O que faz um gestor de frota?
31 Maio 2021
Conheça todas as atividades desse profissional e como otimizar seu trabalho com a solução Wizeo
Toda a empresa de logística, do setor de transportes ou de outro ramo que tenha veículos próprios na rua, precisa de um sistema de frotas de veículos, que tende a crescer na mesma medida em que a organização amplia sua operação. É aqui que aparece a figura do gestor de frotas, o profissional encarregado pela administração responsável do gerenciamento de frotas, assim como pelo planejamento desempenho e monitoramento e das rotas e seus condutores.
Se você está buscando contratar um gestor de frotas para sua empresa e precisa entender o papel desse profissional, preparamos um pequeno guia sobre a importância do gestor de frota para seu negócio. Confira:
Aquisição de veículos
O gestor de frota é responsável por determinar a quantidade e o tipo de veículo adequados para a operação de sua empresa. Ou seja, cabe à gestão de frotas as seguintes perguntas:
- Vamos comprar ou alugar caminhões?
- Ou precisamos de outro tipo de veículo?
- Qual o melhor modelo? Por quê?
É um tema que, na prática, inclui conhecimento especializado do setor e sobre a depreciação do valor dos veículos que serão comprados. É um conhecimento esperado de um gestor de frotas profissional, já que essas decisões estão focadas na redução de custos sem afetar a qualidade da operação, esclarecendo dúvidas como:
- Que tipo de trabalho o veículo vai fazer?
- Qual o peso da carga que vai transportar?
- Quais os percursos que fará?
- Qual será o seu gasto com combustível?
Manutenção da frota
O gestor de frota ou o analista de frota também é responsável por manter os veículos funcionando em ótimas condições. Ele é o encarregado por criar programas para prevenir problemas e ações para soluciona-los, com a finalidade de manter as operações da empresa mesmo em situações críticas.
Para isso, o profissional de gestão de frota precisa ficar de olho em uma série de fatores:
- Qual é o esforço de manutenção que o veículo exige (tanto na prevenção como para correção de problemas e desgaste de peças)
- Condições das vias por onde o veículo passa
- Horas de uso do veículo
Quando o gestor de frota ou o encarregado de frota tem esses dados em mãos, o gerenciamento da frota se torna mais simples de fazer e o gestor tem tranquilidade para tirar o melhor dos veículos, porque estão sempre em boas condições.
Controle e economia de combustível
O gasto com combustível representa 30% do orçamento total de uma empresa. Por isso, o bom gestor de frota precisa estar sempre buscando meios para economizar tanto na compra do combustível como na melhor performance dos veículos, usando as seguintes estratégias:
- Orientar os condutores sobre boas práticas de direção
- Monitorar o uso do combustível
- Contratar uma plataforma de gestão do combustível
- Criar relatórios sobre o desempenho dos veículos
- Otimizar as rotas
Monitoramento e otimização das rotas
Também é responsabilidade do gestor de frota profissional monitorar o uso dos veículos e gerar relatórios diários, semanais e mensais e, com os dados, propor e implantar ações que otimizem o uso dos veículos, analisando os seguintes aspectos:
- Tempo ocioso de cada veículo
- Velocidade média
- Tempo do trajeto
- Distância percorrida
Grande parte desses dados pode ser analisada por meio de um sistema de gestão de frotas on-line, que é uma ferramenta importante ao ajudar os gestores de frota a gerar informação e relatórios em tempo real sobre:
- Peso da carga
- Tempos de parada
- Desvio na rota
- Horários de chegada e saída
- Horários das paradas permitidas
- Alertas automáticos
- Funções para o controle e a avaliação da qualidade dos condutores
O gestor de frotas ou o encarregado de frota realiza uma série abrangente de tarefas. A forma mais fácil de ser bem-sucedido em uma atividade como essa é ter uma plataforma de gestão de frotas como Wizeo.
Wizeo, a solução de gestão de frotas da Sodexo,
pode melhorar sua operação e reduzir custos.
Artigo traduzido da Sodexo México