Como fazer o controle do pagamento dos clientes do restaurante

Como realizar o controle de pagamentos dos clientes no restaurante?

28 Julho 2023

Seu estabelecimento só vai ter uma operação segura se você tiver controle total do fluxo de caixa. Não se preocupe, temos dicas aqui para facilitar este processo no seu negócio.

Boas práticas para o controle de pagamentos no seu estabelecimento

Controlar o fluxo de caixa do estabelecimento, bem como os pagamentos dos clientes, é essencial para o sucesso de um restaurante, lanchonete, padaria ou outro negócio que vende comida pronta. Logo, conhecer as melhores práticas de controle de caixa e saber como aplicá-las na sua rotina operacional é um ponto importante para evitar prejuízos ao estabelecimento.

Sabemos que o dia a dia do dono de restaurante é muito corrido, principalmente para pequenos e médios empreendedores que, muitas vezes, acabam cuidando de várias tarefas ao mesmo tempo. Por isso, preparamos este artigo explicando os principais aspectos do controle de pagamentos dos clientes.

Se você quer otimizar a gestão de restaurante, então continue a leitura deste artigo!

O que é o controle de pagamentos dos clientes?

Antes de aprender como operacionalizar, é preciso entender o conceito de controle de pagamentos dos clientes. Bem, essa é uma atividade que faz parte do fluxo de caixa do restaurante e deve ser realizada diariamente.

Em resumo, fluxo de caixa diário é o processo que registra os pagamentos realizados pelos clientes todos os dias e sinaliza quais estão a vencer e quando. Trata-se de uma rotina essencial para a gestão de bares e restaurantes. Afinal, o seu estabelecimento também assume responsabilidades financeiras, e cuidar dos pagamentos de clientes é uma forma de minimizar problemas de receita.

O pagamento dos clientes compreende os recebíveis do seu negócio. Dessa forma, é imprescindível conhecer as possibilidades de recebimento (ou meios de pagamento como cartão de crédito e vale-refeição), definir rotinas e ter transparência com o cliente. Há restaurantes que trabalham com a modalidade de receita recorrente, oferecendo descontos para funcionários e empresas que fecharem pacotes mensais. É importante ter um contrato e um processo que controle o recebimento dos pagamentos para esses programas de fidelidade próprios.

Quais são as operações comuns desse fluxo?

Hoje, é essencial diversificar os meios de pagamentos para não perder vendas. Quando falamos da gestão de caixa de restaurantes, há vários tipos de operações, sendo gerenciar todas elas manualmente pode ser complicado. A seguir, conheça os principais tipos de fluxo de caixa de clientes.

Dinheiro

Atualmente, o volume de dinheiro em espécie transacionado está cada vez menor. Por motivos de segurança, as pessoas optam mais por usar cartões de débito e crédito na hora de comprar. No entanto, sabemos que o pagamento em dinheiro ainda é uma realidade. Assim, é importante redobrar a atenção com essa rotina e sempre ter troco no seu caixa.

PIX

Em 2021, o PIX chegou revolucionando a forma como empresas e clientes lidam com pagamentos. Por meio do app de cada banco, seu cliente pode realizar o pagamento para você diretamente, da mesma forma que você transfere dinheiro para outra pessoa. Segundo o Banco Central, os pagamentos via PIX vêm crescendo mês a mês desde seu lançamento.

Boleto

Os pagamentos por boleto são muito comuns no caso de convênios com empresas ou grupos, quando é combinado um valor e uma data de vencimento. O boleto deve ser gerado no banco em que você tem conta corporativa, vale acertar os detalhes com seu gerente e seu contador.

Cartão

Os cartões de débito e crédito são os meios de pagamento mais usados no país, de acordo com o Banco Central. É um método seguro para o cliente e para o restaurante, que precisa ter maquininhas que permitam o pagamento também por aproximação (NFC) no cartão ou no smartphone do cliente.

Benefícios

Outro meio de pagamento que você pode aceitar em seu estabelecimento são os cartões de benefícios. Os restaurantes, bares e lanchonetes podem aceitar vale-refeição. Isso faz com que o seu restaurante abra portas para novos clientes e venda mais, diversificando o modelo de fluxo de caixa.

Aplicativos de delivery

Além de todos esses recursos, o seu restaurante pode ter mais um diferencial de compra se estiver em um aplicativo de delivery. Nesse modelo, os clientes fazem o pedido via app e o pagamento também é processado por lá. Assim, a gestão do aplicativo realiza o depósito das suas vendas na sua conta cadastrada. Por meio de apps de delivery, é possível vender também para clientes que usam cartão de benefícios como da Sodexo.

Como gerir o pagamento de clientes em 3 passos?

Gerenciar o pagamento de clientes não é uma tarefa fácil, porém é essencial para o sucesso do seu negócio. Prever os recebimentos, alinhar possíveis atrasos e novas datas para receber, isso ajuda o seu restaurante a evitar que as contas fiquem no vermelho.

Para alcançar melhores resultados no seu controle de pagamentos dos clientes é importante adotar algumas boas práticas. Veja mais a seguir:

1. Defina os procedimentos

Antes de qualquer coisa, é preciso definir os meios de pagamentos que serão utilizados e conhecer como eles funcionam para definir como os procedimentos internos serão realizados. Isso é fundamental porque cada forma de pagamento pode ter uma data de reembolso, por exemplo.

2. Contrate um ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning, Sistema de Gestão Integrada) é uma ferramenta que contribui para facilitar a gestão de caixa, o controle de pagamentos dos clientes e a emissão de notas fiscais. Esse recurso centraliza os dados e operações de pagamento em um só lugar, o que ajuda a ganhar tempo nas conferências e a reduzir erros que poderiam ocorrer com a conferência manual.

3. Treine sua equipe

Seja em um negócio familiar, seja em um restaurante com funcionários, é fundamental que os operadores de caixa conheçam e entendam os processos. Isso vale tanto para operação manual quanto para digitalizada. Afinal, se a pessoa que executa o procedimento não o conhece a fundo as melhores práticas, há chances de erros de processamento, o que pode bagunçar a administração de restaurantes.

Como a Sodexo pode ajudar no seu fluxo de caixa?

Quando um restaurante ou lanchonete aceita Sodexo, além de abrir as portas para um número maior clientes, você também pode controlar melhor o fluxo de caixa por meio da antecipação dos seus recebíveis.

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