como empreender com pouco dinheiro

8 dicas infalíveis para alavancar a sua empresa

4 Janeiro 2023

Precisa reduzir custos do seu setor? Ou quer empreender, mas tem pouco dinheiro? Aqui é o seu lugar! Veja como conseguir os melhores resultados

Quem está à frente de uma empresa sabe bem: nem sempre o cenário será totalmente favorável. Oscilações de mercado, crises e outras questões podem te obrigar a rever o orçamento disponível, o que impacta muito no planejamento do negócio.

Mas como reduzir custos e ter ótimos resultados mesmo assim? Está aí uma pergunta que se repete na mente dos empresários, principalmente de pequenos negócios. Neste artigo falamos sobre o tema e damos dicas de como vencer esses desafios. Você verá:

Reduzir custos é preciso: mas como fazer?

Abrir uma empresa é só o começo de uma longa jornada. Um percurso que certamente terá altos e baixos. Muitos desses pontos menos positivos estão ligados ao famoso dinheiro (ou à falta dele). Sim, nem sempre haverá orçamento suficiente para garantir que todos os seus planos saiam do papel - ou se concretizem como foi planejado. Quando isso acontece, é preciso mudar a rota. Mas como?

Um exemplo é a pandemia de Covid-19. Ninguém estava preparado para ela. Rapidamente, PMEs tiveram de se adaptar ao cenário. Para se ter uma ideia, 93% desses negócios aceleraram a transformação digital durante a crise sanitária, segundo estudo da Microsoft

Ou seja, foi preciso fazer um quebra-cabeça nas finanças para disponibilizar o valor suficiente para tal investimento. E deu certo: 41% dos brasileiros passaram a comprar mais de pequenos e médios negócios em 2021, de acordo com uma pesquisa da Locaweb. Bora aprender a fazer essa ginástica nas contas?

8 dicas para reduzir custos e empreender com pouco dinheiro

1 - Planejar é preciso 
Lógico que não dá para prever turbulências, muito menos uma pandemia. Mas o seu negócio precisa ter um plano pronto para colocar em prática. Traçar uma estratégia de gerenciamento de crise é o primeiro passo para salvar as contas. Assim, você vai saber exatamente o que fazer quando tiver um problema.

2 - Controle bem as suas finanças 
Registre e controle todos os gastos para evitar desperdícios. Se houver um problema com uma despesa, por menor que ela seja, pode se transformar em uma bola de neve caso não seja prontamente resolvida. Mas quando você tem tudo organizado, com movimentações atuais e projeções para o futuro, consegue identificar e resolver o problema com mais facilidade.

3 - Repense as metas 
Não adianta ter metas ousadas se você não consegue cumprir. Muitas vezes, por querer atingir um objetivo, as empresas acabam investindo mais do que devem em matéria-prima, por exemplo. O resultado é um grande estoque encalhado - e muito prejuízo no bolso. Analise o mercado, o comportamento do seu público e, a partir disso, trace uma estratégia consistente.

4 - Empodere os colaboradores 
Faça seus colaboradores se sentirem donos também! Empoderá-los é fundamental para ter sucesso financeiro, pois eles te ajudarão a identificar falhas, prejuízos e trabalharão com total dedicação. Tudo isso impulsiona a produtividade e, consequentemente, os lucros!

5 - Crie um comitê de resolução de problemas 
É fundamental ter pessoas olhando para os problemas da companhia - e buscando formas efetivas de contorná-los. Esse time vai te ajudar com ideias e soluções para reduzir custos e ver os resultados melhorarem.

6 - Reveja contratos e negocie com fornecedores 
Reúna todos os contratos que a empresa possui e converse com os fornecedores para ver se é possível fazer melhores condições. Isso, claro, sem desmerecer o trabalho de ninguém! Explicando a sua situação, você pode conseguir bons descontos ou negociar dívidas que estão em aberto.

Privilegie sempre fornecedores que otimizam custos e processos. E mais: que estejam de acordo com a legislação. Uma empresa de benefícios para funcionários, por exemplo, que oferece vale-alimentação e vale-refeição, mas não age com base nas leis do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) pode dar muito prejuízo.

7 - Invista em formação e desenvolvimento 
Equipes atualizadas, com conhecimentos em diferentes plataformas e soluções, valem ouro! Por isso, sempre que possível, incentive o seu time a fazer cursos e formações específicas. Tente firmar parcerias com escolas especializadas para conseguir descontos, converse com colegas que possam ministrar palestras e veja a evolução tomar conta do seu negócio.

8 - Use a tecnologia como sua aliada 
Plataformas e recursos tecnológicos podem otimizar o dia a dia. A gestão automatizada de tarefas é uma boa ideia para agilizar os processos e liberar as equipes para funções mais estratégicas. Na Sodexo, por exemplo, o gerenciamento dos benefícios para funcionários é automático.

Concluindo 
Reduzir custos é fundamental para empreender com pouco dinheiro! Ao colocar as dicas em prática, você evita prejuízos e se prepara para todos os desafios. Lembre-se sempre de monitorar todas as finanças e fazer negócio apenas com fornecedores parceiros, que vão dar boas condições e otimizar processos.

Quer saber como isso funciona na prática? A Sodexo pode te ajudar! Consultores especializados te mostram como reduzir custos e fazer a gestão dos benefícios dos seus funcionários de um jeito muito mais simples e barato. Peça um contato