Vale a pena contratar Freelancer? Saiba quando esta forma de contratação é interessante para você.

Vale a pena contratar freelancer?

14 Abril 2023

Conheça as vantagens de contratar profissionais autônomos

A contratação de profissionais do tipo freelancer tem sido uma tendência que cresceu ainda mais na pandemia. Com a necessidade de trabalhos pontuais em alguns setores das empresas, como na área de tecnologia, por exemplo, os freelancers estão sendo cada vez mais procurados no mercado de trabalho, pois esse tipo de contrato sem vínculos pode oferecer vantagens às empresas e aos profissionais envolvidos. Saiba mais nesse artigo!

Como funciona o contrato de um freelancer?

O freelancer é um prestador de serviços autônomo que não possui os mesmos direitos (e nem as mesmas obrigações) que um colaborador com carteira assinada e regime de trabalho pela CLT. No caso do freelancer, fica a critério da empresa se ela vai pagar 13º, férias remuneradas e outros benefícios aos profissionais.

Para justificar os pagamentos realizados por cada serviço, a empresa deve exigir do profissional a emissão de Nota Fiscal para a declaração de Imposto de Renda. O contratante precisa realizar os pagamentos nas datas combinadas. Questões como horários, prazos, carga horária e possíveis adicionais de pagamento devem ser negociadas pelas partes.

O freelancer não tem um horário estabelecido, pois a sua jornada é flexível. Dessa forma, não há exigências de quantas horas por dia ele deve trabalhar. Tudo deve ser acordado entre as partes, já que o profissional autônomo não tem as mesmas obrigações do que um funcionário contratado pela CLT.

Para evitar problemas, o contrato de freelancer deve ter cláusulas especificando as necessidades que a função exige. Ambas as partes devem ter uma via do contrato para comprovação legal do acordo.

Vale a pena contratar freelancer?

Em muitos casos, a contratação de um freelancer pode ser altamente vantajosa e reduzir os encargos trabalhistas. Afinal, o profissional autônomo não tem os mesmos direitos que um profissional com carteira assinada, isentando o empregador de diversas responsabilidades. Além disso, o freelancer pode ser acionado pontualmente quando for necessário, sem a necessidade de vínculo empregatício.

Como atrair bons profssionais?

Mesmo que os benefícios não sejam obrigatórios, a empresa pode oferecer algumas vantagens ao freelancer para atrair os melhores profissionais do mercado. Além de garantir um pagamento justo por cada serviço, a empresa pode conceder um valor de vale-refeição por cada diária trabalhada, garantindo uma alimentação mais adequada ao profissional e a garantia de que aquele talento vai querer voltar a trabalhar na sua empresa.

Leia também:

Benefícios para diferentes formatos de trabalho

Trabalho intermitente: o que é e como funciona