Como atrair mais clientes para seu estabelecimento? Aposte nas mídias sociais e veja os resultados

Guia completo das redes sociais para o seu estabelecimento!

27 Maio 2024

Saiba como aproveitar o melhor de cada plataforma para fazer o seu negócio bombar.

Quer saber como atrair mais clientes? Comece investindo o seu tempo gestão de redes sociais! São ótimos canais para chamar a atenção do público, divulgar promoções e alcançar ainda mais pessoas. 

O melhor de tudo é que há várias ferramentas e dicas que podem facilitar o seu trabalho. Nós, claro, trazemos as principais para te ajudar nessa jornada! Vem com a gente para ver:

  • Redes sociais para empresas: por que vale a pena apostar nesse caminho?
  • Quais ajudam a atrair mais clientes?
  • Recursos simples e gratuitos para começar agora mesmo a produzir conteúdo
  • Como programar as publicações?
  • Por que o WhatsApp Business é essencial?
  • Tipos de conteúdo que bombam na rede
  • Boas práticas para atrair mais clientes
  • Tendências para os próximos meses

Redes sociais para empresas: por que vale a pena apostar nesse caminho?Estabelecimento conectado é aquele que se destaca! Para se ter uma ideia da importância das redes sociais para as empresas, o estudo We Are Social mostrou que 78% da população brasileira está em pelo menos uma delas. É muita coisa!

De acordo com o Sebrae, criar e manter um perfil nessas plataformas é uma ótima maneira de fortalecer a marca, manter contato com o público, gerar leads (clientes em potencial), aumentar o volume de vendas e, claro, faturar mais.

Viu só quantas vantagens? Mas esse trabalho exige foco, dedicação e constância. De nada adianta fazer uma publicação aleatoriamente e depois nunca mais alimentar os perfis. Você precisa planejar e reservar um tempinho para essa tarefa. A dica de ouro é separar, ao menos, duas horinhas na semana para pensar sobre os posts, preparar os materiais visuais, redigir os textos e programar o que deseja divulgar. E se liga só nessa boa notícia: várias ferramentas gratuitas te ajudam a produzir tudo isso. Falaremos sobre elas mais à frente.

Quais redes sociais ajudam a atrair mais clientes?

Primeiro, você precisa definir onde o seu estabelecimento estará. Ou seja, em quais redes sociais vai criar o seu perfil. Olha só as principais opções e o peso de cada uma delas na sua estratégia de marketing digital:

  • WhatsApp: uma ferramenta importantíssima para trabalhar a divulgação de produtos, serviços e novidades e também o relacionamento com o cliente. A rede é, inclusive, a preferida dos brasileiros, de acordo com o estudo We Are Social.
  • Instagram: ideal para atingir o grande público! É a segunda rede social com mais usuários no país. Por ter foco em imagens e vídeos, ajuda a na gestão de redes sociais, aproximando o estabelecimento da clientela, mostrando o dia a dia, pratos do cardápio, novos espaços e por aí vai.
  • Facebook: terceira rede mais usada pelos brasileiros, atrai, geralmente, uma audiência mais madura. O conteúdo do Instagram pode ser facilmente replicado no Facebook - e aí você economiza tempo alimentando as duas de uma vez.
  • TikTok: já é a quarta rede com mais adeptos no Brasil. Geralmente, é um público mais jovem, que procura conteúdos dinâmicos. É interessante estar lá porque costuma ser uma vitrine para produtos e novidades - muitas marcas e estabelecimentos têm impactado mais pessoas por conta de vídeos criativos divulgados em seus perfis. Quem sabe o seu também não se destaca por ali,ajudando a atrair mais clientes?

Se você conseguir estar presente nas redes sociais dessa listinha, perfeito! Caso todas elas não caibam no seu dia a dia, uma boa dica é começar com o WhatsApp e o Instagram, tendo o conteúdo replicado diretamente no Facebook. Vamos nessa?

Mas como começar a vender nas redes sociais?

Tenha em mente que você vai precisar de dois elementos: textos atrativos e conteúdo visual, como vídeos e imagens. E, aqui, alguns programas fáceis de mexer podem te ajudar a economizar tempo. Veja só!

Canva
Você consegue criar artes para as suas redes sociais de um jeito simples e rápido. E o melhor: tudo online. Não precisa baixar aplicativos ou programas. A maior parte dos recursos é gratuita, o que não pesa no seu orçamento. É possível criar logos, vídeos, apresentações, cartazes, stories e até mesmo animações. Está aí uma plataforma que faz a diferença no dia a dia de quem deseja investir em conteúdo.

ChatGPT
Tem dificuldades em escrever as legendas? O ChatGPT pode te ajudar! Ao realizar o cadastro e login, você verá um campo de busca. Depois, é só dizer o que deseja: "uma legenda para Instagram anunciando uma promoção". A plataforma vai te dar uma sugestão. Será uma base para você começar. Depois, dê os seus toques ao conteúdo para não ficar na mesmice! Lembre-se: nada substitui a criatividade humana! Outro recurso semelhante é o Google Gemini. Veja qual funciona melhor para você e aproveite as facilidades.

Trello
Este programa é TU-DO na vida de quem deseja se organizar. Você consegue fazer uma gestão muito mais organizada das suas publicações nas redes sociais, como um calendário com as postagens e o status de cada uma. Assim, tem um controle do que já foi feito e dos posts que ainda estão pendentes. Há uma versão gratuita do software.

CapCut
Quer ter vídeos e stories criativos? O CapCut é uma ótima ideia. Fácil de usar, permite editar os conteúdos rapidamente, inserir legendas e frases animadas. Tudo de um jeito simples, mas com carinha de profissional. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas há algumas funcionalidades pagas.

E para programar as publicações?

Sabemos que a rotina é cheia e que não dá para ficar parando para postar a todo momento. Por isso, algumas dicas de gestão de redes sociais fazem a diferença no dia a dia. Facebook e Instagram, por exemplo, permitem que você agende as publicações diretamente pelos aplicativos. Como pertencem à mesma empresa, a Meta, você consegue associar uma conta a outra. Assim, as publicações são feitas nas duas redes.

Outra dica é usar o Meta Business Suite, uma plataforma que permite fazer agendamentos e também publicidade. Para começar a usar, é só acessar a plataforma, realizar o login com os dados da sua conta (do Facebook ou do Instagram) e seguir os passos indicados.

Bora de Zap? 

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para os estabelecimentos. Você tem acesso a recursos interessantes que a versão normal não possui. Alguns exemplos:

  • Informações detalhadas: é possível adicionar o horário de funcionamento e a localização facilmente.
  • Mensagens automáticas: dá para programar mensagens automáticas para que o cliente não fique esperando.
  • Envio em lista: é possível disparar novidades para todos os seus contatos. Em restaurantes, por exemplo, compartilhe facilmente o cardápio do dia ou novas promoções.
  • Chat com a clientela: você consegue configurar um link que leva automaticamente para o WhatsApp, como se fosse um chat. É viável inserir, inclusive, um botão nos anúncios no Instagram e no Facebook que direciona o seguidor para a conversa na plataforma.
  • Catálogo de produtos: espaço para incluir o que o cliente encontrará no seu estabelecimento, seja o cardápio ou então itens disponíveis para a compra.

Estar presente nas redes sociais para empresas é muito importante para construir um relacionamento com a clientela. E facilitar a vida do público também! Tudo sem custos, já que essas funcionalidades são gratuitas.

Tipos de conteúdo que bombam nas mídias sociais: como se destacar?

Você vai notar que no Instagram há a opção de "reel". É um vídeo mais dinâmico que você publica no seu feed (área de postagens). Geralmente, esse tipo de conteúdo tem mais alcance do que as imagens estáticas, por exemplo. Stories também são importantes, pois estimulam o engajamento e são materiais mais fáceis de fazer e de postar.

Outra dica é dar as caras na rede. As pessoas gostam quando o conteúdo é humanizado. Ou seja, sempre que há pessoas mostrando o ambiente, por exemplo, ou dando dicas. Se você gosta de falar para as câmeras, se jogue nessa ideia! É um diferencial mostrar quem está por trás de tudo o que acontece no estabelecimento.

Boas práticas aplicadas às redes sociais para empresas

Algumas ações/hábitos ajudam a garantir uma imagem positiva à sua presença nas redes sociais. Veja só alguns exemplos:

  • Trocas: é fundamental responder todas as interações, sobretudo as perguntas. É muito chato quando você estimula o engajamento e não dá bola para ele em seguida. Então, dê uma olhadinha sempre que possível e retorne. Lembre-se de escrever com simpatia, cumprimentando sempre os clientes, em tom de conversa. Você pode preparar uma planilha com possíveis perguntas do público e já deixar algumas respostas prontas para elas. Assim, facilita na hora de interagir!
  • Não apague comentários negativos: isso geralmente dá um problemão daqueles! A pessoa fica incomodada e amplifica o problema. Tente entender o que aconteceu e coloque-se à disposição para ajudar.
  • Não se envolva em confusões: o perfil do seu negócio deve ser totalmente profissional. Deixe suas opiniões pessoais para outra esfera. 
  • Atualize sempre: tenha, ao menos, uma postagem por semana para movimentar as suas redes sociais corporativas. Isso vai fazer as pessoas se interessarem por ela.
  • Divulgue coisas boas: as pessoas têm valorizado empresas que trabalham pautas ESG (sigla, em inglês, para meio ambiente, social e governança). Em poucas palavras, se você faz alguma ação parceira do meio ambiente, como reciclagem de lixo e economia de água, entre outras, considere incluir no seu calendário de publicações. É um ótimo caminho para se destacar e atrair clientes!

Tendências em redes sociais para os próximos meses

As mídias sociais mudam a cada momento! Por isso, é importante ter atenção às novidades. Separamos algumas especiais com potencial para turbinar o seu perfil empresarial nas redes.

  • Autenticidade: as pessoas querem conteúdos autênticos, não genéricos. A ideia é usar a criatividade para produzir algo que faça sentido para o seu público. Mostre bastidores, curiosidades, pessoas que trabalham com você. Tudo isso fará a diferença.
  • Atendimento ao cliente: as redes sociais se transformaram em uma forma mais fácil e rápida de acessar as marcas. Atender bem as pessoas é fundamental para se destacar.
  • Microinfluencers: influenciadores digitais ajudam a divulgar o negócio! Considere fazer parcerias com pessoas que têm uma base menor, mas que topariam integrar a sua estratégia de marketing digital. Você pode propor permutas, por exemplo, e enviar brindes para que eles façam a divulgação.
  • Inteligência Artificial: ferramentas de IA ajudam a otimizar o trabalho nas redes sociais, desde a criação do conteúdo até a análise das métricas. E o melhor: muitas são gratuitas e fáceis de usar! É possível criar uma narração para o seu vídeo com vozes geradas por plataformas, como o TTS Maker, por exemplo.

Concluindo

Estar nas redes sociais para corporações é fundamental para atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento. Diversos recursos te ajudam na criação e na gestão dos conteúdos - de modo automatizado. E o melhor: há vários que não custam nada. Trouxemos aqui alguns exemplos e tendências para te mostrar que dá para se aventurar por esse mundo!

Sim, ficou bem claro que estamos diante de ferramentas poderosas para promover o seu negócio, não é mesmo? Então, aproveite todas as vantagens desses recursos e ganhe relevância na internet, além de novos clientes e muito mais sucesso.

Além disso, aproveite para conhecer as soluções corporativas da Pluxee, que podem ajudar a impulsionar ainda mais o seu negócio. Desde benefícios para funcionários até ferramentas de pagamento seguras e práticas, temos tudo para apoiar o crescimento do seu estabelecimento.