Incentivos do PAT para pequenas empresas. Veja no artigo.

PMEs: como aproveitar o PAT

4 Maio 2023

Saiba o que seu negócio pode ganhar ao participar do Programa de Alimentação do Trabalho

Não é novidade que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são essenciais para a economia nacional. Segundo o Sebrae, elas representam 99% das empresas brasileiras, movimentam o PIB em 27% e geram 62% dos empregos de carteira assinada aqui no Brasil.

Por outro lado, o grande desafio dessas empresas é se manterem competitivas no mercado, já que há muitos custos relacionados à operação do negócio, principalmente no que diz respeito a tributos.

Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é uma das alternativas para as pequenas e médias empresas reduzirem os custos, garantindo uma alimentação de qualidade ao colaborador e contribuindo para a sua produtividade.

Quer saber mais? Confira, abaixo, as vantagens de se cadastrar no PAT e impulsione seus resultados!

Isenção de encargos sociais

Ao se inscrever no PAT, a PME fica isenta de encargos sociais, como a contribuição previdenciária e contribuição do FGTS relacionados ao valor dos benefícios de alimentação. O benefício não configura salário e ajuda a  diminuir a carga de impostos.  

Artigo: saiba tudo sobre as isenções fiscais do PAT

Liberdade na hora de conceder o benefício

A PME pode proporcionar benefícios relacionados à alimentação dentro dos modelos propostos pelo PAT e, aqui na Sodexo, você pode contratar os cartões vale-alimentação ou vale-refeição separados, ou com as duas carteiras em um cartão único.

A regulação não impede que a organização ofereça mais de um benefício por funcionário, mas é recomendado que o valor do saldo seja igual para todos os funcionários. Vale lembrar também que é preciso ficar atento à convenção coletiva da categoria à qual seus colaboradores pertencem.

Quer saber mais sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador? 
Baixe gratuitamente o Guia do PAT

Melhora no desempenho da equipe

A implementação de benefícios, no geral, é uma grande fonte de retenção de talentos, produtividade e motivação da equipe.

Devido ao aumento no valor dos alimentos, cada vez mais a garantia de comida na mesa por parte do empregador vem sendo fator decisório para que o candidato se mantenha na vaga.

Leia mais: Mais de 80% dos profissionais reconhecem o valor do benefício alimentação

Por que contratar os serviços da Sodexo?

Ao escolher o vale-alimentação e vale-refeição da Sodexo, sua empresa consegue aproveitar o PAT com maior cobertura e, ainda, você conta com a ajuda de especialistas para conseguir os melhores resultados. Somos aceitos em   600 mil estabelecimentos e estamos adequados às novas regras que entraram em vigor.

A Pluxee ainda oferece ao seu funcionário o acesso a um app de vantagens 100% gratuito, repleto de serviços e ofertas exclusivas.

Leia também:

Por que oferecer vale refeição é bom para a empresa?

Vale-alimentação e refeição: o que pode e o que não pode?