Filtrar
PME

PMEs: como aproveitar o PAT

20/06/22 08:00

Saiba o que seu negócio pode ganhar ao participar do Programa de Alimentação do Trabalho

Vantagens do PAT para pequenas empresas

Não é novidade que as PMEs são essenciais para a economia nacional. Segundo o Sebrae, elas representam 99% das empresas brasileiras, movimentam o PIB em 27% e geram 62% dos empregos de carteira assinada aqui no Brasil.

Por outro lado, o grande desafio dessas empresas é se manterem competitivas no mercado, já que há muitos custos relacionados à operação do negócio, principalmente no que diz respeito a tributos.

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma das alternativas para as pequenas e médias empresas reduzirem os custos, garantindo uma alimentação de qualidade ao colaborador e contribuindo para a sua produtividade.

Quer saber mais? Confira, abaixo, as vantagens de se cadastrar no PAT e impulsione seus resultados!

Isenção de encargos sociais

Ao se inscrever no PAT, a PME pode ficar isenta de encargos sociais como a contribuição previdenciária e contribuição do FGTS relacionados ao valor dos benefícios de alimentação. O benefício não configura salário e ajuda a diminuir a carga de impostos.

Artigo: saiba tudo sobre as isenções fiscais do PAT

Liberdade na hora de conceder o benefício

A PME pode proporcionar benefícios relacionados à alimentação dentro dos modelos propostos pelo PAT e, aqui na Sodexo, você pode contratar os cartões vale-alimentação ou vale-refeição separados, ou com as duas carteiras em um cartão único.

A regulação não impede que a organização ofereça mais de um benefício por funcionário, mas é recomendado que o valor do saldo seja igual para todos os funcionários. Vale lembrar também que é preciso ficar atento à convenção coletiva da categoria à qual seus colaboradores pertencem.

Vantagens do PAT para pequenas empresas

Baixe nosso e-book para tirar suas dúvidas sobre as mudanças no PAT e as regras do auxílio alimentação.

Melhora no desempenho da equipe

A implementação de benefícios, no geral, é uma grande fonte de retenção de talentos, produtividade e motivação da equipe.

 

Devido ao aumento no valor dos alimentos, cada vez mais a garantia de comida na mesa por parte do empregador vem sendo fator decisório para que o candidato se mantenha na vaga.

Leia mais: Mais de 80% dos profissionais reconhecem o valor do benefício alimentação

Por que contratar os serviços da Sodexo?

Ao escolher o vale-alimentação e vale-refeição da Sodexo, sua empresa consegue aproveitar o PAT com maior cobertura e, ainda, você conta com a ajuda de especialistas para conseguir os melhores resultados. Somos aceitos em   600 mil estabelecimentos e estamos adequados às novas regras que entraram em vigor.

A Sodexo ainda oferece ao seu funcionário o acesso ao Sodexo Club, um app de vantagens 100% gratuito, repleto de serviços e ofertas exclusivas.

Leia também:

Por que oferecer vale refeição é bom para a empresa?

Vale-alimentação e refeição: o que pode e o que não pode?