Diabéticos podem comer carboidratos?
5 Julho 2024
Pacientes diabéticos precisam ter um cuidado a mais em relação aos hábitos alimentares, principalmente quando falamos de carboidratos
Pacientes diabéticos possuem algumas restrições alimentarem e podem se sentir inseguros na hora de ingerir alguns tipos de alimentos, principalmente doces e carboidratos. Mas a verdade é que as pessoas com diabetes podem sim ingerir alguns tipos de carboidratos seguindo todos os cuidados e orientações médicas, já que a ingestão de grandes quantidades do nutriente pode levar ao aumento da glicemia no sangue, o que é um risco os diabéticos.
Quais são os tipos de carboidratos?
Os carboidratos, de forma geral, são os alimentos responsáveis por dar energia para o organismo exercer suas funções básicas. O grupo nutricional pode ser classificado de duas formas: carboidratos simples e complexos. O que os diferencia é o tempo que o organismo leva no processo de digestão.
Leia mais: como fazer escolhas saudáveis no supermercado
Carboidratos simples
Os carboidratos simples são digeridos rapidamente pelo nosso organismo, o que gera os picos de glicose. Além disso, por conta da rápida absorção, os carboidratos simples fazem com que a pessoa sinta fome mais rapidamente. As principais fontes de carboidratos simples são bebidas adoçadas, pão com farinha branca, biscoitos, sorvetes, batata frita, massas refinadas, doces e bolos.
Carboidratos complexos
Já os carboidratos complexos são ricos em fibras que ajudam a controlar o açúcar do sangue. O corpo também leva mais tempo para digerir esse tipo de carboidrato, fazendo com que a glicose seja liberada gradualmente e prolongue a sensação de saciedade. Algumas das melhores fontes de carboidratos complexos são frutas, grãos, legumes, tubérculos e cereais integrais.
A beterraba é bom exemplo de alimento natural com carboidrato que pode ser ingerido por diabéticos. Ela é rica em vitaminas, minerais e carboidratos complexos. Dessa forma, a beterraba pode estar presente na rotina alimentar de um diabético, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Vale lembrar que uma dieta equilibrada é o caminho para uma alimentação saudável para qualquer pessoa. Consulte seu nutricionista para uma orientação personalizada, pois assim saberá quanto de carboidrato deverá consumir em cada refeição.
Se você recebe o vale-alimentação da Pluxee, pode fazer boas escolhas no supermercado e garantir uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada para você e toda a família. Ainda não tem o benefício? Então peça para o seu RH!