nfc para restaurantes

O que é e como funciona o pagamento por aproximação?

5 Maio 2023

Entenda como utilizar o meio de pagamento NFC, cada vez mais popular em restaurantes e outros estabelecimentos.

Quem diria que poderíamos pagar pelas nossas compras sem precisar andar com dinheiro e, em alguns casos, nem digitar senha nos estabelecimentos em que compramos. Essa facilidade é possível graças à tecnologia do pagamento por aproximação, que já está presente na maioria das lojas, restaurantes, mercados e demais negócios em todo o país.

Com diversas possibilidades de aplicações, está na hora de conhecer mais sobre como pagar usando NFC e como você pode oferecer mais essa vantagem para os clientes no seu estabelecimento. Então, fique de olho neste conteúdo e aproveite todas as informações!

NFC: o que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é uma das formas de realizar transações financeiras sem contato, ou seja, sem precisar passar ou inserir o cartão na máquina e nem digitar a sua senha. Por mais estranho que isso pareça, é algo totalmente seguro para o usuário.

Aliás, essa é uma alternativa muito mais rápida para o cliente, que só precisa conferir o valor que está sendo cobrado e efetuar a transação. Essa pode ser uma ótima maneira de garantir a venda de uma maneira mais fácil e agilizar o momento do pagamento para seus clientes.

Como funciona esse tipo de pagamento por aproximação?

O grande responsável por viabilizar esse tipo de pagamento é a tecnologia NFC — Near Field Communication ou comunicação por campo de proximidade. Ela é disponibilizada por bancos, fintechs e operadoras que já produzem o cartão com o dispositivo, incluindo a Pluxee, que está em todos os meios de pagamento.

Aliás, essa tecnologia já foi aprimorada e aplicada aos dispositivos móveis e aos wearables (dispositivos vestíveis). Em outras palavras, você pode aceitar pagamentos por aproximação ou NFC no celular do cliente ou de um smartwatch. Nem o cartão é necessário mais.

Para garantir uma maior segurança ao usuário e impedir que transações indesejadas sejam feitas de forma maliciosa, os bancos estão adotando limites para transferência de valor. Assim, o usuário fica mais protegido caso seu smartphone seja roubado ou seja perdido.

Já no caso dos dispositivos móveis, para efetuar a transação, o cliente precisa desbloquear o celular e acessar o aplicativo. Então, sem a senha ou a biometria, fica impossível concluir a transação, o que também ajuda a evitar golpes.

Quais são os tipos de pagamento por aproximação?

Existem diferentes formas de pagar por aproximação, como você já percebeu. Mas antes de seguirmos adiante, que tal entender um pouco melhor sobre cada uma delas e como usar NFC para pagamento? Veja só!

Cartão físico

Geralmente é o cartão de débito, crédito ou de benefício com o recurso de aproximação. O cartão já vem com o recurso incluso e um desenho sinalizando a função de aproximação. Se o cartão não tiver esse ícone identificador, é porque ele não dispõe dessa facilidade.

No caso do cartão NFC, o cliente pode ativar ou desativar a função de aproximação diretamente no aplicativo do banco ou operadora. Se ele optar por manter ativo, basta encostar ou mover o cartão para perto da maquininha, que ele já reconhece o pagamento, sem digitar a senha.

Smartphone

Se o cliente costuma esquecer o cartão em casa e sempre precisa voltar para buscar, aqui vai uma boa notícia: ele também pode pagar aproximando o celular. Essa dica, provavelmente, vai ajudar muita gente, não é mesmo?

E como pagar com o celular? Para isso, é preciso conferir se o modelo do celular conta com a função NFC. Depois, o usuário terá que cadastrar o seu cartão de crédito em uma carteira digital. Só aí é que ele poderá usar o smartphone para pagar as compras, o que pode ser muito útil para quem sai apenas com o celular.

Smartwatch

Os relógios inteligentes ou smartwatches, que fazem a contagem dos passos, medem a pressão sanguínea e mostram as mensagens do celular, também podem ser usados para pagamento por aproximação.

A lógica é mais ou menos a mesma do smartphone. Antes de usar o recurso, o cliente precisa cadastrar um cartão de crédito ou colocar saldo em uma carteira digital, geralmente, atrelada ao aplicativo do dispositivo. Depois de autorizar as transações, é só começar a usar.

Quais são os benefícios do pagamento NFC?

Praticidade, agilidade, facilidade de uso... Não é muito difícil entender por que o pagamento por aproximação é uma boa alternativa, certo? Ela torna a vida do seu cliente muito mais prática e rápida, o que é ótimo para a experiência do consumidor com a sua marca.

Além disso, por ser tão rápido, o pagamento por aproximação também ajuda a lidar com algumas dificuldades do dia a dia do negócio, como as filas extensas em horários de pico. Se cada cliente tem um tempo menor de permanência no caixa, então, os demais não precisarão esperar tanto.

Aliás, para os clientes apressados, que estão sempre na correria e com pouco tempo, o sistema NFC é uma ótima opção para qualificar o atendimento e ter clientes. Se for mais fácil e rápido comprar na sua loja, o consumidor vai preferir o seu estabelecimento aos demais.

Como o dispositivo NFC pode ser implementado no seu comércio?

Os cartões da Pluxee também podem ser usados para pagar por NFC usando o smartphone do consumidor. Conte essa novidade para seus clientes e promova o pagamento por aproximação, mostrando que seu negócio investe em inovação e tecnologia.

E se você ainda não usa nenhum serviço de pagamento por aproximação, é interessante conferir se essa opção está disponível para o seu negócio. O primeiro passo é checar se a sua maquininha já conta com a função NFC. Então, dê uma olhada em busca do ícone que indica essa função.

Caso sua maquininha não tenha o símbolo, pode ser uma boa hora para atualizar o seu equipamento. Entre em contato com a administradora da máquina e solicite mais informações sobre a substituição da sua maquininha atual ou sobre a compra de uma mais moderna.

Esse pode ser um investimento interessante para qualificar ainda mais o seu negócio. Como você viu, não aceitar pagamento por aproximação pode tornar as suas filas maiores e, até mesmo, afastar aqueles clientes não gostam de esperar ou que buscam mais praticidade e tecnologia no dia a dia.

Então, agora que você já está por dentro do assunto, é hora de começar a divulgar para os clientes essa facilidade. Não se esqueça de postar nas suas redes sociais que o seu estabelecimento aceita pagamento por aproximação!