Conheça os benefícios da granola
19 Dezembro 2022
Saiba quais são as vantagens de incluir a granola na sua dieta
O consumo da granola faz bem para a saúde de várias formas, principalmente no que diz respeito ao funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre, já que se trata de um alimento rico em fibras. Além disso, dependendo da forma como é consumida, a granola também pode auxiliar no ganho de massa muscular, na melhora da aparência da pele e no aumento da disposição para realizar as atividades do dia-a-dia.
Um alimento versátil
Ela pode ser consumida de diversas formas: com leite, iogurte, mel, frutas e até mesmo pura. A granola vem conquistando espaço na mesa do café da manhã de brasileiros que buscam uma alimentação mais saudável.
Por ser uma mistura de cereais, castanhas e frutas secas, a granola contém boa quantidade de fibras, o que ajuda na regulação intestinal e também oferece outros nutrientes importantes para manter o equilíbrio do organismo. A granola ainda contribui para a redução do colesterol e ajuda a combater os sinais do envelhecimento, já que contém minerais antioxidantes para manter as células jovens por mais tempo.
Café da manhã com granola
A granola é um alimento nutritivo e que fornece energia ao organismo, por isso o ideal é consumi-la no café da manhã ou antes de praticar atividades físicas. Mas fique atento aos rótulos, pois a composição dos ingredientes deve ser equilibrada para que ela possa trazer todos esses benefícios.
Ao comprar o produto, certifique-se de que a granola que você está adquirindo no mercado contém muitas fibras e poucas calorias e açúcares. Mas a melhor opção é fazer granola em casa, veja esta receita do Mesa Brasil (SESC) com ingredientes que você comprar com seu vale-alimentação:
Granola com Sementes de Melão
Ingredientes da granola
- 1 xícara de chá de sementes secas de melão
- 1/2 xícara de chá de castanha de caju
- 1/2 xícara de chá de castanha do Pará quebrada
- 1/2 xícara de chá flocos de milhos
- 1 xícara de chá de aveia em flocos grandes
- 1/2 xícara de chá de damasco seco picado ou uvas passas
- 1/2 a 2/3 xícaras de chá de mel
- 1/2 xícara de chá de óleo de coco, canola ou girassol
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela
Como fazer granola caseira
- Misture todos os ingredientes secos (exceto as frutas secas) com o óleo e o mel. A mistura deve ficar levemente úmida. Caso necessário, acrescente uma colher a mais de óleo e de mel.
- Aqueça o forno em temperatura média ou baixa: 150 a 180ºC. Leve a mistura ao forno, espalhada em assadeira por aproximadamente 15 minutos.
- Então, tire do forno, misture as frutas secas, mexa bem e retorne ao forno por mais 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos.
- Espere esfriar e guarde em um recipiente fechado, em local seco e longe de luz. Nessas condições a granola tem validade de 1 mês.
Comer granola faz bem!
A granola no café da manhã ou em outros momentos do dia pode trazer muitos benefícios à saúde. A seguir, resumimos os principais motivos para incluir a granola na sua dieta:
- Combate os sintomas de prisão de ventre, pois é rica em fibras que favorecem o trânsito intestinal;
- Pode contribuir para a perda de peso, já que as fibras aumentam a sensação de saciedade. No entanto, por ser um alimento calórico, o equilíbrio da alimentação, mais uma vez, é fundamental nesta escolha;
- Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois pode ajudar na diminuição do colesterol do sangue;
- Colabora para o rejuvenescimento da pele, já que alguns ingredientes são ricos em vitamina E, selênio e ômega-3, substâncias antioxidantes que evitam o dano celular causado pelos radicais livres;
- Melhora a aparência do cabelo, porque contém zinco, selênio e outros minerais que contribuem para a saúde das fibras capilares;
- Garante disposição e favorece o aumento da massa muscular, pois é rica em carboidratos, proteínas e gorduras boas que proporcionam energia e, em conjunto com exercícios adequados, favorece o ganho de massa magra.