Vale-presente para comprar o que quiser
8 Maio 2024
Conheça todas as possibilidades oferecidas por esse benefício flexível
Agradecer a um colaborador pelo trabalho bem-feito na empresa é uma prática comum entre os gestores, seja por meio de palavras de cortesia ou e-mails de parabéns. Uma opção que tem ganhado destaque é a oferta de um presente aos funcionários, mais especificamente na forma de um cartão multibenefícios como vale-presente. Esse reconhecimento pode surgir espontaneamente ou como parte de programas de incentivo para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores.
As vantagens do vale-presente
O cartão vale-presente proporciona uma satisfação garantida para quem o recebe, pois oferece flexibilidade para que o profissional escolha o que deseja adquirir, dentro do valor disponibilizado no cartão. Essa característica faz com que o vale-presente seja uma opção versátil, capaz de agradar todos os perfis de funcionários que compõem a equipe.
Os cartões de vale-presente já são amplamente utilizados por grandes empresas e estão conquistando espaço também entre as pequenas e médias organizações. Um estudo da Pluxee revelou que os proprietários de PMEs planejam aumentar significativamente os investimentos em reconhecimento nos próximos anos, visando melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Houve ainda um aumento de 15% na intenção de reconhecer o desempenho dos colaboradores com bônus, vouchers e cartões presente, além de um aumento de 17% na busca por formas de aumentar o poder de compra dos funcionários.
Importância do programa de incentivo
Um programa de incentivo com vale-presente bem-sucedido requer três elementos essenciais: adesão dos colaboradores, elemento surpresa e flexibilidade para comprar diferentes itens. A adesão é ampliada quando a liderança comunica claramente o objetivo para a equipe e os envolve na definição de metas. Os colaboradores também devem ser consultados sobre o tipo de cartão presente que será oferecido.
Obter feedback constante dos funcionários durante a execução do programa de incentivo também aumentará a sua eficácia. E a capacidade de oferecer uma seleção abrangente de cartões tipo vale-presente é crucial. Afinal, a escolha do cartão deve ser suficientemente ampla para motivar profissionais com diferentes gostos, idades e origens.
Quando oferecer um vale-presente?
No ambiente corporativo, o vale-presente muitas vezes é usado em datas comemorativas, tais como Páscoa, Natal, aniversário do colaborador, aniversário de empresa, comemorações de happy hour e outras datas celebrativas do calendário formal. Outras ocasiões sugeridas para usar o vale-presente são o retorno de licença-maternidade, aposentadoria, Dia dos Pais e Dia das Mães. Ou seja, são faltarão oportunidades para presentear os funcionários com um vale-presente Pluxee!