Saiba como oferecer uma experiência digital e física para seus consumidores

Figital: o que é e como funciona?

13 Dezembro 2022

A mistura dos mundos físico e digital pode revolucionar a experiência do consumidor no seu estabelecimento. Saiba como.

 

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas projetam que o futuro será digital. Além dos dispositivos de transmissão, processamento e armazenamento de dados, que ampliam o contato virtual entre os usuários, existe uma nova tendência no mercado de mesclar o espaço digital ao físico: é o conceito de phygital (ou figital).

Pensando nisso, você vai encontrar aqui o que é e como funciona a experiência phygital, além de mostrar por que vale a pena mesclar o físico ao digital nos estabelecimentos. Ao final, o texto indica como o seu negócio pode aplicar essa tendência no dia a dia, por meio da implementação de chatbots, realidade aumentada, QR Code, cardápio digital, entre outras inovações. Assista ao vídeo:

 

 

Afinal, o que é phygital?

Responda rapidamente: você já escutou o termo figital por aí? De todo modo, é importante compreender que essa palavra deriva da fusão de físico e digital.

Nesse sentido, o figital designa uma abordagem diferenciada no processo de atendimento ao cliente, em que os estabelecimentos podem oferecer experiências memoráveis para os clientes, ao invés de apenas comercializar produtos e serviços que atendam à demanda do público. 

Com a pandemia, os estabelecimentos tiveram que se adaptar rapidamente ao digital com expansão ou criação de serviços de delivery, contratação de profissionais para fazer a entrega em domicílio acontecer, divulgação de seus serviços pela internet por meio das redes sociais, sites ou anúncios, já que tivemos muitas restrições de locomoção e, por muitas vezes, fechamento dos negócios durante o lockdown.

O meio digital foi uma maneira de fazer com que a operação dos estabelecimentos não fosse paralisada, porém agora com o avanço das vacinas e restrições diminuindo cada vez mais, as pessoas voltaram a frequentar os salões dos restaurantes, voltaram a se encontrar e fazer eventos em público, e para isso o mundo físico precisa funcionar normalmente.

Para que o seu estabelecimento continue prosperando, é importante conciliar os meios físico e o digital para suprir a demanda de quem se adaptou e consome online e também daqueles que não renunciam à experiência do ambiente físico. E os estabelecimentos que conseguirem mesclar os meios físico e digital por meio do conceito phygital serão os que terão mais destaque perante a concorrência para atrair novos clientes.  

Figital: o que é na prática?

No dia a dia, o figital pode ser aplicado à jornada do consumidor como um modelo de marketing e processo de atendimento ao cliente. Com isso, os estabelecimentos conseguem integrar canais de comunicação online e offline, extrapolando os resultados das vendas tradicionais e contribuindo para uma experiência inesquecível do consumidor.

Por que mesclar físico com digital no seu estabelecimento?

Primeiramente, estar sempre atualizado e acompanhar as tendências do mundo digital são características indispensáveis para crescer no mercado. E não seria diferente com o figital, que pode transformar a experiência do cliente no seu delivery ou na loja física.

Além disso, investir no figital contribui para alinhar os objetivos do seu negócio com a tendência de estratégia omnichannel (multicanais), isto é, posicionar o estabelecimento entre os mais inovadores do mercado com uma múltipla rede de canais de comunicação, seja com o suporte das plataformas digitais, seja com a ajuda do marketing offline.

Ao mesmo tempo, o varejo phygital ajuda os estabelecimentos a atrair mais consumidores, uma vez que os clientes podem entrar em contato com a marca por diversos canais. Assim, o estabelecimento impulsiona as vendas e consegue fidelizar o público facilmente.

Como aplicar a tendência do figital no seu estabelecimento?

Neste momento, você sabe por que vale a pena mesclar a experiência física com a praticidade digital no seu negócio. Mas a dúvida é como aplicar, realmente, essa tendência no seu estabelecimento, certo? Veja alguns exemplos:

  • chatbot, isto é inteligência artificial para interagir com o consumidor e agilizar o tempo de resposta ao cliente.
  • realidade aumentada, tecnologia para sobrepor elementos virtuais à experiência da realidade;
  • compra online e retirada na empresa, unindo a praticidade do delivery à experiência na loja física;
  • QR Code, facilitando a leitura de códigos de cardápios digitais nos estabelecimentos.

Neste texto, você entendeu por que os empreendedores estão ouvindo cada vez mais a expressão figital. O motivo é que essa tendência de modelo híbrido de mercado, que busca mesclar a experiência física à realidade digital, tem tudo para se consolidar, agilizando a jornada de consumo e impulsionando a fidelização dos clientes.

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