Recrutamento e seleção por competências
17 Maio 2024
Como selecionar os profissionais adequados para ter uma equipe produtiva.
Analisar apenas o currículo e as habilidades técnicas dos profissionais já não é suficiente nos processos de recrutamento e seleção de Recursos Humanos. Atualmente, é preciso identificar talentos alinhados à cultura da empresa e com alto potencial de desempenho. Na seleção por competências, destaca-se a análise das soft skills como um diferencial competitivo. Indivíduos qualificados e culturalmente alinhados tendem a ser mais engajados, contribuindo para resultados superiores.
O que é a seleção por competências?
A seleção por competências é um método aplicado nos processos de contratação para identificar candidatos com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para determinada função. Além da análise de currículos, esse tipo de seleção avalia soft skills, perfil comportamental e fit cultural. O mapeamento dessas competências envolve etapas específicas, como testes de análise preditiva e de personalidade, dinâmicas em grupo e entrevistas direcionadas.
Qual é o significado da palavra ‘competências’?
O termo está associado às habilidades de uma pessoa, relacionando-se mais a aspectos comportamentais do que técnicos. As competências são uma combinação de comportamentos, conhecimentos prévios e capacidade de emitir julgamentos. A abordagem requer um entendimento profundo das pessoas, testando suas características e cruzando dados sobre desempenho.
Quais são os tipos de competências?
Existem competências técnicas, interpessoais e conceituais. Algumas das características mais procuradas incluem liderança, comunicação eficiente, autonomia, determinação, boa gestão emocional, empatia, criatividade, flexibilidade, visão sistêmica e pensamento analítico.
Como realizar a seleção por competências nas empresas?
Algumas dicas podem ajudar o setor de Recursos Humanos no processo de seleção por competências:
- Analise o perfil da organização e mapeie competências;
- Defina habilidades necessárias para cada função;
- Avalie o banco de talentos da empresa;
- Invista em análise preditiva nos processos seletivos;
- Aplique testes técnicos e entrevistas direcionadas;
- Invista no desenvolvimento de talentos.
Além disso, algumas ferramentas podem ajudar os gestores nesse processo:
- Assessment: estratégia para mapear competências e avaliar a compatibilidade com a função.
- Teste de personalidade: útil para conhecer características e comportamentos, facilitando a escolha de talentos alinhados à equipe.
- Plataforma de recrutamento e seleção: mapeia atitudes e potencialidades à vaga.
- Avaliações técnicas: medem conhecimentos específicos e habilidades.
Quais as vantagens da seleção por competências?
O processo resulta em um RH Estratégico mais valorizado, estratégico e ágil. Além disso, permite a seleção de pessoas mais alinhadas à missão, valores e rotina da empresa, melhorando o clima no ambiente de trabalho. Aumenta ainda as chances de formar equipes de sucesso com base em conhecimentos, habilidades e atitudes. Por fim, a seleção por competências contribui para a retenção de profissionais qualificados, reduzindo desligamentos e aumentando a produtividade. Vale lembrar que, após a contratação, uma forma eficaz de garantir a satisfação dos colaboradores é oferecer vantagens como um cartão de multibenefícios da Pluxee.