Dicas para você aumentar sua rentabilidade na operação de delivery

5 estratégias para aumentar a rentabilidade no delivery

2 Agosto 2024

O serviço de entrega a domicílio aumenta as vendas e divulga seu restaurante para um número maior de clientes. Veja como aumentar o faturamento com delivery de comida

O mercado de food service é altamente competitivo. Assim, para aumentar a rentabilidade do seu negócio, é fundamental ter planejamento, desenvolver estratégias e investir na melhoria contínua do mercado delivery.

Hoje esse segmento conta com muitos empreendedores individuais e estabelecimentos familiares. Por vezes, nesses negócios, há uma ausência de profissionalização dos processos, de estratégia para aumentar as vendas, de um bom controle de custos e divulgação da marca. Sem o devido cuidado, isso pode levar à perda de espaço para estabelecimentos maiores.

Dicas para vender muito no delivery

É por isso que preparamos este conteúdo para ajudar a impulsionar a entrega de comida no seu negócio. A partir deste material, você terá mais conhecimento para colocar em prática estratégias eficazes para aumentar a rentabilidade por meio da entrega delivery

1. Tenha um cronograma de promoções

O primeiro passo para profissionalizar o seu negócio e ter um delivery de sucesso é o planejamento. Assim, as suas ações de marketing para delivery devem ser o resultado de um cronograma estruturado, e não de ações que acontecem sem uma estratégia.

O cronograma ou calendário de marketing ajuda a direcionar a divulgação da sua marca e a definir quais as promoções ideais para o seu público. Toda campanha deve ter um objetivo e gerar retorno financeiro para a empresa. Assim, fazer um bom planejamento é crucial para o sucesso das suas promoções e para impulsionar vendas.

2. Faça boas fotos dos produtos

Existe um velho ditado no mercado: "o cliente come com os olhos". Por isso, é importante fazer uma boa propaganda de delivery por meio de uma vitrine que mostre o melhor dos seus produtos. Se a sua loja está em plataformas digitais, invista em conteúdos visuais, como fotos e vídeos dos seus pratos.

Garanta uma boa perspectiva na hora de fazer as imagens. Uma dica é ter um espaço próprio para tirar as fotos, como um pequeno cenário. Outra ideia interessante é contar com influenciadores para promover os seus produtos. Ao contrário do que muitos pensam, é possível que pequenos negócios contem com influenciadores que também estejam começando.

3. Crie boas descrições de produtos

Uma boa descrição de produto ajuda muito a impulsionar vendas – essa técnica é chamada de copy. O ideal é que você use palavras-chave que despertem algum gatilho mental ou emoção enquanto descreve o diferencial do seu produto.

Aqui, a ideia não é ser lúdico, mas sim objetivo, mostrando ao cliente a proposta de valor do seu produto. Por exemplo, suponhamos que o seu negócio é uma hamburgueria, você pode usar como referência as propagandas feitas por grandes marcas. No entanto, vale ressaltar: se inspirar não significa copiar.

4. Não ultrapasse os prazos de entrega

O mínimo que qualquer estabelecimento deve fazer é atender à expectativa do cliente. Quando a sua loja atrasa a entrega de comida, isso gera uma experiência negativa e diminui as chances de os consumidores comprarem novamente com o seu negócio.

Assim, caso aconteça algum problema com a entrega, o ideal é entrar em contato com o cliente diretamente ou pelo app de entregas. Explique a situação, dê a ele a opção de cancelar ou mesmo ofereça um voucher de desconto para o próximo pedido. Lembre-se de que reter um cliente é sempre mais barato do que atrair um novo.

5. Invista em um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia eficiente de como alavancar as vendas e aumentar a rentabilidade no delivery. O ideal é que seja feita uma política de condições, apresentando um tempo limite para o cliente poder usufruir do benefício.Seguindo essa estratégia, a tendência é de que o estabelecimento aumente o ticket médio, fazendo o cliente retornar mais vezes para não perder a validade da promoção da fidelidade. Assim, é importante que as condições estejam claras para o cliente.

Agora, mais do que implementar essas ações para aumentar a rentabilidade do delivery, é preciso saber o quanto elas estão sendo eficientes. Assim, é interessante mensurar o ticket médio por período, a receita e a recorrência de clientes.

Coloque as nossas dicas em práticas e observe a mudança!