Esgotamento, ansiedade, estafa e estresse no trabalho. Evitar que isso aconteça é fundamental para evitar problemas relacionados à saúde mental e assegurar um bom ambiente.

O RH, por sua vez, tem um papel fundamental para que isso aconteça na prática e para garantir a motivação de equipe e dar apoio psicológico. A pergunta que fica é: como traçar uma boa estratégia? Damos a resposta a seguir, em formato de lista. Confira agora:

  • Estresse no trabalho: por que é importante cuidar?

  • 10 dicas de como o RH pode aliviar o estresse no trabalho no final do ano

Estresse no trabalho: por que é importante cuidar? 

O contexto atual é delicado. Volta às atividades presenciais, readaptação da rotina e uma verdadeira corrida contra o tempo para entregar resultados. Está bom para você? Então, segura mais um ingrediente: um ano quase acabando. O resultado dessa combinação é uma verdadeira panela de pressão, burnout e estresse no trabalho.

Historicamente, tal período costuma ser tenso para as equipes, que são desafiadas a bater metas (muitas vezes ousadíssimas) e encerrar a jornada com bons resultados. No cenário pós-crise, então, o desafio de manter a mente sã é ainda mais difícil. Daí a importância de oferecer um apoio consistente às equipes, um papel muito importante do RH.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela International Stress Management Association (ISMA-BR) mostrou que 80% dos trabalhadores têm níveis maiores de estresse nos últimos meses do ano. Em outra pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o alerta vermelho continua: 43% dos consultados se declararam sobrecarregados. E mais: 31% se sentem pressionados pelas metas estabelecidas.

Tudo isso tem consequências: maior ansiedade, aumento de casos de burnout e sintomas físicos, como dores de cabeça, na coluna e fadiga constante. Sim, estamos diante da temida síndrome do final do ano! Mas como lidar?

1 - Diálogo em primeiro lugar  

Para evitar o estresse no trabalho, é fundamental haver liberdade e confiança em uma equipe. Assim, cada funcionário se sente à vontade para dizer se está sobrecarregado ou desconfortável com alguma coisa. Caso não exista esse espaço, o problema tende a crescer e a se espalhar. Por isso, o RH deve orientar os gestores, que estão mais próximos dos seus times, a estabelecer esse tipo de relação.

A equipe do RH também precisa dar abertura para que os profissionais o procurem sempre que for necessário. E mais do que isso: fazer pesquisas e conversas constantes para detectar problemas e propor soluções.

2 - Dê feedbacks  

O famoso feedback é um grande motivador! As equipes precisam saber que estão fazendo um bom trabalho. Isso deve acontecer durante o ano inteiro, mas no finalzinho é interessante intensificar esse tipo de conversa para enaltecer as entregas que vêm sendo feitas.

Converse com os gestores dos times e diga a eles a importância do reconhecimento profissional no dia a dia, a cada conquista.

3 - Deixe os novos desafios para o próximo ano  

Quando estamos bem pertinho do final, é um erro trazer novos desafios ou mudar as metas no meio do caminho. É comum as pessoas estarem mais cansadas nesse período. Então, se possível, o ideal é esperar para propor novos objetivos e/ou projetos. 

Claro que é interessante ouvir as novas ideias, mas deixe para implementá-las no início do ano - o gás das equipes será maior.

4 - Priorizar as tarefas é primordial  

Sem organização não há saúde mental que sobreviva! E o RH pode comunicar boas práticas especialmente para aliviar o estresse no trabalho neste final de ano. Uma delas é não querer fazer tudo ao mesmo tempo. Priorizar as entregas, por importância e deadline, é a melhor forma de fazer os projetos evoluírem. Assim, garante-se a motivação da equipe e evita-se o estresse no trabalho.

5 - Bem-estar físico e mental em dia  

A empresa deve promover tanto a saúde mental quanto a física. Disponibilizar suporte psicológico é um caminho interessante, além de ser cada vez mais desejado pela força de trabalho. Aqui na Pluxee você encontra uma série de soluções de bem-estar e saúde, um programa que olha justamente para essa frente, garantindo atendimento personalizado às equipes e aos seus respectivos familiares.

O mesmo vale para a saúde do corpo. Fazer exercícios é uma das formas mais efetivas de reduzir a ansiedade e aumentar a disposição. O RH pode estimular isso por meio da oferta de benefícios para funcionários e de ações coletivas, como corridas e caminhadas.

PEÇA UMA PROPOSTA PARA SUA EQUIPE

6 - Pressão não é a solução  

Grande parte da força de trabalho já se sente pressionada, então não colabore para que o problema aumente. O RH deve trabalhar isso, sobretudo junto aos gestores. É fundamental instruí-los para não ultrapassar os horários e concentrar as comunicações em uma plataforma específica.

7 - Flexibilize a jornada sempre que possível  

Além do trabalho, geralmente há muitas coisas para serem resolvidas no final do ano - presentes, festas, comemorações, viagens e por aí vai. Por isso, se der para flexibilizar a jornada, é uma boa alternativa para amenizar a ansiedade das equipes. Assim, é possível conciliar as atividades profissionais com as pessoais sem que nenhuma delas saia prejudicada.

8 - Estimule seus times  

Motive as equipes! Falta pouco para encerrar mais uma temporada de sucesso - e elas precisam estar engajadas. Motivação de equipe é fundamental. Pense em comunicações atrativas, mostrando que o maior trabalho já foi realizado e que agora é preciso ter forças para encerrar mais um ciclo. 

Sugira também momentos de pausa. Pode ser uma confraternização entre os times, uma palestra com alguém divertido ou um sorteio de entradas para passeios culturais, por exemplo.

9 - Trabalhe a segurança psicológica  

Um ambiente com segurança psicológica permite que as pessoas sejam quem elas são, deem opiniões e ideias, falem abertamente sobre o que sentem e se sintam à vontade para abordar questões pessoais, entre outros aspectos.

Quando o RH trabalha essa questão, dando apoio psicológico, pode identificar erros mais facilmente e corrigi-los antes que o problema evolua para um burnout, por exemplo.

10 - Termine o ano com boa energia  

Transmite esse sentimento para as equipes! É fundamental encerrar ciclo com a energia lá em cima para começar o ano bem. E uma boa maneira de fazer isso é presentear os times com algo que representa a valorização do trabalho de cada um. Conheça as soluções de vale-presente da Pluxee

Concluindo  

A síndrome do final do ano é real e uma grande aliada do estresse no trabalho. Mas a boa notícia é que o RH pode - e deve - atuar junto aos times e, sobretudo, em iniciativas com os gestores, para que a pressão diminua .

Uma boa comunicação, ações para descontrair, flexibilização de horários, são uma das iniciativas voltadas a evitar do que precisar tratar a Síndrome de Burnout, para isso contar com suporte psicológico e com o estímulo com que os benefícios das atividades físicas para com o time responsável seja também é uma ótima forma de auxiliar no bem-estar . 

Sabia que a gente pode te ajudar nesse sentido? Temos diversas soluções voltadas à melhora da experiência do colaborador, como apoio psicológico e serviço saúde, assim também como o benefício academia. Wellhubé um benefício para ser utilizado em academias, com centenas de estabelecimentos credenciados. 

Até a próxima!

Vem pra Pluxee

Cuidar da saúde mental da sua equipe vale o investimento!

Preencha os dados e um consultor especializado entrará em contato com você com a melhor oferta para sua empresa.