Limão em jejum: mitos e verdades
5 Julho 2024
Será que existem benefícios de tomar limão em jejum? Entenda mais sobre o assunto!
O limão é uma fruta incrível que ajuda na imunidade e dá um gostinho delicioso para alguns alimentos. Por isso ele está presente na alimentação de boa parte dos brasileiros.
Há quem diga ainda que tomar água com limão em jejum traga benefícios à saúde, mas não existem evidências científicas para a prática. A seguir, confira os mitos e verdades sobre o tema.
Tomar limão em jejum ajuda a emagrecer?
Mito. Do ponto de vista científico, não há benefícios na prática.
Muitas pessoas apontam que a pectina, uma fibra da fruta, tem o poder de aumentar a saciedade e reduzir o apetite - e isso ajudaria no emagrecimento. Porém, essa fibra concentra-se na casca - se a pessoa tomar o sumo do limão pode não usufruir deste benefício.
A solução, portanto, para aumentar o consumo de fibras é comer algumas frutas com casca, como a maçã, uva, laranja com bagaço.
O limão ajuda a desintoxicar?
Mais um mito. Não existe alimento desintoxicante. Porém, a fruta melhora a digestão, já que o ácido cítrico presente no limão aumenta a secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo.
O limão equilibra o PH do sangue?
Mito. O corpo humano possui diversos mecanismos para que o sangue fique em equilíbrio. Por mais que seja um alimento saudável, o limão não chega a purificar o organismo.
A fruta melhora o funcionamento do organismo?
Verdade. O limão é rico em vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade. Além disso, o ácido cítrico em jejum ajuda a aumentar a secreção de ácidos gástricos, melhorando o processo digestivo.
Ficou interessado nos benefícios do limão? Então coloque a fruta na sua lista de compras para a próxima ida ao mercado com seu vale-alimentação.
Referência: Dra. Sophie Deram