Quer criar programas educacionais que funcionam na empresa? Vem com a gente!
21 Junho 2024
Os programas educacionais devem fazer parte da rotina de uma empresa. Veja por onde começar no artigo.
"Um país se faz de pessoas e livros", disse Monteiro Lobato. E é pura verdade! Investir em educação é o melhor caminho para chegarmos a qualquer lugar. Afinal, conhecimento faz bem para a alma e nunca ocupa espaço.
Dentro das empresas, então, esse pensamento, voltado à educação corporativa, pode ser traduzido em excelentes resultados com programas educacionais e incentivos nas empresas. Aumento de produtividade, engajamento e sensação de pertencimento aparecem entre os principais. E você aí, hein, já começou a planejar um programa de educação corporativa consistente? É o que trazemos aqui. Fique conosco e verá:
-
O que é educação corporativa?
-
Vantagens de apostar em programas educacionais
-
Mas como promover boas iniciativas?
O que é educação corporativa?
Trabalho híbrido, possibilidades de escolha, mercado mais diverso. Tudo isso contribui para que as pessoas tenham maior liberdade para decidir por qual caminho profissional devem seguir. Ou mais especificamente em que tipo de empresa querem trabalhar.
Por isso, a companhia precisa oferecer condições - e vantagens - que vão além do salário. Investir em um bom programa de educação corporativa é um exemplo interessante.
Essa educação empresarial trata-se de um planejamento específico voltado ao incentivo aos estudos e, consequentemente, à capacitação do time. A estratégia pode contar com diversos recursos, como bolsas de estudo, vale-educação, participação em workshops e palestras sobre temas atuais, entre muitos outros. É uma forma efetiva de mantê-los atualizados e prontos para as inovações que não param de surgir.
Vantagens de apostar em programas educacionais
Os incentivos nas empresas e os programas de educação corporativa são muito importantes! Afinal, garantir ao time a possibilidade de aprender é bom para todos os lados. Olha só:
O que a empresa ganha quando investe em educação:
-
Profissionais mais capacitados;
-
Aumento do engajamento;
-
Maior produtividade;
-
Um time com maior engajamento e sensação de pertencimento;
-
Times mais unidos;
-
Melhoria da comunicação entre todes;
-
Desenvolvimento de hard e soft skills;
-
Reforço da imagem de marca empregadora;
-
Redução do turnover.
Benefícios de um programa educacional para os colaboradores:
-
Possibilidade de aprender e ir cada vez mais longe;
-
Cobrir gaps de formação;
-
Reconhecimento;
-
Promoções e aumento de salário;
-
Networking;
-
Valorização;
-
Desenvolvimento de habilidades específicas;
-
Melhoria no currículo;
-
Crescimento pessoal e profissional.
Mas como promover bons programas educacionais em empresas?
1 - Comece estudando o mercado. Há vários temas, recursos e novidades que estão sendo inseridos aos poucos no dia a dia de trabalho. Alguns exemplos: análise de dados, Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD), gestão de pessoas no modelo híbrido, diversidade, metaverso e softwares de gestão, entre outros assuntos. Verifique quais são mais urgentes de serem absorvidos e, em seguida, quem são os profissionais mais indicados para cada formação.
2 - Faça um calendário de cursos e workshops. Esse tipo de capacitação deve acontecer o ano inteiro. Você pode trazer diferentes convidados para dar palestras para a equipe inteira ou então sugerir a realização de cursos. Firmar parcerias com instituições de ensino e especialistas é uma boa forma de conseguir descontos.
3 - Considere disponibilizar um vale-educação como incentivo educacional em sua empresa. Aqui, é importante ressaltar a diferença entre este benefício corporativo e uma bolsa de estudos. No segundo caso, é quando a companhia custeia a realização de um curso em uma instituição específica - geralmente, fruto de um acordo. Já o primeiro dá maior flexibilidade aos profissionais, possibilitando que eles escolham o local, o formato e a duração das aulas. Exemplo: se funciona melhor fazer aulas online ou presenciais, se é mais interessante apostar em um MBA ou em curso livre e por aí vai.
É importante saber que, de acordo com o artigo 458 da CLT, trata-se de um benefício sem natureza salarial. Ou seja, é independente da remuneração e inclui valores referentes à matrícula, mensalidade, materiais didáticos e anuidade. Cada funcionário deve apresentar todos os comprovantes ao RH.
4 - Acompanhe os indicadores. Ou seja, busque saber junto aos profissionais se o programa educacional tem sido interessante. A ideia é verificar se todos estão conseguindo extrair bons resultados e utilizá-los para melhorar a performance.
Concluindo
Um programa de educação corporativa é uma excelente forma de motivar e capacitar os colaboradores. Além disso, muitos o veem como um tipo de reconhecimento. Afinal, investir em conhecimento é a melhor forma de evoluir. E a empresa pode facilmente seguir por esse caminho oferecendo cursos, workshops, bolsas de estudo e vale-educação, um benefício corporativo cada vez mais valorizado pelo público.
E aí, bora começar seu projeto de educação na sua empresa? Aproveite e conte com a nossa ajuda acompanhando o blog da Pluxee, que traz todas as novidades e tendências do setor. É gratuita e cheia de materiais ricos para você se desenvolver em gestão de pessoas, administração de negócios e muito mais!