Como criar uma boa experiência do consumidor no seu supermercado?
4 Outubro 2022
Confira no artigo as como criar as melhores experiências no ambiente do seu estabelecimento
Ir ao supermercado é uma atividade comum na vida de qualquer pessoa, e em muitos lares temos uma ou mais pessoas responsáveis por essa tarefa, seja ela feita toda semana ou mensalmente. E o que vai determinar se o cliente vai ao seu supermercado ou ao da concorrência? A resposta é relativamente simples: saber como criar boas experiências no ambiente do seu supermercado.
O mais interessante disso é que a maioria dos supermercadistas não está atenta ao fator da experiência, o que torna a sua missão muito mais fácil. Muitos estabelecimentos estão voltados para aspectos como o preço e distribuição dos itens de forma estratégica, mas não à criação de um ecossistema onde seja estimulante e agradável comprar.
Então, se você quer descobrir como entregar a melhor experiência para o consumidor, continue a leitura!
Por que criar boas experiências para o cliente de supermercado?
Como falamos anteriormente, nem todos os supermercadistas estão preocupados em como criar a melhor experiência para o consumidor. A maioria deles está concorrendo por preço baixo e disponibilidade de marcas. Mas você pode trilhar um caminho diferente e se destacar da concorrência.
Para muitas pessoas, ir ao supermercado é uma espécie de passeio, no qual dedicam até horas do seu dia. Já para outras é uma obrigação, que eles fazem a contragosto. Já imaginou se você pudesse oferecer uma experiência extremamente agradável para todos durante esse período? Provavelmente seu cliente flutuaria entre as prateleiras, desfrutando de cada minuto.
Ter um ambiente que proporcione conforto e bem-estar é uma forma de cativar e fidelizar o seu público. Assim, você pode proporcionar outros atrativos que não dependam exclusivamente do preço. Isso ajudará a consolidar seu negócio no mercado.
O que interfere na criação de boas experiências nesse ambiente?
São muitos fatores envolvidos em uma boa experiência de compra em um supermercado, desde aspectos estruturais — como uma boa iluminação e espaço suficiente para transitar entre os corredores —, até o atendimento dos caixas e demais funcionários, por exemplo.
A maneira em que os produtos estão distribuídos nas prateleiras e a facilidade com que é possível encontrá-los também interfere. Isso vale para a distribuição de dispositivos de consulta de preços e a presença ou não de um caixa de autoatendimento, por exemplo.
Também é possível mencionar a variedade de produtos ofertados, de marcas diversificadas, produtos que o cliente não encontra tão facilmente na concorrência. Além de uma boa qualidade de produtos de hortifruti, com frutas, verduras e legumes frescos e bonitos que atraem os clientes.
A trajetória do cliente no supermercado deve ser fácil e prática para se tornar prazerosa. O excesso de pessoas procurando por itens que não encontram facilmente ou filas grandes em todos os setores podem transformar o ambiente e deixá-lo estressante. Por isso, essa também é uma questão de organização que precisa ser priorizada.
Como criar experiências e cativar o seu público?
Quer saber como levar a experiência dos seus clientes a um novo nível? Então, fique de olho em algumas dicas!
Degustação de marcas
Considerando que o seu cliente possa estar fazendo as compras do mês, em meio a uma extensa caminhada e busca pelos produtos certos, não seria agradável encontrar em um dos corredores a degustação de um produto recém-lançado? Essa tática mostra que o seu estabelecimento é antenado as novidades no ramo de alimentação, traz inovação e modernidade ao alcance do seu público.
Além disso, esse fator pode ajudar o cliente a conhecer novas marcas, facilitar a sua adesão ou ainda ajudar a escolher entre diferentes sabores, por exemplo. Essa é uma forma de promover os produtos, ao mesmo tempo em que você agrada o seu cliente.
É possível anunciar nas redes sociais quando você tiver um produto novo para degustação, isso pode ajudar a trazer a clientela para o seu estabelecimento, e já que eles estão ali, podem aproveitar para levar outros produtos também.
Promoções
O que mais atrai um cliente de supermercado são os preços, é difícil fugir disso. Portanto, é importante que você seja capaz de criar promoções estratégicas, ou seja, eleger os itens mais atrativos para fazer com que o seu público vá até o seu ponto em busca deles.
O segredo está em alinhar o preço com as promoções, incluindo as pessoas e o posicionamento, assim você conseguirá criar promoções realmente atrativas, que deem resultado, satisfaçam seus clientes e estejam alinhadas com a sua estratégia. Assim você conseguirá medir os resultados e investir cada vez mais em promoções rentáveis.
Também é essencial que você sinalize isso de forma clara e atrativa dentro do supermercado. Você pode usar cores chamativas e que contrastam umas com as outras, escrever em um tamanho bem grande, associar imagens ao produto da oferta e assim por diante. E não esquecer de colocar essas informações nas redes sociais para atrair mais clientes ao supermercado.
Destaque de produtos
Toda loja conta com produtos de menor saída. Para eles, é importante ter alguns pontos de destaque no supermercado, seja para fazer promoções ou apenas para aumentar a exposição dos itens. O ideal é, por exemplo, na ponta ou na entrada dos corredores.
Assim, você pode aproveitar para chamar a atenção do cliente para aquela mercadoria, seja por meio da organização física, de cartazes ou simplesmente pelo local onde ela está. Essa estratégia é normalmente utilizada para reforçar produtos que estão em ofertas ou promoções de sorteios das marcas, por exemplo.
Antecipação das necessidades
Você conhece o seu público? Se não, talvez seja hora de começar a se dedicar um pouco mais em conhecê-lo. Isso vai ajudar você a entender quais são as principais necessidades dos seus consumidores e, talvez, até se antecipar a elas.
É interessante usar um bom sistema de captação e análise de dados para entender quais são os itens mais vendidos em cada dia da semana ou quais vendas influenciam mais a compra de determinados itens secundários. Isso vai fazer com que você organize as prateleiras de uma maneira mais confortável para os clientes.
Organização do layout
O layout também tem uma forte influência no que você vende e na quantidade que determinado item sai. Você pode dar destaque para os produtos de maior circulação os colocando na parte central das prateleiras, por exemplo. Do mesmo modo, pode deixar um pouco mais de lado aqueles produtos que não geram tanta margem de lucro para o mercado.
Outra estratégia bacana é colocar setores de compras mais usuais no final do supermercado. Assim, até chegar à padaria ou ao açougue, por exemplo, o cliente pode entrar em contato com outros produtos que nem se lembrava de que precisava.
Atenção ao atendimento
O atendimento é um ponto chave para uma experiência satisfatória. A abordagem dos colaboradores pode ser um fator determinante entre a satisfação e a insatisfação de um cliente. Além disso, é interessante treinar os funcionários para serem prestativos e cordiais ao resolverem os problemas dos consumidores. Isso faz toda diferença.
Experiência multisensorial
Provavelmente, os lugares que causaram as melhores experiências comerciais da sua vida estão associados a cores, cheiros e sons específicos. Por isso, é importante pensar em uma experiência sensorial para acolher o seu cliente.
Ao entrar no supermercado, cada detalhe da experiência deve ser positivo, com elementos como:
- ambiente claro, amplo e organizado;
- higienização impecável, de preferência com cheiros agradáveis;
- música ambiente animada, que reduza ruídos de carrinhos ou conversas;
- aromatização das seções com aquilo que elas têm de melhor.
Existem muitas maneiras de saber se a sua estratégia para supermercado está dando certo ou não. Mas a maioria delas envolve fazer uma pesquisa com os colaboradores e clientes. Isso vai indicar o nível de satisfação do seu público, direcionar as próximas promoções e até mostrar se o atendimento está sendo eficiente.
Então, não se esqueça que ficar de olho na experiência do seu cliente pode colocar seu supermercado no topo da lista de prioridades dessa pessoa. Assim, você terá um consumidor recorrente e, com certeza, um faturamento maior.
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