Benefícios para funcionários também pode ser oferecidos no restaurante

Quer melhorar a produtividade dos funcionários do restaurante? Invista em benefícios

17 Fevereiro 2023

Investir na saúde e no bem-estar de sua equipe melhora a qualidade dos serviços do seu estabelecimento.

A produtividade no trabalho está diretamente ligada aos benefícios oferecidos e ao suporte aos funcionários pelo empregador e ao ambiente de trabalho de modo geral. Portanto, enxergar essa estratégia como um fator decisivo no bem-estar e na disposição do colaborador é essencial para reter os talentos e garantir bons indicadores de produtividade.

As vantagens são significativas para ambas as partes. O funcionário se sente valorizado e motivado por perceber que o gestor o enxerga como peça importante do trabalho e, por outro lado, o seu negócio consegue conquistar profissionais capacitados para crescer em conjunto.

Quer saber mais? Vamos mostrar como melhorar a produtividade e eficiência dos funcionários do seu restaurante ao oferecer um pacote de benefícios de qualidade. Acompanhe!

A importância da produtividade dos funcionários

Investir na produtividade dos funcionários de um restaurante deve ser algo importante na agenda dos donos desse tipo de estabelecimento. Isso porque a motivação em alta tende a aumentar as vendas e fortalece o relacionamento entre a empresa e o colaborador.

No entanto, para que a equipe trabalhe satisfeita, o restaurante precisa decidir o que fazer. O diferencial está em inserir o profissional na cultura de trabalho interna para que ele vista a camisa e entenda seu papel na entrega do serviço de qualidade ao cliente. 

Outro ponto importante é buscar entender como os funcionários se sentem em relação às atividades. Por exemplo, um colaborador pode estar exercendo uma atividade específica, mas pode ter mais habilidade para outra. É preciso conversar com a equipe com regularidade para entender suas dores, desejos e desafios de carreira, entender onde você e o seu restaurante se encaixam nessa jornada e como apoiá-los.

Essa sensibilidade ajuda a reter grandes talentos e a diminuir a rotatividade de funcionários, um problema que costuma trazer mais custos financeiros e dificultar a padronização de um atendimento que encanta o cliente. Além disso, investir em benefícios aumenta os indicadores de eficácia.

A pessoa responsável pela contratação de pessoal e de folha de pagamento pode adotar várias estratégias de gestão de pessoas, como programas de retenção e de motivação de equipe, além de promover capacitação profissional, ouvir sempre o que a equipe tem a dizer, investir em ferramentas de trabalho e, principalmente, oferecer benefícios para funcionários.

A preocupação dos restaurantes com a produtividade

Os estabelecimentos entendem cada vez mais a importância de oferecer benefícios diferenciados para funcionários e tratá-los como parte da rotina da empresa. Essa é uma ferramenta essencial na motivação e que vai resultar em resultados positivos, por isso deve fazer parte da estratégia como um investimento que não dá um retorno direto, mas indireto.

Tudo isso é importante na percepção de como investir na qualidade de vida dos colaboradores agrega em qualidade e melhora a imagem do restaurante. Imagine só uma pessoa cheia de problemas na vida particular, dificuldades com as contas em casa e que passa o tempo todo preocupada. De uma maneira ou de outra, isso pode deixá-la desconcentrada e até levá-la a cometer erros no trabalho.

Quando uma das prioridades do restaurante é se posicionar como uma marca empregadora, os cuidados de relacionamento e o suporte ao colaborador envolvem uma gestão mais humanizada. Em função disso, oferecer os melhores benefícios para funcionários está diretamente ligado ao aumento do bem-estar e ao estímulo do crescimento dos funcionários, conforme o negócio se desenvolve em conjunto.

Os impactos dos benefícios criativos para funcionários na produtividade

Uma pesquisa feita pela Pluxee, nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos, mostrou que, entre donos de PMEs brasileiros que investiram em ao menos uma ação de qualidade de vida, com destaque para a oferta de benefícios aos funcionários:

  • 94% notaram uma grande melhora no clima da empresa;
  • 92% perceberam que a reputação do negócio melhorou;
  • 90% observaram aumento no cálculo de produtividade.

Tornar o seu estabelecimento um lugar onde as pessoas desejam trabalhar é essencial para crescer diante da concorrência e se posicionar como referência no segmento. Vale reforçar que a gestão focada em pessoas é uma das principais tendências do mercado, e isso faz ainda mais sentido no ramo de restaurantes e lanchonetes que envolvem atendimento direto ao público.

Diferença entre custos, investimentos e despesas

Para que fique mais claro como os benefícios para os funcionários podem contribuir para os resultados da empresa, vamos falar sobre as diferenças que envolvem também custos e despesas:

  • Custos — valores utilizados em mão de obra, matéria-prima e logística, tendo influência direta no produto oferecido ao cliente;
  • Despesas — não têm relação direta com o produto final, como a manutenção e outros gastos administrativos;
  • Investimentos — são todos os valores aplicados com foco em aumentar a produtividade, a qualidade do trabalho e os lucros do restaurante.

A importância da oferta de benefícios para funcionários

Gerentes que enxergam a necessidade de oferecer benefícios complementares aos salários entendem que o seu estabelecimento precisa ser disputado pelos melhores talentos. Para quem busca uma vaga de trabalho, as empresas que mostram vantagens além do salário são as mais desejadas.

Segundo um estudo feito pela consultoria global Bain & Company, bons salários e benefícios são prioridades para 23% dos profissionais brasileiros. O trabalho em um ambiente saudável, administrado por gerentes que prezam o bem-estar do colaborador e a importância de cada membro da equipe, ajuda a combater o estresse e pode reduzir os erros internos.

Como resultado, além de focarem o próprio crescimento e desenvolvimento profissional, os funcionários se tornam mais engajados no cumprimento das metas e tarefas diárias. Lembrando que é necessário entender o perfil do funcionário para que os benefícios ofertados façam sentido no dia a dia dele.

Vantagens dos benefícios como forma de atração e retenção de talentos

Os benefícios corporativos são vantajosos para todas as partes envolvidas. O restaurante que oferece vale-alimentação para seus funcionários, por exemplo, pode obter a isenção de encargos sociais como FGTS e INSS, já que o benefício não possui natureza salarial. Os funcionários se tornam mais motivados, o benefício ajuda a atrair e reter talentos, diminuindo a rotatividade de funcionários, já que é muito mais barato manter funcionários do que contratar novos.

Qualquer estabelecimento que tenha a partir de um funcionário pode oferecer o benefício, sejam esses funcionários contratados sob regime CLT, temporário, intermitente, por jornada ou outro tipo de vínculo empregatício. Não é permitido conceder qualquer tipo de auxílio-alimentação em dinheiro, já que oferecer o benefício dessa forma pode colocar o seu restaurante em risco, podendo sofrer auditorias e processos trabalhistas. 

Então a melhor forma de oferecer um benefício de alimentação com toda a segurança jurídica é com o vale-alimentação da Pluxee. Assim, você tem a certeza da destinação correta do benefício, sem desvirtuação de sua natureza e que permite o monitoramento de gastos.

Os cartões de benefícios para funcionários Pluxee são aceitos em mais de 700 mil estabelecimentos em todo o país. O benefício também substitui a cesta básica, oferecendo mais flexibilidade para que o funcionário possa comprar alimentos frescos em supermercados, mercearias, açougues e demais estabelecimentos do tipo. O funcionário enxerga o benefício como um complemento de sua renda, já que é destinado para a compra de gêneros alimentícios para preparo em casa. O profissional consegue investir mais em sua alimentação, o que traz mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para ele e sua família.

Outra vantagem para o seu colaborador é o acesso ao app Pluxee Brasil, onde ele pode consultar saldo, extrato, fazer bloqueio e desbloqueio de cartão, consultar a rede credenciada, além de conferir descontos e as principais promoções da Pluxee.

Agora ficou claro como a produtividade dos funcionários do restaurante está diretamente ligada aos benefícios oferecidos e à satisfação no trabalho. Além de ajudar na retenção de talentos, isso mostra o quanto os gerentes valorizam o bem-estar da equipe — o que é fundamental para fortalecer o relacionamento de confiança entre as partes. Faça uma simulação para ver como oferecer benefícios Pluxee cabe no seu bolso:

 

Faça uma cotação