Infográfico Funil de Recrutamento: o que é e como implementar
3 Outubro 2022
Entenda mais sobre essa ferramenta que potencializa o plano de recrutamento e seleção
Toda empresa procura contratar os melhores profissionais do mercado. Mas essa jornada não é tão simples assim. A concorrência é grande - e se destaca quem conseguir estruturar o melhor plano de seleção. Para isso, o setor de Recursos Humanos pode contar com um aliado bem eficiente: o funil de recrutamento.
Você já ouviu falar sobre a metodologia? Ela reúne toda a trajetória do candidato às vagas da empresa. Mas como esse conceito interfere? Quais são as vantagens? É o que explicamos a seguir (com direito a infográfico no final). Você verá:
- O que é funil de recrutamento?
- Como criar essa metodologia de recrutamento e seleção
- Quais são as etapas principais?
O que é funil de recrutamento?
Todo processo de seleção é composto por etapas. São elas: atrair, converter, entrevistar, fazer a oferta e contratar. Operacionalizar essas fases é uma tarefa complexa, que exige um planejamento específico. Nesse sentido, uma metodologia interessante é o funil de recrutamento.
Estamos falando aqui de uma estratégia que visa atrair os melhores talentos e mostrar para eles por que vale a pena ingressar na companhia. É algo parecido com o funil de vendas, bastante utilizado por profissionais de marketing para identificar clientes e convertê-los.
Com o funil, você consegue identificar mais facilmente como acontece o seu processo atual e se há oportunidades de melhoria/evolução.
Mas como criar o funil de recrutamento?
Há softwares específicos para organizar as etapas do processo de seleção, ferramentas que te ajudarão a ter uma visão mais ampla de tudo. Você também pode fazer com recursos que utiliza no dia a dia, como plataformas de gestão e planilhas. O importante mesmo é ter um guia que dará a visibilidade necessária para o recrutamento - e todos os seus estágios.
O funil permite ao time de RH identificar em qual etapa está cada profissional, os motivos pelos quais não avançou, qual das fases reprovou mais pessoas, se há feedbacks dos participantes e em quais níveis houve mais desistências. Tais informações são valiosas para quem conduz as contratações, uma vez que possibilitam a realização de acertos e melhorias.
Além disso, quando o candidato passa por todas as etapas, a sua percepção sobre a empresa fica muito mais clara. Dessa forma, ele entra na vaga mais preparado e em sintonia com a cultura, o que ajuda a reduzir o turnover.
Do lado do RH, compreender o funil por inteiro é essencial para pensar no processo de recrutamento e seleção de modo mais estratégico.
BAIXE O INFOGRÁFICO SOBRE FUNIL DE RECRUTAMENTO
Etapas do funil de recrutamento
São cinco estágios principais:
- Atração: chamar a atenção do candidato com vagas consistentes.
- Conversão: mostrar que aquela oportunidade é ideal para cada um.
- Teste e entrevista: analisar cada perfil para verificar se são compatíveis com a vaga.
- Oferta: fazer a proposta em si.
- Contratação: dar início ao processo que transportará aquele talento para o quadro de funcionários.
É preciso agir com clareza, objetividade e respeito em todas as etapas, mostrando sempre que a sua empresa é ótima para se trabalhar.
Na atração, por exemplo, apresente todos os detalhes da vaga. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, 61% dos profissionais procuram saber a remuneração logo no início. Transparência é fundamental.
Quando partir para a conversão, simplifique ao máximo a candidatura, sem abrir mão das informações fundamentais. Isso é muito importante para garantir que as pessoas efetivamente façam as suas inscrições. A taxa média de conclusão é baixíssima: 10,6%, segundo um estudo feito pela Recruiter.com.
No momento de testes e entrevistas, busque captar todas as informações a partir de uma conversa franca e leve, mas que permita avaliar as suas aptidões. Aproveite também para "vender" a empresa, mostrando por que é interessante trabalhar nela. E em todos os casos, seja positivo ou não, dê sempre um feedback para os participantes
Um estudo feito pela Websolutions mostrou que a maior frustração para 52% dos concorrentes é justamente não ter esse retorno.
Quando chegar a hora da oferta, faça uma proposta consistente. Devem constar: remuneração adequada, o que esperar da experiência no trabalho (e o que a empresa espera do candidato) e apresentação dos benefícios para funcionários - para se ter uma ideia, esse é o maior atrativo depois do salário, de acordo com 75% dos respondentes da pesquisa realizada pela CareerBuilder.
Na contratação, faça tudo às claras e não se esqueça de ter um processo de onboarding bem estruturado.
Concluindo
O funil de recrutamento é uma metodologia interessante para organizar o processo de seleção. Além disso, garante uma visão mais ampla de todas as etapas - e em qual nível está cada candidato.
Dessa forma, você consegue identificar oportunidades de melhoria, ter um plano mais consistente e atrair os melhores talentos.
Quer mais dicas detalhadas de como fazer isso na prática? É o que mostramos neste infográfico sobre funil de recrutamento. Faça o download gratuito no botão abaixo e boa leitura!
Infográfico gratuito