Acerte na gestão de pessoas: veja como traçar uma ótima estratégia
17 Maio 2022
Estar bem perto das equipes é fundamental para garantir excelentes resultados. Veja como isso pode ser feito no dia a dia!
Se existe um desafio para o RH, podemos dizer que se chama gestão de pessoas. Afinal, elevar o desempenho dos colaboradores sem mexer nos custos é desafiador. E, ao mesmo tempo em que esse trabalho potencializa as habilidades dos profissionais, ainda traz benefícios valiosos. Alguns exemplos: aprimora o capital intelectual da empresa, otimiza resultados e reduz o turnover.
Ou seja, gerir bem as equipes impulsiona o crescimento da companhia. Ficou na dúvida sobre como executar isso na prática? É o que mostramos a seguir. Você verá:
- Como fazer uma gestão de pessoas eficiente
- O que é necessário para ter uma boa estratégia
Gestão de pessoas: por que é tão importante?
Antes de partir para as dicas, é importante ter em mente o que é essa disciplina dentro de uma empresa de qualquer porte. Em linhas gerais, trata-se de uma vertente do RH que é responsável por definir e esclarecer quais serão as práticas adotadas pensando nos funcionários, com foco em ações inteligentes.
Seus objetivos principais são engajar, desenvolver e capacitar profissionais da organização, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Esse trabalho ainda torna os processos mais naturais, impulsiona os bons resultados e favorece a melhoria da reputação da empresa, entre outros aspectos.
Tal prática ainda estreita o relacionamento com a equipe, demonstrando o valor de cada profissional.
Mas como começar a melhorar a gestão de pessoas?
O primeiro passo é criar um setor específico dentro do RH, com profissionais focados nesse processo.Tais profissionais serão responsáveis por estimular o desenvolvimento do capital humano, conscientizando os gestores da sua importância.
Com todo mundo articulado, fica mais fácil - e até mesmo natural - pensar em ações para assegurar um excelente clima organizacional.
Quer saber o que deve ser feito no dia a dia? Veja só as dicas.
Motive os times
Um profissional desmotivado não produz como poderia e ainda está mais suscetível a aceitar uma nova proposta de trabalho a qualquer momento. Por isso, é fundamental compreender o que está causando essa falta de estímulo.
Ouça, converse, pergunte! Só assim será possível pensar em estratégias para modificar a situação e ainda sugerir melhorias que vão refletir na cultura da empresa.
Quer saber mais sobre motivação das equipes?
Leia um artigo completo e baixe um infográfico sobre retenção de talentos.
Comunicação é primordial!
Não podemos falar de gestão de pessoas sem mencionar a importância de ter um ótimo fluxo de comunicação. Aqui, o mais importante é trabalhar em uma estratégia integrada e disponível a todas as equipes.
Valorize o trabalho em equipe
Já reparou como as atividades rendem mais quando todos atuam juntos em prol de uma causa? Se as pessoas envolvidas entenderem a importância da função de cada uma e a relevância da entrega que farão juntas, o sentimento de pertencimento aumenta.
Potencialize conhecimentos e competências
Para crescer, uma empresa precisa de profissionais capacitados. O seu papel aqui é potencializar essas habilidades, dando feedback contínuo e promovendo eventos para estimular a troca entre os funcionários.
Invista em treinamento e desenvolvimento
Planeje ações com foco no desenvolvimento dos profissionais. É fundamental ter colaboradores sempre atualizados, treinados e aptos a trabalhar com as melhores soluções e inovações.
Avalie o desempenho
Com a ajuda desse indicador, você identifica quais são os colaboradores que se destacam ou aqueles que precisam de ajuda. Use métricas para te apoiar, como qualidade do trabalho, custos e tempo gasto nas tarefas do dia a dia.
Cuidado com a taxa de absenteísmo
Trata-se de um equilíbrio entre o número de faltas versus o total de horas trabalhadas de um colaborador. Se você notar que o índice do time está alto, é sinal de problemas no clima da organização.
Além disso, quando o absenteísmo é analisado de forma individual, faltar demais mostra que o profissional está passando por algum problema, seja ele pessoal ou na jornada dele como funcionário na empresa. Sempre que a taxa subir, busque descobrir o que está acontecendo para encontrar a melhor solução.
Fique de olho na satisfação do colaborador
Uma das métricas para entender o nível de satisfação é medir o clima organizacional. Como? Analisando as equipes para identificar se há algum ponto de atenção ou algum furo na estratégia. Para isso, um método eficiente é apostar em pesquisas internas.
Procure saber como anda o relacionamento junto à liderança, as percepções em relação às oportunidades de desenvolvimento e crescimento e as opiniões sobre os benefícios oferecidos.
Acerte nos benefícios
É fundamental conhecer a fundo as pessoas para poder propor o melhor pacote de benefícios. Um trabalhador que mora pertinho do escritório, por exemplo, não se encantará com um vale-transporte. Mas para aquele que atravessa a cidade, é imprescindível ter algo que resolva a questão do deslocamento para o local de trabalho.
Daí a importância de fazer a escolha dos benefícios integrada à gestão de pessoas. Os resultados tendem a ser positivos, impactando outras métricas, como produtividade, retenção de clientes, turnover e finanças. A melhor forma de colher esses bons frutos é escolher opções flexíveis, que possibilitam aos profissionais escolherem as que melhor se adaptam às suas necessidades.
Concluindo
Uma boa gestão de pessoas pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, como contratações mais certeiras, aumento da produtividade, maior atração e retenção de talentos e uma gestão mais personalizada dos benefícios.
Quando há funcionários satisfeitos, os resultados tendem a ser muito mais interessantes para todos. Ou seja, o negócio ganha como um todo. Daí a importância de ter profissionais focados nesse propósito, acompanhando e propondo melhorias sempre que preciso.
E aí, gostou das dicas? Aproveite para traçar um bom planejamento e colocar as sugestões em prática para potencializar os resultados.
Até a próxima!