Como impulsionar o seu negócio de marketing digital?
16 Novembro 2022
Apostar em influenciadores ou KOLs pode ser uma alternativa para a sua empresa
Atualmente, com a internet conectando pessoas no mundo todo, podemos dizer que um negócio só existe de forma competitiva se ele estiver ativo nas redes sociais. Dessa forma, o marketing digital é uma poderosa arma de divulgação para quem deseja tornar o seu negócio mais conhecido e atingir um público maior.
Como começar nas redes sociais?
Para ter sucesso no marketing digital é preciso criar perfis nas principais redes sociais, focar no público-alvo da sua empresa e alimentar as páginas com conteúdo de qualidade, interagindo com a audiência de forma positiva. Para garantir que isso seja feito da melhor forma possível, é importante apostar em profissionais especializados nesse tipo de divulgação na internet, como os influenciadores ou “KOLs”.
Qual é a diferença entre influenciador digital e KOL?
O conceito de KOL (Key Opinion Leader) ou líder-chave de opinião ganha cada vez mais espaço no marketing digital. Um KOL é um influenciador que é referência em uma área de atuação específica. Nesse caso, não basta ter milhares de seguidores nas redes sociais, é preciso ter experiência ou capacitação para falar de determinado assunto. Muitas vezes, o KOL tem uma audiência muito menor em comparação a um influenciador digital comum, mas o seu público é altamente engajado.
Já o influenciador digital não tem necessariamente uma formação na área, mas conta com a empatia do público, criando uma relação de confiança em que consegue “vender” a imagem do produto mesmo sem ter conhecimento sobre marketing digital. No entanto, muitos influenciadores utilizam “robôs” para comentar de forma automatizada e ganhar uma audiência inflada. Desse modo, investir em um influenciador com muitos seguidores não é necessariamente garantia de sucesso.
Por conta disso, muitas empresas preferem pulverizar a estratégia de marketing digital com os KOLs, que possuem postagens mais focadas e relevantes para a sua audiência. Para isso, é importante encontrar uma pessoa que compartilhe dos mesmos valores que a sua empresa e tenha uma audiência alinhada com o seu público-alvo.
Na hora de escolher um influenciador para impulsionar a sua marca é preciso levar em conta o valor disponível para investimento, a linguagem praticada pelo KOL, as interações com os seguidores e o volume de postagens com teor publicitário. Outras dicas importantes para iniciar a sua estratégia nas redes sociais são:
1 – Identificar o seu público-alvo e analisar quem é referência no setor;
2 – Construir uma relação de confiança com o influenciador ou KOL;
3 – Investir nas redes sociais próprias da empresa;
4 – Garantir liberdade criativa para o influenciador ou KOL.
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