mel açúcar branco ou mascavo

Mel, açúcar branco ou mascavo? O que usar no dia a dia?

20 Junho 2023

O que você usa para adoçar bebidas e na hora de preparar um doce? Confira as diferenças entre cada um desses ingredientes no artigo abaixo.

Para adotar uma dieta mais saudável, muitas vezes é preciso deixar alguns hábitos de lado. O consumo de açúcar branco, por exemplo, pode ser substituído por açúcar mascavo ou mel. Segundo os especialistas, os dois últimos são opções mais nutritivas mas, por serem muito calóricos, precisam ser consumidos com moderação.

Mel ou açúcar mascavo? 

O mel é uma importante fonte de potássio e tem ação antioxidante. Em uma colher de sopa tem, em média, 61 calorias. Rico em minerais e vitaminas, o mel contribui para melhorar a imunidade porque seu consumo pode prevenir inflamações. Além disso, estudos mostram que o mel pode conter uma vitamina do complexo B chamada colina, muito importante para a a proteção cerebral e cardiovascular.

O açúcar mascavo é uma opção saudável porque não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino do açúcar branco. Por isso, ele mantém mais nutrientes em sua composição, como ferro e cálcio. Assim com no caso no mel, o açúcar mascavo é calórico e não deve ser consumido em excesso . São 73 calorias em  uma colher de sopa.  

Você pode alternar entre as duas opções, sempre de olho nas calorias, mantendo um equilíbrio.

Quer saber mais sobre como substituir açúcar por mel ou sobre diferenças entre açúcar branco e mascavo? Não consegue largar o açúcar branco? Uma alternativa pode ser o açúcar orgânico demerara: ele mantém alguns nutrientes (como o mascavo) e traz menos aditivos que podem ser prejudiciais para sua saúde.

Muitas vezes, o consumo de açúcar está diretamente ligado ao que se chama de fome emocional. Com anda sua relação com a comida? Veja dicas para ter uma relação mais saudável com sua alimentação neste conteúdo especial sobre o tema do programa Viver Bem.