8 ideias de flexibilidade no trabalho para estimular a produtividade do colaborador
3 Agosto 2022
Da possibilidade de escolha do horário aos benefícios estendidos aos familiares, veja como engajar com ações simples
O mundo está em constante evolução e nós vamos nos adaptando para acompanhar as transformações. E estamos falando de todo tipo de mudanças: tecnológicas, sociais, comportamentais. Sim, o comportamento também evolui! Inclusive no ambiente de trabalho.
Mais do que nunca, estamos percebendo que aquele modelo engessado de escritório cinco dias por semana com horários rígidos, deixando a vida pessoal da porta para fora, não funciona mais. Os profissionais precisam de flexibilidade e descobriram (e provaram) que podem desempenhar melhor tendo modelos de trabalho mais flexíveis.
Quer entender como oferecer essa flexibilidade no trabalho de forma que seja excelente tanto para a empresa quanto para o colaborador? É o que te contaremos a seguir. Neste artigo você vai ver:
- Flexibilidade é a palavra de ordem
- Oito ações simples que levam ao engajamento e à produtividade
Flexibilidade é a palavra de ordem
Está cada vez mais evidente: as pessoas não querem mais a rigidez e os padrões antigos do mundo corporativo!
Nos últimos tempos, os funcionários têm pedido para negociar o horário de trabalho, home office, benefícios flexíveis e diferenciados e por aí vai. Não dá mais para adiar, as empresas precisam olhar para seus funcionários de forma individualizada e criar soluções personalizadas, condizentes com o estilo de vida de cada colaborador.
Segundo a pesquisa “Benefícios Pré e Pós Covid-19”, realizada pela Robert Half, 93% dos entrevistados revelaram querer ter a possibilidade de escolher os benefícios de acordo com suas necessidades.
O estudo também mostra que a maioria (56% dos homens e 61% das mulheres) leva em consideração o pacote de benefícios na hora de aceitar ou não uma proposta de trabalho.
Não tem outro jeito. Somente respeitando os perfis e os pedidos individuais dos funcionários será possível atrair talentos, deixá-los felizes, diminuir o turnover e estimular a produtividade.
Oito ações simples que levam ao engajamento e à produtividade
1 – Horário flexível
Há quem renda mais pela manhã, quem precise dela livre para cuidar dos filhos, quem prefira estender o turno até mais tarde... Não existe um horário fixo que agrade a todo mundo. A ideia então é flexibilizar o horário de trabalho, cumprindo a jornada contratual, mas dando opções mais adequadas a cada um.
Tudo depende de combinados. Pode haver um período do dia em que seja imprescindível juntar a equipe, então esse será fixo, mas cada líder pode gerenciar os horários de seus times.
2 – Meio período
O regime de trabalho parcial é legalizado. Cabe à empresa entender se essa possibilidade faz sentido para o desempenho de determinadas funções. Para muitos, vale a pena ganhar menos, mas trabalhar menos também. Conseguindo cumprir as entregas, bater as metas, pode ser uma ótima alternativa para os dois lados.
3 – Home office e trabalho híbrido
Eles vieram para ficar. A pandemia pôde comprovar que o modelo de trabalho remoto funciona para muitas funções e que, principalmente nas grandes capitais, o tempo que se perde com o deslocamento para o escritório pode ser mais bem aproveitado.
O ideal é analisar o que funciona melhor para os times, entender quando (e se) é realmente necessário estar presente no escritório e dar ferramentas para que os funcionários possam render da mesma forma (ou até melhor) de casa.
4 – Semana mais curta
A prática de horário comprimido também é legalizada. Para tanto, o trabalhador cumpre suas horas em menos dias da semana. Isso significa estender algumas horas diariamente para compensar e trabalhar um dia a menos na semana, por exemplo. Quem não gostaria de dar um gás e ter a sexta livre?
5 – Férias mais longas
Jornadas de trabalho mais compridas no decorrer de todo o ano, podem resultar em dias acumulados, o que permite férias um pouco maiores, ultrapassando os tradicionais 30 dias. Mas cuidado aqui para não sobrecarregar o funcionário ao longo do ano. A proposta é dar mais qualidade de vida no trabalho, e não o contrário.
De acordo com o artigo 59 da CLT, a duração da jornada pode ser acrescida de no máximo, duas horas por dia, desde que esteja previamente acordado.
6 – Saúde estendida aos dependentes
Mais do que nunca, a saúde é prioridade. Nesse momento de crise sanitária, um benefício com plano que contemple os dependentes do colaborador vai fazer muita diferença.
E não estamos falando apenas do convênio básico. Aqui, cabe incluir apoio psicológico também. Pluxee Cuida é uma solução acessível que oferece suporte completo com atendimento gratuito, 24 horas por dia, sete dias por semana ao trabalhador, que pode ser extensível aos seus familiares.
7 – Alimentação do seu jeito
Principalmente com a possibilidade do trabalho híbrido, o benefício alimentação precisa ser revisto. Certamente, alguns passarão a comer mais em casa, outros vão preferir cozinhar algumas vezes por semana e há quem não abra mão da praticidade de comer em restaurantes diariamente. Mas para agradar a todos, é possível juntar benefícios no mesmo cartão.
O auxílio-alimentação, por exemplo, oferecido por meio do cartão Pluxee Multibenefícios une as funções de vale-alimentação e de vale-refeição em um único cartão. Com ele, cada colaborador pode fazer suas próprias transferências de saldo entre as carteiras de benefício, ajustando às suas necessidades, quando a funcionalidade é contratada pelo empregador. E o cartão funciona para pagamento por aproximação.
8 – Benefícios flexíveis
Na prateleira de benefícios que a empresa oferece, conheça assistências exclusivas que a Pluxee oferece para você como o vale-combustível da Pluxee, incluído como opcional é um dos mais voltados ao bem-estar, visando melhoria na qualidade de vida. Com o cartão vale-gasolina o controle das despesas de combustível torna-se a forma mais prática, fácil e eficiente. Já auxílio-academia, por exemplo, tem sido outro muito valorizado e utilizado.
O vale-academia Pluxee, é aceito em centenas de estabelecimentos credenciados, garantir valores específicos para estimular que o funcionário faça atividades físicas com frequência também é uma ótima forma de auxiliar no bem-estar. Outra opção é o Pluxee Cultura, que possibilita a compra de livros, ingressos para o cinema e teatro.
Concluindo
A pandemia mudou nosso olhar sobre muitas coisas que pareciam estar estabelecidas. O trabalho foi uma delas. O profissional percebeu que o modelo anterior estava ultrapassado e está pedindo mudanças. Para suprir essas novas necessidades, a flexibilização é o melhor caminho.
Entendendo que as pessoas são diferentes e têm necessidades distintas, não faz sentido fixar regras e benefícios únicos. Permitir horários flexíveis, trabalho remoto, oferecer benefícios personalizados são ações simples e que fazem muita diferença para manter o colaborador feliz, engajado e, consequentemente, mais produtivo.
Conte com a Pluxee para ajudar com um pacote completo de soluções para melhorar a experiência de trabalho de todos, respeitando o perfil de cada um.