• Início
  • Sodexo Insights
  • Redes sociais: em qual o seu restaurante deve estar?

Gestão de negócios

Redes sociais: em qual o seu restaurante deve estar?

Entenda como escolher as mídias sociais que você pode usar para promover seu estabelecimento

Redes sociais para restaurantes

Você já deve ter percebido que a quantidade de redes sociais que nós utilizamos é bem maior do que há alguns anos, certo? Por isso é muito importante conhecer o canal ideal para conversar com o seu público e, principalmente, manter a atenção dele. Por isso, chegou a hora de saber em quais redes sociais o restaurante deve estar.

Para isso, separamos uma série de dicas que vão ajudar você a eleger as melhores redes, de acordo com os seus objetivos e, é claro, o perfil do seu público, que influencia muito a escolha. Então, aperte os cintos e vamos logo ao que interessa. Aproveite!

Analise onde o seu público está

O primeiro passo para analisar qual é a melhor rede social para o seu restaurante é entender onde o seu público está. Não adianta você investir em uma estratégia toda elaborada para Facebook, se os seus clientes utilizam mais o Instagram, percebe?

Você vai estar empregando mal a sua energia e não colherá os resultados que deseja. Assim, você pode fazer uma busca rápida pelas suas redes particulares para entender qual é o canal mais utilizado pelos clientes ou, simplesmente, aplicar uma pesquisa presencial enquanto estão no seu estabelecimento.

Entenda quais são as mais relevantes para o segmento

Cada segmento tem um foco específico. Dificilmente você vai encontrar os clientes de um bar olhando vídeos de tutorial de bebidas no YouTube. No entanto, os clientes de um restaurante de comida saudável podem se interessar por aprender como fazer snacks nutritivos para o final de semana, certo?

Por isso, depois de entender onde o seu público está, é preciso dedicar sua atenção e esforços para compreender o que é importante para ele. Em outras palavras, é preciso saber o que seus clientes consomem, também, em termos de conteúdo.

Algumas pessoas só querem se divertir, conhecer mais da equipe do restaurante, ficar por dentro das novidades e aproveitar promoções, por exemplo. Esse é um tipo de conteúdo que pode facilmente ser construído para Instagram ou TikTok, por exemplo.

Compreenda o tipo de postagem de cada uma

A nossa última dica é a respeito do tipo de postagem que você vai fazer em cada rede. Portanto, fique atento para não errar a mão. Instagram não é local para postagens longas e explicativas. Em geral, quem está ali quer consumir fotos e dicas simples. Então, é importante alinhar a estratégia e o conteúdo. Por mais que você tenha vontade de misturar um pouco as coisas, estude bastante antes de implementar novas ações, combinado?

A presença digital contribui para o aumento da visibilidade do negócio. Por isso, é importante entender como criar uma participação consistente nelas, a ponto de ter um bom posicionamento e, é claro, ser lembrado pelo público na hora de pedir comida ou ir até algum lugar para comer.

Em resumo, você não precisa estar em todas as redes. Você só precisa ser criterioso na escolha e desenvolver um bom trabalho com aquela (ou aquelas) que eleger. Assim, seu retorno será mais positivo e os resultados, melhores.

Leia mais sobre restaurantes nas redes sociais:

Como divulgar seu cardápio no Instagram

Dicas para tirar lindas fotos de comida para as redes sociais

Quero saber mais sobre as soluções Sodexo

thumbInscreva-se para receber novos conteúdos