5 ideias de tecnologia no RH para tornar sua gestão de pessoas mais estratégica
16 Janeiro 2023
Veja o que há de mais inovador na área de Recursos Humanos e digitalize a sua empresa para tomar as melhores decisões
O principal bem de qualquer empresa sempre foi o capital humano. E com o advento da tecnologia em gestão de recursos humanos, os principais ativos de um negócio são os dados e o people analytics. Unindo as ferramentas e sabendo trabalhar bem esses dois recursos, a empresa se torna superpoderosa!
Não é de hoje que o RH estratégico está se transformando em algo que vai muito além do antigo departamento pessoal. E a responsável por isso é a tecnologia, que chegou trazendo eficiência e inovação em gestão de pessoas. Quer saber como transformar o RH da sua empresa montando um planejamento estratégico de RH? Nós te contamos neste artigo em que você vai ver:
O que mudou no RH nos últimos tempos?
O Departamento de Recursos Humanos não é mais o mesmo. Com o advento da tecnologia, ele ganhou papel estratégico e, com posse de dados, interage com todas as áreas do negócio, contribuindo para melhorar o desempenho pessoal e coletivo.
Dessa forma, a inovação ganhou força nas ações de RH nas empresas, tornando o departamento pessoal mais inteligente e ágil graças a softwares e sistemas elaborados especificamente para essa área. Essas ferramentas tornam possível o conhecimento profundo sobre o perfil de comportamento e as necessidades de cada colaborador, resultando em uma atuação muito mais objetiva. Estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que auxiliam a mensurar a satisfação dos funcionários e os retornos sobre processos seletivos, por exemplo.
A boa notícia é que estamos avançando cada vez mais na digitalização e evolução da área de Recursos Humanos. A segunda edição da pesquisa RH Innovation aponta que 30,3% das empresas entendem que levar tecnologia ao RH é uma prioridade e 29,3% dizem que essa inovação está no planejamento.
Confira o que há de melhor em tecnologias para o RH
1. People analytics e gestão de pessoas
Está se tornando imprescindível trabalhar com dados em qualquer área. E quando falamos de ferramentas de RH Estratégico, as informações são ainda mais valiosas. Conhecer as pessoas que colaboram para a companhia é fundamental para atuar nas necessidades dos funcionários, ganhar produtividade, reduzir o turnover e atrair mais talentos.
A partir da coleta e análise dos dados, é possível decifrar em tempo real informações relacionadas a absenteísmo, satisfação, produtividade e engajamento dos colaboradores. E essa análise ainda permite encontrar lacunas, dores e problemas nas equipes, que podem ser direcionados aos responsáveis para sanar um por um e melhorar a empresa como um todo. Dessa forma, tomar decisões com base em dados é a melhor estratégia para garantir um departamento de recursos humanos moderno.
2. Recrutamento apoiado na tecnologia
Plataformas e sistemas automatizados são tendências em recursos humanos que ajudam na busca pelas pessoas mais adequadas para cada vaga aberta. Isso aumenta o índice de acerto nas contratações, ou seja: cruzando dados, é possível chegar às pessoas que têm um maior fit com a cultura da empresa.
A seleção inteligente ainda inclui outras práticas de RH, como testes online, entrevistas remotas, possibilidade de incorporar o blind recruitment, aumentando a diversidade nas equipes. Nem é preciso dizer que uma contratação acertada é benefício na certa!
Leia mais: especialistas falam sobre como será o futuro do trabalho!
3. Gestão inteligente de benefícios
Cuidar da experiência do funcionário (employee experience) é fundamental em qualquer empresa e, para tanto, é preciso saber o que ele quer. Para garantir um planejamento estratégico em RH, não basta oferecer uma boa lista de benefícios fechada e imaginar que todos ficarão satisfeitos, também é preciso monitorar e administrar o uso desses benefícios.
Aqui, é preciso monitorar e administrar o uso desses benefícios. Vale oferecer uma prateleira diversificada e acompanhar o uso de cada funcionário. Assim, é possível aprimorar e mudar, pensando em manter a satisfação das pessoas.
Todo esse trabalho resulta em melhorias de produtividade e economia de recursos para a empresa.
Veja também: como personalizar os benefícios da sua equipe.
4. Comunicação interna mais tech
Ruídos na comunicação interna podem ser fatais. Por isso, o RH precisa encontrar os melhores caminhos para levar a informação correta e de forma eficiente para cada funcionário.
Nesse sentido, vale incluir ferramentas como assistentes virtuais, chatbots e encontrar as plataformas que despertem mais interesse das pessoas, um canal pelo qual seja possível transmitir as informações de forma clara e direta, e que todos possam acessar.
Utilizar redes sociais corporativas e práticas de endomarketing também pode ser uma boa estratégia nas ações internas para colaboradores, mas é fundamental produzir conteúdo que engaje e que faça o colaborador ter vontade de participar
5. E-learning
Investir em capacitação não é novidade, mas a tecnologia está permitindo uma evolução ainda maior do acesso à educação profissional pelas pessoas. Diversas plataformas de ensino virtual estão à disposição levando os melhores conteúdos aos colaboradores, que podem ser consumidos de qualquer lugar: no escritório ou em casa.
Usando essas ferramentas de gerenciamento estratégico de RH, o departamento pode sugerir trilhas de conhecimento específicas para cada funcionário, visando o desenvolvimento dos talentos.
Cada um pode acessar no seu tempo, mas há sempre um monitoramento da companhia, que acompanha o engajamento, a conclusão dos módulos e atividades, além de conseguir comparar o aprendizado com o desempenho do dia a dia.
Vale destacar que a capacitação é um passo importante para preparar os futuros líderes da empresa.
Saiba mais: como cobrir os gaps de formação da sua equipe.
Afinal, como inovar na gestão de pessoas?
A tecnologia chegou ao departamento de RH trazendo agilidade, assertividade, retenção de talentos, redução de turnover e muito mais. Com softwares e ferramentas pensadas exclusivamente para o setor, é possível obter dados valiosos e transformá-los em ações poderosas e ideias inovadoras para RH. Dessa forma, é possível seguir as tendências para o futuro do RH na sua empresa, garantindo mais criatividade e inovação em gestão de pessoas.
A quantas anda a digitalização do RH de sua empresa? Para mais informações que vão te ajudar a evoluir nesse processo, assine a newsletter do Sodexo Insights!