Chocolate faz bem pra saúde? Descubra no nosso artigo!

5 benefícios do chocolate para a saúde

31 Março 2022

Você sabia que chocolate além de gostoso, quando consumido com moderação traz benefícios para a saúde?

chocolate-faz-bem-para-saude

Quando a gente fala de Páscoa, você já sabe que um dos primeiros pensamentos são os ovos de chocolate, não é mesmo? O que você pode não saber é que o chocolate tem em sua fórmula o cacau, que é uma fruta extremamente rica em antioxidantes, que oferecem diversos benefícios para o nosso corpo – isso mesmo, existem benefícios do chocolate para nossa saúde!

Quanto maior a quantidade de cacau na fórmula do chocolate, melhor para você. Por isso, busque sempre escolher chocolates meio amargo e amargo, que concentram o maior teor de cacau em sua composição. Há muitos benefícios do chocolate amargo.

Confira, abaixo, cinco benefícios do cacau para sua saúde:

  • Comer chocolate é uma fonte de prazer, certo? Chocolate libera serotonina. Isso acontece porque o cacau tem um aminoácido que atua na síntese da serotonina. Quando ela é gerada pelo corpo ficamos felizes e isso proporciona nosso bem-estar.
  • Quer mais benefícios do cacau? Estudos mostram que o cacau tem substâncias que inibem uma enzima produzida pelo corpo que eleva a pressão arterial. Em um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, fala-se sobre uma redução de 27% nas mortes por doenças cardiovasculares e de 10% no total problemas cardiovasculares. Ou seja, dentre as vantagens de comer chocolate meio amargo, está a saúde cardiovascular.
  • O cacau possui moléculas com propriedades antioxidantes que tem efeito protetor para as células do organismo, inclusive, as do sistema nervoso, fazendo com que seja possível até mesmo, aumentar a sua agilidade mental.
  • Quando consumido com moderação, o chocolate amargo ou meio amargo pode ajudar a diminuir a sensação de fome durante o dia. Esses são os benefícios do chocolate amargo para quem está de dieta.
  • A cafeína presente no cacau estimula a memória e a concentração. Há até um estudo que diz que estudantes que comem chocolate podem ter um desempenho melhor em matemática.

A nutricionista Tatiana Zanin dá uma dica para quem está preocupado com o excesso de calorias do chocolate: é melhor consumir (com moderação!) durante o período da manhã até, no máximo, a sobremesa do almoço. Dessa forma, seu corpo consegue queimar as calorias extras ao longo do dia. Comer chocolate à noite ou antes de dormir pode fazer com que a energia acumulada se transforme em gordura.

Leia mais sobre isso também no portal Terra.

Conheça os diferentes tipos de chocolate para cozinhar.

Saiba mais:

Quer aprender mais receitas saudáveis? Confira este ebook!

Como montar um prato de comida balanceado?