superalimento alho

Superalimento Sodexo: alho faz bem à saúde?

30 Novembro 2023

Conheça as propriedades do alho e seus benefícios para seu organismo no artigo da Soraia Batista, a nutri da Sodexo

O alho é um clássico muito utilizado na culinária mundial para temperar os alimentos e dar mais sabor à diversas preparações culinárias devido à sua versatilidade. 

Como possui muitas propriedades nutricionais, ele é utilizado também no combate de algumas doenças. Quem nunca tomou aquele chazinho de alho delicioso para curar uma gripe, não é mesmo? Fato é que existem muitos benefícios no consumo do superalimento da vez. Vamos conferir?

Propriedades

Possui ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana sendo considerado um alimento funcional ou fitoterápico. Em sua composição encontramos zinco, selênio, enxofre, magnésio, cálcio, ferro, vitamina A, C, e vitaminas do complexo B.

Benefícios

  • Aumenta a imunidade
  • Ajuda na saúde do intestino
  • Previne alguns tipos de câncer
  • Fortalece a saúde do coração
  • Ajuda a regular a pressão sanguínea
  • Ajuda a reduzir a glicose
  • Reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL
  • Combate vírus e bactérias

Características

É possível encontrar o alimento de diversas formas: in natura, já descascado, em pasta, granulado, e também temperado em pasta. Importante reforçar que usar a forma in natura como ingrediente principal é a melhor opção para fazer seus temperos.

Algumas pessoas preferem comprar a pasta do alho para o consumo do dia a dia pela praticidade, mas, as opções industrializadas devem ser evitadas. Como alternativa, é super fácil fazer a sua própria pasta para temperar suas preparações do dia a dia (veja como fazer tempero caseiro).

Atenção para quem tem algum problema digestivo: o consumo de alho in natura pode não ser recomendável. Procure um nutricionista para orientação personalizada, de acordo com as suas necessidades.

Veja também:

E-book: receitas saudáveis para o seu dia a dia

3 receitas rápidas para o jantar