Como promover a qualidade de vida no trabalho? Confira nossas dicas!

6 dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

2 Agosto 2024

Ter ferramentas para promover o bem-estar do profissional aumenta o engajamento e traz resultados do negócio

O bem-estar e a satisfação precisam estar presentes em todos os aspectos da nossa vida, o que inclui o dia a dia no trabalho. Para entender como vida pessoal e profissional se equilibram e entender o que move as pessoas para ter uma melhor experiência em todas as áreas, a Pluxee, nova marca da Sodexo Benefícios e Incentivos, lançou em 2017 o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), um indicador que, a partir das 6 dimensões de qualidade de vida, entende como está o nível de satisfação de um trabalhador de forma holística e completa. Como está sua qualidade de vida no trabalho?

Confira a seguir dicas para melhorar a motivação e a performance da sua empresa e a qualidade de vida no ambiente de trabalho:

Ofereça as ferramentas certas para executar o trabalho

Como cobrar boa performance dos colaboradores quando a própria organização não oferece condições para isso? Parece uma tarefa simples, mas garantir que as pessoas tenham um computador adequado, que a impressora funcione e que as ferramentas de trabalho estejam sempre disponíveis pode ser um desafio a muitas organizações. Também é essencial estabelecer processos fluídos e facilitar o acesso às informações necessárias para executar as tarefas.

Incentive uma vida saudável

Já está claro que fazer exercícios físicos e manter uma alimentação equilibrada é a chave para o bem-estar, o equilíbrio e, claro, à produtividade. Sendo assim, as empresas têm muito a ganhar ao estimular os trabalhadores a adotarem bons hábitos. Não basta oferecer refeições balanceadas no refeitório ou entregar o cartão alimentação e cartão refeição. É importante informar os colaboradores sobre os benefícios das escolhas saudáveis e estimular que eles se movimentem e fujam do sedentarismo.

Garanta um ambiente de trabalho seguro e confortável

As pessoas precisam se sentir acolhidas e seguras no ambiente de trabalho – esse sentimento melhora a saúde mental do trabalhador e a qualidade de vida no trabalho. A temperatura, a ergonomia e outras condições essenciais devem ser favoráveis. Quer ganhar mais pontos? Invista em um espaço bonito e inspirador – os resultados em produtividade, atração e retenção de talentos compensam o esforço.

Valorize seus colaboradores

Recompensar as pessoas por seus esforços e boas entregas não é um benefício extra, mas um fator essencial para fazer com que os colaboradores sintam-se valorizados e permaneçam engajados. Pesquisa realizada pela McKinsey em 2017 mostra que as empresas que investem em reconhecimento e em bem-estar têm retorno financeiro superior. Saiba quanto custa não motivar seus funcionários.

Fortaleça o relacionamento entre as pessoas

O trabalho é a segunda casa de muita gente, por isso, é preciso investir em qualidade de vida no trabalho. E muitos profissionais passam mais tempo na empresa do que com a família. Nesse caso, o papel da empresa é proporcionar espaços para interações saudáveis, que reforcem de forma positiva os vínculos entre aqueles que trabalham juntos. Leia mais sobre como conectar profissionais nas empresas.

Planeje uma rota de crescimento

Desafiar os colaboradores para que eles cresçam e oferecer possibilidades de desenvolvimento profissional é uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Neste ponto, também entram incentivos à educação e treinamentos.