As 6 melhores estratégias para vender mais no delivery
13 Junho 2023
Confira dicas preciosas para que seu serviço de entrega de comida seja o melhor da sua região
O delivery de restaurantes vem alavancando os resultados dos estabelecimentos do ramo da alimentação fora do lar. Essa oportunidade se deve principalmente às dificuldades enfrentadas nos últimos anos, em função da pandemia, onde a maioria dos estabelecimentos ficou fechada e só pode funcionar por meio das vendas delivery. Porém, também tem se mostrado capaz de se consolidar como um bom método para aumentar vendas.
Nesse caso, saber como usar esse serviço a favor do seu negócio é o que fará a diferença entre investir nas estratégias certas e faturar mais com essa modalidade, ou encará-la como uma constante incerteza. Então, se você quer melhorar seus resultados e finalmente vender mais no serviço de entregas a domicílio do seu restaurante delivery, confira nossas dicas para isso. Aproveite a leitura!
Faça um bom planejamento
O seu planejamento é o instrumento que vai guiar todas as suas ações com foco no sistema de vendas delivery. Para tanto, é fundamental criar os objetivos para ter uma operação de restaurantes delivery com base na metodologia SMART, o que significa que suas metas devem ser:
- específicas (S) — que gerem clareza sobre as ações que precisam ser tomadas;
- mensuráveis (M) — que existam indicadores específicos para determinar o progresso;
- atribuíveis (A) — que todas as etapas tenham um responsável;
- realistas (R) — que possam ser atingidas dentro da realidade atual do seu negócio;
- temporais (T) — que tenham um prazo final para serem alcançadas.
De maneira resumida, não adianta apenas disponibilizar comidas delivery para seus clientes sem nenhum planejamento. Você precisa estruturar essa atividade, programando suas vendas e as estratégias para vender mais, dedicando esforços e definindo metas para que essa alternativa seja realmente rentável.
Além disso, é importante pensar em questões como a região que sua operação de delivery vai atender, quem vai ser a equipe responsável pelas entregas, qual será a taxa cobrada ao cliente, em quais horários o serviço estará disponível, e assim por diante.
Divulgue seu negócio nas redes sociais
É provável que boa parcela do seu público-alvo esteja nas redes sociais. Então, se você quiser impulsionar vendas para esse público, é importante também estar lá. E isso vale do Instagram ao Twitter, desde que faça sentido para o público com o qual você trabalha.
Marcar presença em uma variedade de plataformas digitais vai transformar sua empresa em um negócio multicanais, ou seja, capaz de prestar um atendimento de qualidade onde quer que seja. Por isso, é fundamental trabalhar um posicionamento eficiente nesses ambientes para alavancar vendas.
Pense em uma identidade visual bacana, invista em fotos legais para seus pratos, planeje promoções pontuais e esporádicas, adote um estilo de linguagem próxima do público, entre outras ações.
Use imagens reais dos pratos no cardápio
Quando se trata de um restaurante delivery, o cliente não tem oportunidade de saber ao certo como é o seu produto antes de comprá-lo. Portanto, nada de usar fotos da internet para divulgar o seu cardápio no Instagram. Use imagens dos pratos reais no seu catálogo. Assim, a pessoa interessada não terá dúvidas na hora de fazer o pedido.
Se você trabalhar com a opção em que a pessoa monta seu próprio prato a partir de ingredientes disponíveis ou em que ela possa adicionar ingredientes extras ao pedido, também prefira tirar fotos próprias. Isso ajuda muito a aumentar a credibilidade do negócio. Afinal, o cliente vai receber exatamente aquilo que pediu.
Não se esqueça de fazer um bom enquadramento, investir em uma luz bacana e sem exagerar nos filtros. Obviamente, você não precisa ser profissional de fotografia para isso, você pode tirar boas fotos com o celular, mas vale ter o bom senso de se colocar no lugar do consumidor e se perguntar se aquele prato é capaz de dar água na boca.
Invista na qualidade das embalagens
Outro pilar de um bom serviço de entregas está nas embalagens para alimentos delivery. Como você não está servindo a comida imediatamente ao cliente, é preciso se certificar de que ela chegará em um bom estado até o endereço do consumidor.
Felizmente, algumas embalagens são pensadas estrategicamente para conservar o estado original do alimento. Então, dê uma boa pesquisada antes de comprar e adquira um modelo para cada caso.
Embalagens para batatas fritas são diferentes daquelas para hambúrgueres, que também se diferem das feitas para comidas com molho. Não tente economizar dinheiro nessa hora, porque isso pode fazer toda a diferença na satisfação do seu cliente.
Além disso, lembre-se de personalizar suas embalagens:
- coloque sua identidade visual nelas;
- opte por materiais mais fáceis de reciclar;
- deixe um espaço para enviar uma mensagem customizada para cada cliente;
- avalie a possibilidade de inserir um brinde.
Tenha boas descrições com palavras-chave
Quando for montar o serviço de delivery e, principalmente, elaborar o cardápio, é importante pensar em um texto atrativo, que ajude o cliente a imaginar a comida e que mexa com o seu paladar. Além disso, tente usar algumas palavras-chave que posicionem melhor o seu estabelecimento como estratégia para aumentar as vendas.
O cliente que tem qualquer tipo de restrição alimentar vai dar uma boa olhada no cardápio atrás de opções que não contenham alguns ingredientes, portanto descreva todos os ingredientes dos pratos. Transforme essas informações em algo fácil de ser visualizado e, se possível, separe os itens por classificação. Por exemplo, produtos veganos e vegetarianos, doces e salgados, acompanhamentos, bebidas etc.
Conte com uma boa variedade de opções de pagamento
Também é muito importante que o restaurante delivery ofereça boa variedade de opções de pagamento. Já imaginou o cliente fazer um pedido e só descobrir no momento da entrega que o seu estabelecimento não aceita o meio de pagamento com o qual ele deseja pagar?
Para evitar situações assim, certifique-se de receber as principais bandeiras de cartões, de configurar uma chave Pix, usar maquininhas que permitem pagamento por aproximação e de fazer parte da rede credenciada do vale-refeição da Sodexo. Oferecer essas possibilidades ao seu cliente vai facilitar a vida dele e a sua na hora de fechar a venda.
Como vimos, o delivery é um serviço com grande potencial para garantir aumento de vendas no seu restaurante. Principalmente porque ele leva comodidade às pessoas, facilitando a sua vida de quem tem uma rotina muito corrida ou quer uma refeição especial para um jantar ou uma celebração. Para isso, é importante entender como aproveitar melhor esse recurso a seu favor, como você acabou de conferir.
Colocando essas estratégias para vender mais em prática, você vai perceber tanto uma busca maior pelos seus produtos como um ganho de credibilidade e confiança na sua marca. Isso tudo com boas margens de ganho e um ótimo volume de vendas.
E, aproveitando que já sabe como vender mais no delivery, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e inscreva-se na newsletter do Sodexo Insights.