Como evitar intoxicações alimentares dentro de casa

Como evitar intoxicações de alimentos em casa

4 Dezembro 2023

Saiba armazenar e higienizar corretamente os alimentos para garantir um consumo seguro

Evite intoxicações alimentares em casa com essas dicas

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos contaminados causam 420 mil mortes por ano. E muitos casos poderiam ser evitados com cuidados básicos na higienização, já que os alimentos contaminados podem provocar intoxicações alimentares e infecções gastrointestinais graves.

Assim, ao comprar itens alimentícios com seu cartão vale-alimentação, é preciso ter alguns cuidado. Pensando nisso, pesquisadores da FoRC-USP desenvolveram uma cartilha com erros mais comuns na higiene de alimentos e algumas orientações. Conheça os erros mais comuns:

  1. Lavar frango na pia

Lavar o frango na pia é um dos erros mais frequentes, mas esse hábito é considerado perigoso porque o jato de água da torneira costuma respingar ao redor. Com isso, você pode estar contaminando a louça, pois as gotículas que atingem a carne podem adquirir patógenos do alimento. A melhor forma de eliminar as bactérias é pelo cozimento.

  1. Usar somente água para higienizar vegetais

Outro erro comum é lavar somente com água os vegetais consumidos crus. Ainda que essa limpeza superficial ajude na eliminação de impurezas, ela não consegue eliminar totalmente os micro-organismos da superfície. A orientação é imergir os produtos em água e hipoclorito de sódio durante 15 minutos, depois lavar em água corrente.

  1. Usar os mesmos utensílios domésticos para ingredientes diferentes

Cortar carne crua e usar a mesma tábua ou faca para destacar folhas de alface, por exemplo, é um hábito que oferece risco de contaminação cruzada. Isso porque os micro-organismos presentes na carne podem ser transmitidos para a verdura.

  1. Não limpar as mãos antes de mexer nos alimentos

A higiene das mãos no preparo da comida é indispensável, pois os patógenos presentes nos dedos e unhas podem ter contato com o alimento e provocar a contaminação cruzada. Por isso é importante lavar as mãos com água e sabão antes de começar qualquer receita.

  1. Não colocar os alimentos no local adequado da geladeira

A temperatura pode variar consideravelmente em cada compartimento da geladeira. Alimentos frescos ou cozidos devem ficar na parte mais fria, enquanto temperos, bebidas e conservas não precisam de temperaturas tão baixas.

  1. Esperar a comida esfriar antes de colocá-la na geladeira

Esperar a comida esfriar antes de colocar na geladeira também é um erro, pois cada micro-organismo tem uma temperatura ideal para se multiplicar, sendo que a temperatura mais baixa é capaz de impedir a reprodução acelerada dos patógenos.

  1. Não fazer a limpeza periódica da geladeira

Por fim, é preciso lembrar de fazer a limpeza periódica da geladeira, eliminando restos que caem dos recipientes. Isso porque esse material orgânico pode servir de alimento para micro-organismos.

Leia também:

Como higienizar a armazenar alimentos frescos