Filtrar
Gestão de Pessoas

Como serviços de frota e vale combustível geram economia na empresa?

08/04/21 18:03

É possível reduzir até 20% dos custos operacionais com combustível e manutenção usando soluções digitais de gestão de frota

Uma empresa que conta com uma frota nas ruas sabe que seus produtos podem estar presentes em todos os mercados considerados importantes. Manter os veículos corporativos, no entanto, exige um baita desafio, tanto em relação a sua gestão quanto no que diz respeito aos gastos.

Um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral mostrou que, em 2017, os gastos com logística representavam em média 12,37% do faturamento bruto de uma empresa, podendo chegar a mais de 26% dependendo do segmento em que ela atua. O número é maior do que em vários outros mercados: na China, esses custos são em média 10% e nos Estados Unidos, 8,5%. 

A diminuição dos custos de frota é, portanto, essencial para reduzir a despesa logística. A boa notícia é que há soluções digitais capazes de oferecer uma economia de até 20% – como o Wizeo, solução da Sodexo para gestão de frotas.

“O Wizeo é a solução que possibilita a gestão dos gastos com combustível, estabelecendo regras de utilização e relatórios de gestão que garantem a melhor tomada de decisão dos gestores.”, afirma Tais Alvim, head de estratégia para os produtos de Mobility da Sodexo Brasil.

Confira no infográfico abaixo todos os produtos de mobilidade da Sodexo e as vantagens para empresas clientes, colaboradores e postos de gasolina/distribuidores.

 

Produtos de gestão de frota da Sodexo Cartão combustível e gestão de frotas na Sodexo 

Baixe o infográfico:
Gestão de frota: soluções da Sodexo

 

COMO O WIZEO FUNCIONA?

 

Muito mais do que um cartão de abastecimento, o Wizeo é uma solução para a gestão completa da performance dos veículos. Além de contribuir para redução de até 20% dos custos na gestão de frotas, ele conta com serviços complementares automatizados, como recolhimento das NFes de forma 100% digital para fins de créditos fiscais.

 

O sistema online permite ainda a definição de mais de 30 regras de utilização do cartão para cada veículo, proporcionando mais segurança nos gastos.

 

Tanto os gestores de frota quanto os motoristas contam com aplicativos com funcionalidades específicas, que os ajudam em suas tarefas diárias.

 

Para os gestores, o app possibilita acompanhar as transações de compra, alterar limites dos cartões e liberar restrições automaticamente. Ele ainda oferece relatórios online para otimizar a gestão.

 

Para os motoristas, o aplicativo mobile facilita o dia a dia na estrada ou na cidade, permitindo a localização dos postos de combustível credenciados mais próximos de onde ele está (a rede conta com 5 mil) e oferecendo a melhor rota até eles, além de possibilitar consulta de saldo e indicadores do veículo.

 

“O sistema Wizeo integra-se com outros sistemas de gestão corporativos e soluções de telemetria”, lembra Tais.

 

O QUE É O WIZEO TRADE?

 

Há dois anos em seu portfólio, o Wizeo Trade é o produto mais recente da família Mobility, voltado para empresas que têm postos internos.

 

“Por meio desse serviço, um time de especialistas negocia preços diretamente com distribuidores e TRRs”, afirma Tais, referindo-se ao transportador revendedor retalhista.

 

O serviço não se encerra aí. Depois de descobrir a melhor oferta, o Wizeo Trade ainda realiza a gestão das compras até a entrega do combustível no posto interno das empresas clientes.

 

“Ele representa uma inovação, porque é a primeira solução no mercado que alia a gestão de abastecimento com a gestão de compra de combustíveis para posto interno no Brasil”, diz a head de estratégia.

 

Esse controle com os abastecimentos internos e externos é oferecido por meio de relatórios online. Assim, o produto oferece economia, garantida pela concentração de volumes negociados.

 

Nesses dois anos em operação, o Wizeo Trade já negociou mais de 30 milhões de litros para seus clientes.

 

“O serviço de negociação de combustíveis, somado à gestão do consumo dos veículos tanto na bomba interna quanto na rede de postos credenciados, recolhimento das Nfes, integração com telemetria e relatórios de gestão formam um oferta completa para os transportadores, que também podem contar com os produtos de Alimentação, Refeição, Incentivos e Seguros da Sodexo para seus colaboradores”, diz Tais.

 

QUAIS AS VANTAGENS DO COMBUSTÍVEL PASS?

 

Além das soluções para frota, a Sodexo também oferece o Combustível Pass, opção para empresas que buscam maneiras de simplificar e automatizar os reembolsos e a conta com as assistências aos veículos particulares que seus colaboradores usam.

 

O cartão garante acesso a uma das maiores redes de abastecimento do país, com mais de 7 mil postos de gasolina, e elimina os vales em dinheiro, dando mais segurança à empresa e ao colaborador. Com o aplicativo Sodexo Club, o usuário pode encontrar os postos mais próximos de sua localização.

 

“Ele também proporciona economia de até 10% em rotinas administrativas, uma vez que os processos da empresa são otimizados”, afirma Tais.

 

Outra grande vantagem do Combustível Pass é que ele vem com dois serviços exclusivos para os usuários do cartão: assistência 24h para o veículo e seguro para acidentes pessoais.

 

 

Projeto Draft

 

Este artigo é resultado de uma
parceira da Sodexo com o Projeto Draft.

 

Mais conteúdo sobre gestão de frotas:

Dicas sobre gestão de frota para iniciantes

 

Como ser um bom gestor de frotas?