
Uma pesquisa realizada pela consultoria Hay Group com empresas brasileiras revela que 43% dos líderes estão preocupados em criar estratégias para manter seus melhores profissionais. Entre as iniciativas que podem ser adotadas, oferecer meios para que esses talentos tenham mais saúde e bem-estar é um meio comprovadamente eficiente. Confira, a seguir, dicas de programas de bem-estar dentro das empresas que, ainda, ajudam a melhorar o desempenho do funcionário!
- Ofereça frutas frescas aos colaboradores durante o expediente. É uma alternativa saudável para os lanches entre as principais refeições – e pode contribuir para diminuir o consumo de doces e outros petiscos menos nutritivos.
- A alimentação saudável impacta diretamente no desempenho do funcionário na empresa. Faça parceiras com lojas que vendem alimentos frescos e mais saudáveis. Isso incentiva seus funcionários a ter um novo estilo de vida e, ainda, aumenta seu poder de compra. Todos os usuários dos cartões da Sodexo têm acesso ao Sodexo Club: além de ver o saldo, seus colaboradores vão poder aproveitar ofertas e promoções que fazem seu vale alimentação e seu vale refeição renderem muito mais.
- Ofereça um dia extra de férias anuais, sem desconto no salário. Os gestores podem, por exemplo, dar um dia de folga na época do Natal para que todos possam usar o tempo para organizar compras, viagens e festas com a família. O bem-estar e a sensação de reconhecimento de cada colaborador impacta positivamente nos resultados da empresa.
- Proporcione acesso a atividade física. A Sodexo oferece um serviço de desconto em academias em todo o Brasil. Além de promover mais bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores, exercitar-se é algo que não ajuda apenas as pessoas a entrar em forma, mas promove o convívio saudável entre os colegas de trabalho. Conheça os serviços de saúde e bem-estar da Sodexo.
As dicas são de Iain Thomson, Diretor de Incentivos e Reconhecimento da Sodexo Benefícios de Incentivos no Reino Unido. Ele aproveitou para alertar os gestores sobre os cinco erros mais comuns em programas de bem-estar dentro das empresas.
- Ouça e entenda os seus colaboradores. Se, por exemplo, seu programa de incentivo ao bem-estar é planejado partindo de uma ideia pessoal de que mulheres preferem yoga e homens querem jogar futebol, você limita as opções e pode causar mal-estar na equipe.
- Não tenha pressa para implementar um programa de bem-estar. Qualquer programa dessa natureza precisa de uma estratégia clara e ser consistente com os valores de uma empresa.
- Peça ajuda para elaborar seu programa. Ouvir alguém de fora, como uma consultoria ou uma empresa especializada em benefícios, pode ajudar o RH a escolher as melhores opções. Conte com a Sodexo para montar o melhor pacote de saúde e bem-estar para seu time.
- Cuidado com a forma como você comunica seus programas de bem-estar. Ao informar sobre descontos em academia, tenha sensibilidade para não dar a entender que todos precisam emagrecer. O mesmo vale para lançar programas de assistência psicológica, por exemplo. Mais uma vez: conhecer seus colaboradores fará com que sua iniciativa não represente uma bola fora.
Leia a íntegra do artigo aqui.