Café: conheça os benefícios e aprenda os diferentes tipos
29 Junho 2023
14 de abril é o dia mundial do café. E afinal, tomar um cafezinho faz bem para a saúde?
Você sabia que, depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo? Segundo o jornal El País, todos os dias são consumidas aproximadamente 2 bilhões de xícaras. Outra pesquisa mostra que, depois dos EUA, o Brasil é o país que mais toma café no mundo. E o que não faltam são estudos sobre o impacto do café sobre a nossa saúde, além dos benefícios e malefícios do café.
A médica Ana Escobar comenta que o café oferece substâncias antioxidantes que têm a capacidade de liberar o neurotransmissor dopamina, que nos dá uma sensação de bem-estar. Um estudo mostrou que quem bebe até três xícaras de café por dia pode ter uma vida mais longa e saudável, em comparação com quem não consome a bebida. Isso pode acontecer se você usar a cafeína a seu favor.
Faça as contas: uma pessoa de 60 kg tira benefícios da cafeína ao ingerir até 150 mg da substância por dia, o equivalente a três xícaras de café coado.
No entanto, cuidado com os exageros. Café em excesso causa pode causar arritmia cardíaca, insônia e ansiedade. Além disso, em grandes quantidades, a cafeína prejudica a absorção de cálcio e de vitamina C pelo nosso organismo. Se você tiver alguma dúvida sobre os benefícios do café, converse com seu médico.
Conhecer o próprio corpo e ter bom senso é fundamental para tirar proveito dos benefícios do café para a saúde. Por exemplo, se você tem problemas para dormir, evite consumir café depois das 16h.
Café faz bem ou mal para a saúde?
Muitos consumidores não sabem dos reais benefícios do café para a saúde. Sem contar, é claro, o delicioso cheiro e o inconfundível sabor que agrada ao paladar. Mas há quem fique na dúvida se o café faz bem ou mal. Afinal, quais os benefícios do café?
Uma matéria da Pleno News, listou 7 benefícios do consumo moderado de café para a saúde:
- Melhora a memorização – café é bom para a memória!
- Diminui o risco de problemas cardíacos – café faz bem ao coração!
- Café é antioxidante. Isso mesmo, ele possui antioxidantes, que ajudam na prevenção e combate de doenças, como o câncer.
- Fortalece o sistema respiratório
- Evita a dor de cabeça
- Auxilia a luta contra o diabetes
- Aumenta a energia
Viu quantas vantagens de tomar café? Vale ressaltar que é muito importante manter um equilíbrio na quantidade ingerida de café. O consumo em excesso (mais de 3 xícaras por dia) pode ser prejudicial.
Se você toma café adoçado, tente diminuir aos poucos, até se acostumar a tomá-lo puro.
Quais são os tipos de café?
Pedir um café na padaria para começar bem a manhã ou para encerrar o almoço faz parte da rotina de muita gente. E, com a variedade de tipos de café disponíveis hoje, pode ser difícil escolher o que comprar com seu vale-refeição. Confira, a seguir, os tipos mais conhecidos para pedir sem errar:
- Expresso ou espresso: café e nada mais. Esta preparação italiana é feita com água muito quente sob pressão passando por grãos de café moídos na máquina. O resultado é um sabor muito acentuado com uma espuma característica.
- Café coado: apesar da onda de cafés gourmets, o bom e velho café coado de padaria continua firme. Ele é feito com pó de café e água quente e bebida passa por um filtro de papel ou tecido. Seu sabor é mais fraco do que os cafés preparados com grãos moídos na hora e pode ser uma opção para paladares mais sensíveis.
- Cappuccino: no Brasil, a receita tem quantidades iguais de café, leite vaporizado e espuma do leite, que ganham mais sabor (e calorias) com canela, chocolate e açúcar. A preparação original italiana não tem chocolate ou canela.
- Macchiato: a palavra italiana significa “manchado” em português. Ou seja, esta bebida é um café espresso com uma generosa mancha de leite cremoso em cima, sem a espuma característica do Cappuccino.
- Pingado: outro clássico de padaria, o pingado é servido em um copo americano quase cheio de leite quente, com um pouquinho de café coado em cima.